Bobinadeira automática controlada com ESP32 e display TFT ILI9341 (RESOLVIDO)

Boa tarde turmaa, nova versão da bobinadeira, agora com ESP32 e display grafico colororido, segue arqquivo com o código e esquema, bobinadeira_TFT_ESP32.zip

Boa tarde, montei uma bobinadeira para enrolar transformador e a um tempinho atrás eu consegui aqui uma ajuda para resolver um pequeno problema no código, agora consegui um código mais completo (código com Arduino) para ter uma noção do funcionamento veja o link onde consegui o código, https://www.youtube.com/watch?v=M3obRbW4hxc&t=8s.

O sistema está funcionando normalmente, porem preciso fazer um pequeno ajuste para melhorar o funcionamento, vou tentar explicar o funcionamento pra depois ver a possibilidade dos ajustes.

Vamos lá, a máquina trabalha com dois motores, uma para acionar o carretel (motor AC comum)  e o outro, um motor de passo que faz a função de ir empurrando o fio para que as espiras não fiquem trepadas e assim fazendo uma camada de fio uniforme, esse motor é controlado pelo sensor que faz a contagem das espiras, cada vez que o sensor conta uma volta o motor de passo avança um pouco de acordo com a bitola do fio, e é nesse ponto que precisa de um ajuste, quando finalizo a programação e inicializa o processo, o motor de passo avança como se já tivesse dado uma volta, e como é ajustado antes o ponto de início do enrolamento fica sempre um espaço, o que eu preciso é que o avanço só aconteça depois que seja contado a primeira volta daí pra frente o processo segue normalmente.

Bom é esse o problema, espero que der pra entender, segue anexo o código e o esquema para simular no proteus, com a simulação fica mais facil de entender.

desde já agradeço

Mais uma vez venho agradecer ao nosso mestre Rui Viana, por mais uma ajuda. graças a ele a bobinadeira está funcionando perfeitamente, estou deixando o código devidamente corrigido, caso algum interessado queira montar a bobinadeira, em breve estarei disponibilizando o esquema e os desenhos das placas.

nais uma vez obrigado a todos.

bobinadeira_V_13.zip

bobinadeira_EEPROM_I2C.rar

https://www.youtube.com/watch?v=jDQ3ppqYqfM

Exibições: 7501

Responder esta

Respostas a este tópico

versão 8

Anexos

Versão 9

RV

Anexos

Bom dia JMC

fluxograma da parte de controle do seu projeto.

A sequencia lógica do cara é muito confusa. kkkkkkkk

PDF anexo.

Anexos

versão 11 e fluxograma.

Anexos

versão 12

RV

Anexos

Versão 13

RV

Anexos

Boa noite RV

Estou tentando montar a parte eletrônica da bobinadeira  para o meu projeto de TCC do curso técnico.

Você poderia me auxiliar no entendimento do código e na ligação dos componentes.

Desde já agradeço!

Bom dia AS, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

posso sim ajuda-lo.

Quais são suas dúvidas sobre o projeto?

RV mineirin

para o entendimento das ligações, é só seguir o esquema em anexo ai a baixo, para o entendimento do código é só voce colocar suas duvidas aqui no tópico que a turma vai te ajudar, na de programação eu tenho pouco conhecimento. 

BOB_ESQUEMA.PDF

Versão com créditos

Anexos

Bom dia! JMC

Naquele esquema tem J5 serve para amigo e placa controladora ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço