Bom dia, 

estou trabalhando com identificação de tags, via RF, e estou precisando, no projeto, fazer com que meu sistema capte mais de uma ID simultaneamente. É possível eu conseguir alterar isso? Como devo mexer no meu código para que eu consiga?

Att, 

João Pedro.

Exibições: 1394

Responder esta

Respostas a este tópico

João, sugiro que leia com atenção meus comentários.

Pin definitions are as follows:

1 +9 V
2 RST reset,Low Level effective
3 TX (serial port number output, TTL 5V level)
4 GND
L1 Antenna 1
L2 Antenna 2(340V vpp)

http://allinbest.com/blog/1342k-animal-tag-fdxb-iso11784-reader-mod...

José, 

Obrigado pela informação. Não tinha reparado. 
Veja só, meu leitor está conseguindo identificar os transponders com um distância. muito boa. Digo isso, porque toda vez que aproximo a tag da antena ele responde com um led acendendo. Porém ainda não consigo ler a sua ID na IDE do arduino. Estou usando o pino 7 do arduíno como RX. 
Dessa forma, acho que algo no sketch não está sendo compilado corretamente, que deve ser dentro do while.

Se poderem dar uma força, fico grato.
Abraço.

Anexos

José, 

Pronto, a parte da programação conclui. Já estou tendo todo controle que desejo, ID das tags, horarios de identificação e saída e entrada e salvando tudo em um cartão SD. 
Meu obstáculo, agora, é a antena. A boca da caverna tem 3 metros por 2.5 metros. e minha antena tem 10 cm² com 580 micro Henry de indutância. Estou procurando por antenas de low frenquecy com uma área maior, mas ainda não encontrei, Estou partindo para o projeto da antena, mas temo que a área de sombreamento cresça muito e piore a situação. Dessa forma, pensei em usar vária antenas conjuntas com um mesmo leitor, mas vi que o leitor não suporta esse trabalho. 
Com isso vir aqui pedir o auxílio se vocês tem algum conselho?

Bom dia , 

Use vários leitores ao mesmo tempo.

Bom dia, João Pedro! Dei uma lida agora a respeito do que quer para o seu projeto e, na minha opinião, acredito que para o que você queira fazer seria mais adequado que use uma frequência de leitura mais alta, pois a que está usando no momento, se não estou enganado, sua distância de leitura é curta demais e dificilmente um leitor que trabalhe nessa frequência teria capacidade de ler da forma que você deseja. existem tipos de tags passivas de ultra alta frequência que poderiam facilmente ser lidas a uma distância maior e também em certas quantidades maiores de uma vez só.

A desvantagem disso seria o custo do leitor para essas tags, já que UHF é mais aplicado em empresas e em larga escala para controle de estoque, mas como eu também estou trabalhando em um projeto que utiliza essa faixa de frequência recentemente acabei descobrindo módulos LoRa que trabalham em conjunto com o Arduino e não chegam a ser muito caros quando comparados a leitores UHF prontos. Quanto às tags, são bem baratas e são vendidas em grandes quantias, vc deve achar a maioria em forma de etiquetas adesivas de papel.

Segue abaixo o link para o módulo LoRa UHF:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1034237900-modulo-lora-915m...

Renan de Mello, acho que eu não entendi o que você quis dizer, esse modulo Lora lê tag?? onde compro essas tags então? Fiquei curioso de como utilizar o LoRa em sistemas com RFID

Bom dia, Yuri! Sim, esse módulo pode ler e escrever em tags a uma distância considerável, desde que programado de maneira correta por um controlador. Quanto às tags, elas podem ser encontradas no Mercado Livre com valores e quantias que podem variar de acordo com o vendedor.

Abaixo está um link para alguns anúncios caso lhe sirva de alguma referência:

https://lista.mercadolivre.com.br/tag-adesivo-rfid-900-mhz#D[A:tag-adesivo-rfid-900-mhz]

Renan, obrigado pela informação.
já tinha conversado com meus professores sobre leitores UHF. 
Mas, eles insistem em usar RFID's, porque a entrada da cerca é pequena( cerca de 1m X 0,80m). Então, eu acho que adaptando a geometria da antena, pode-se conseguir ter êxito. Porém, se por esse viés não der, o caminho é utilizar UHF.

Renan, você já trabalhou com esse leitor? 
Estava dando uma breve olhada no seu data sheet. Existem dois: esse que você mandou( LoRa1276 V2.0 e o LoRa1276 V1.1).
o V2.0 não têm pinos Rx e Tx, somente pino NC, que eu não sei o que significa. O V1.1 têm o Rx e Tx. Se você já trabalhou, como fica a ligação com o arduino ou outro microcontrolador?

João Pedro também estou curioso para ver esse módulo ler tag. A comunicação desse módulo com o arduino é por SPI Então de acordo com o datasheet você tem que utilizar os pinos 4, 5, 6, 7 - SCK, MISO, MOSI e NSS. Infelizmente não tenho esse módulo em mãos estou até pensando em comprar para estuda-lo.

Ok, Yuri.
Se eu comprá-lo ou algum parecido, informo aqui. E vice-versa.

João Pedro boa noite, 

Recomendo que estude o sketch Softserial :

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/SoftwareSerialExample

SoftwareSerial mySerial(10, 11); // RX, TX

No seu Sketch esta invertido !

SoftwareSerial rfid (6,7); //TX, RX

No seu Sketch o pino RX do Arduino é o D6 e não o D7. O pino RX (D06) deve ser conectado pino TX do seu RFID. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço