Módulo gravador de voz ISD1820 - Impossível amplificar o áudio dele!

Pessoal, estou tentando utilizar o módulo gavador / reprodutor de som ISD 1820 num projeto que estou desenvolvendo mas o som dele é muito baixo. Só fica num volume razoável de madrugada, quando é silêncio total, mas aí não me serviria. Testei 2 deles e o resultado foi o mesmo.

Foi então que resolvi tentar amplificar o áudio dele, ligando os fios que iriam para o falante, na entrada de um amplificador e liguei um falante de 3W  -  8 OHM na saída do amplificador porém o resultado do som foi bem pior do que sem usar um amplificador.

Testei com 2 amplificadores, primeiro com o mini amplificador Pam8403 (alimentado com 5V) e o som ficou ainda mais baixo e todo distorcido, depois tentei com o Módulo Amplificador de Áudio TDA8932 (alimentado com 12V) e não saiu som, mas apenas uns estalos fortes no falante.

Cheguei à conclusão que esse módulo não aceita um amplificador de áudio em sua saída.

Mas não conheço absolutamente nada de amplificadores de áudio, então posso ter feito algo errado...

Nos testes eu usei apenas o módulo e os amplificadores "avulsos", ou seja, sem ligá-los no Arduíno nem outros circuitos.

Testei o amplificador PAM8403 ligado numa porta de saída do Arduíno (sem usar o módulo ISD1820) com um som gerado pelo próprio Arduíno e ele está funcionando normalmente (e amplifica muito bem por sinal), então o problema parece ser realmente com o ISD1820.

Alguém já conseguiu amplificar o som desse módulo ISD1820???

Se alguém puder ajudar eu agradeço muito pois, tirando o volume muito baixo, achei muito interessante os recursos desse módulo e cairia como uma luva no meu projeto caso o volume pudesse ser mais alto.

Exibições: 1638

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou vendo o esquema de sua placa:

https://homemade-circuits.com/audio-recordplayback-circuit-using-ic/

Ao que parece ele usa um sistema push-pull no fte. Veja lá, tem SPK+ e SPK-.

Possivelmente o circuito conta com a presença do auto falante para funcionar. Se vc tivesse um osciloscopio iria ver que com o fte o sinal de audio está lá. Se vc tira ele desaparece ou distorce.

Nesse caso provavelmente vc precisa substituir o fte por um resistor para poder "puxar" o audio daí.

Mas o correto seria usar um pino que audio out. Ele sim teria a onda referenciada ao GND que uma entrada de amplificador espera.

Acho que o ISD não tem esse pino.

Achei nesse PDF:

http://www.arduino.info.pl/wp-content/uploads/2013/11/ISD1820.pdf

Na ultima pagina uma sugestão de como ligar. Veja se funciona.

Boa tarde Rodrigo, 

O Eduardo já te enviou o link da solução ! 

Obrigado pelas respostas.

Eu ainda não tenho o CI LM386 em mãos. Vou precisar comprá-lo e depois que eu testar posto o resultado aqui (o que pode demorar semanas pois vou comprá-lo pela internet).

Mas para já ir adiantando, no VCC do esquema acima eu posso ligar 5V?

E alguém sabe quantos Watts terei na saída desse circuito amplificador? Pois vi na internet uma plaquinha já montada com esse amplificador em que na saída deve ser ligado um alto-falante de apenas 0,5W, o que seria muito pouco para mim, pois preciso ligar um falante de 3W com um bom volume. Falante de 0,5W é o que já vem como o ISD1820 e não me atende. Se esse CI não amplificar bem com 5V aí eu nem compro ele.

A plaquinha pronta que vi foi essa (mas não pretendo comprá-la pois pretendo montar o circuito descrito acima):

 

Bom dia , 

Datasheet do LM386 :

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm386.pdf

Potencia maxima = 1,25 W

Pode ligar o VCC do LM386 no 5V. Mas em uma fonte externa, não recomendo que conecte no 5V do Arduino. 

Fiz um teste aqui.

Entre a saída SP+ do ISD1820 e a entrada " + " do mini amplificador PAM8403 eu liguei o capacitor cerâmico 104 e o potenciômetro de 10K e aterrei o outro terminal do potenciômetro junto com o terminal " - " do mini amplificador PAM8403, conforme o primeiro esquema de circuito que vocês me passaram. Ou seja, eu fiz o circuito do esquema até o os terminais 2 e 3 do amplificador LM386, mas como não tenho esse CI aqui eu usei o PAM8403 como amplificador e o falante ligado diretamente nas saídas do PAM8403.

Resultado: Agora o áudio ficou limpo e na mesma altura (volume) do que se eu ligar meu falante de 3W diretamente na saída do ISD1820 sem usar amplificador. Já é alguma coisa, resta saber porque o volume não aumentou fazendo este esquema do teste que fiz... 

Data sheet do PAM8043 :

https://www.diodes.com/assets/Datasheets/PAM8403.pdf

3W Output at 10% THD with a 4Ω Load and 5V Power Supply

Se estiver usando um alto-falante de 8 ohms, a potencia será menor. 

Datasheet da serie ISD18XX 

http://www.nuvoton.com/resource-files/EN_ISD1800_Datasheet_Rev_1.0.pdf

Então... Acima de uns 2W não fica bom falante direto. Vc precisa de uma caixinha acustica.

Pode ser um "toca fita" de carro com 50W (25W+25W PMPO (PMPO=imaginário...)) e um falante bom. Se o falante estiver sobre a mesa sem a acústica necessária não fica bom...

A recomendação seria vc usar uma caixinha acustica de micro. A sucata está cheia. Muitas são amplificadas.

Sem querer acabar com suas pretensões de projeto... mas é mais fácil e melhor mesmo. Mais barato inclusive se considerar uma usada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço