ola pessoal sou novo neste universo arduino por isso não sei nada ainda mas quero muito aprender e entender a logica por tras dos circuitos.

fiz aqui um ohmmimetro e queria fazer uma média das leituras lidas estou usando um divisor de tensão e com isso tenho uma precisão bem bacana nas medições, mas o meu intuito aqui é ler a resistencia variavel da boia de combustivel do tanque de combustivel do meu carro mas tirando uma média e apresentar no display lcd, a principio os valores serão impressos no monitor serial, segue ae o codigo:

int analogPin= 0;
int raw= 0;
int Vin= 5;
float Vout= 0;
float R1= 1000;
float R2= 0;
float buffer= 0;

void setup()
{
Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
raw= analogRead(analogPin);
if(raw)
{
buffer= raw * Vin;
Vout= (buffer)/1024.0;
buffer= (Vin/Vout) -1;
R2= R1 * buffer;
Serial.print("Vout: ");
Serial.println(Vout);
Serial.print("R2: ");
Serial.println(R2);
delay(1000);
}
}

sendo que o Resistor 1 eu o tenho e ele é de 1k e o resistor 2 seria o resitor a ser medido e mostrado e também será mostrado a tensão que se passa por ele, o que eu quero é pegar estes valores e tirar uma média pra não oscilar muito quando passar por desnivel como buracos e quebramolas desde ja agradeço a quem tiver passiencia em me explicar vlw.

o circuito que to montando seria este:

Exibições: 468

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Antes de mais nada gostaria de alertar que existem riscos inerentes a ligar coisas no medidor de combustível. Ele normalmente é composto por um fio fino resistivo enrolado. Se vc ligar algo errado, por ex um GND no pino de sinal (se o 12V já estiver ligado de um dos lados) esse fio vai receber corrente e esquentar. Pode literalmente acender, provocando uma explosão.

  

   Ok, mas vamos fazer, que seja, mas com cuidado.

   Vc vai desligar o marcador do carro ? Se sim vc pode medir resistencias. Se não, não pode medir resistencias, pq não se pode medir resistencias em um circuito energizado... Aih o que vc poderia medir são tensões. Recomendo esse caminho.

   Usando um multimetro com uma ponta na lataria do carro e outra ponta no fio que vem do conector, no modo tensão, veja se as tensões variam conforme o volume no tanque. Medir tensão seria mais tranquilo. Pode ser que não seja linear mas é mais limpo e seguro pq vc não injetaria tensões no circuito.

Se vc isolou a boia do circuito do carro... ok, pode medir resistencias. Comece medindo com o multimetro...

ok primeiramente muito obrigado pela dica, e sim eu isolei o circuito e para o marcador do painel não ficar acendendo a luz de reserva eu coloquei um resitor de 100 ohms, então tenho somente dois fios entrada e saida e a saida seria justamente o que eu iria medir mas achei anos luz mais interessante medir a tensão de saída mas pensei que talvez pudese ocasionar algum problema no arduino a não ser que eu venha colocar um resistor menor para se ter uma queda de tensão na qual o arduino possa ler sem se danificar ou um regulador de tensão...

mas como ficaria então o circuito? desde ja agradeço.

Se vc tem um circuito que gera 0 a 12V e quer uma saída de 0 a 5V vc pode usar um divisor resistivo.

algo como:

http://newtoncbraga.com.br/index.php/circuitos/2586-ne176.html

Mas não usaria 100ohms, usaria coisa como 1K para interferir menos no circuito original.

Ainda, esses valores do exemplo dariam até 6V para 12v.

Mas a bateria do carro pode dar até uns 14V no pico do carregamento. Pense que são 15...

Divida por 3, assim daria no maximo 5V sem maiores riscos.

ok compreendi mas onde esta escrito U1 dc 10m ohm seria então conectado a entrada analogica do arduino? (desculpas se estas perguntas são idiotas mas não conheço nada e quero muito aprender)

Isso!

Essa é a tela de um programa que faz simulação de circuitos. No caso foi colocado um voltimetro virtual para demonstrar.

Ligue aí o arduino.

Mas o circuito que sugeri seriam 2 resistores de 1K entre o 12V e o arduino e outro de 1K do arduino para o GND.

Coloquei 2x 1K para facilitar, tudo igual. Um de 2K serviria. Só que o valor comercial fácil mais px é 2k2. Nada que uma continha não resolva.

ok explicação perfeita!!!!! muitissimo obrigado e qualquer coisa te procuro de novo rsrsr vlw

nossa cara deu certo aqui agora ele esta lendo ( não sei qual leitura ele esta fazendo) rsr mas ele esta lendo o sinal analogico acredito eu que de tensão está ae o codigo que ultilizei:

int analogPin = 0; // potentiometer wiper (middle terminal) connected to analog pin 3
// outside leads to ground and +5V
int val = 0; // variable to store the value read

void setup()
{
Serial.begin(9600); // setup serial
}

void loop()
{
val = analogRead(analogPin); // read the input pin
Serial.println(val); // debug value
delay(1000)
}

os valores obtidos vão de  612 a 676 (o que seriam estes valores uma vez que não se ele esta informando a tensão ou corrente?) sei que é a variação de alguma leitura, mas emfim como o topico é sobre média como faço para tirar uma média destes valores? eu sei que 612 é o tanque vazio ou 0 litros e 676 é o tanque cheio ou seja 45 litros como faço uma média com estes valores e converto-os em litros? eu agradeço de mais se puder me ajudar com mais essa

depois de incansaveis testes percebi que não vai da pra faze-lo pois como a variação da resistencia é muito pouca a queda de tensão é insignificante, eu tenho um multimetro antigo da minipa analogico e ele nem consegue ler a diferença, mas ja com o ohmimetro eu ja consegui valores  então acho que vou tentar como ohmimetro mesmo, mas agradeço a ajuda

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço