ajuda para desenvolver um projeto usando o Arduíno relacionando o sistema sensorial dos seres humanos com os sensores existentes no mercado.

Pessoal sou professor de uma escola publica estadual na cidade de Ibiúna, SP e coordeno um clube de Ciências na mesma. Pois bem , querendo aproximar os alunos associados, resolvi apresentar a eles o Arduíno. Agora quero desenvolver um projeto que relacione o sistema sensorial dos seres vivos, em especial dos seres humanos com sensores existentes no mercado e usados com o Arduíno. Quem puder me ajudar ficarei imensamente grato.

Atenciosamente

Prof Paulo Roberto

Exibições: 305

Responder esta

Respostas a este tópico

Quero entender melhor...

Voce gostaria de criar um protótipo eletronico, que tenha os mesmos 5 sentidos do ser humano e suas grandezas, monitoradas pelo Arduíno ?

Grato pela atenção. Acho que minhas intenções são mais simples. Quero apenas que os alunos possam ver os sensores especializados fazendo uma "leitura" do ambiente que o rodeia. Com isso eu poderei introduzir eles no mundo da programação e de quebra trabalho os conceitos da anatomia e fisiologia do sistema sensorial (tato, visão, audição, paladar e olfato). Como são alunos de escola publica e rural espero dar uma um vislumbre de robótica para eles. A tua pergunta para entendimento seria a mesma coisa que busco?

ok...Entendi

Sensores que posso relacionar, assim como fez o RV...

Sensor térmico...relacionar com o Tato...Esta sendo desenvolvido algo mais avançado

Sensor PIR...relacionar com a Visão , pois detecta variações de luz e movimento

Mic Eletreto...relacionar com Audição...o bater palmas ou assovio pode acionar um motor.

Sensor PH...relacionar com Paladar....acho que seria o sensor mais aproximado

Sensor Gás MQ-2...relacionado a olfato...detecta gás e inflamáveis

Todos podem ser encontrados em módulos e é fácil conseguir programação pronta ou bibliotecas necessária...E vamos trocando idéias.

Bom dia PRO.

Vamos lá.  

Sentidos humanos conhecidos:   Tato, ofato, visão, paladar, audição.

Alguns sensores com Arduíno para "substituir" sentidos.

     Ultra som, ajuda para dificuldades visuais;

     Sensor de som (Microfone) para dificuldades auditivas;

     MP3 para dificuldades com fala;(apesar da fala não ser um sentido, é um recurso).

                      http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2007/07/25/idgnoticia.2007-07-25.20...

RV

     

Grato pela atenção. Acho que minhas intenções são mais simples. Quero apenas que os alunos possam ver os sensores especializados fazendo uma "leitura" do ambiente que o rodeia. Com isso eu poderei introduzir eles no mundo da programação e de quebra trabalho os conceitos da anatomia e fisiologia do sistema sensorial (tato, visão, audição, paladar e olfato). Como são alunos de escola publica e rural espero dar uma um vislumbre de robótica para eles.- segue a resposta que dei a Paulo Trindade ( quem sabe ajuda vc a me auxiliar) , agora meu maior problema é programar para utilizar estes sensores. 

Para uma introdução a robótica é um desafio meio grande, eu acho.

A robótica como visto nos filmes é uma coisa, a robótica como visto na industria é outra. Acredito que limitar um pouco o horizonte vai trazer maior sucesso a demonstração.

Por ex criar algo que possa reagir a determinada e específica condição, ex:

Fugir do fogo, fugir do frio, seguir um caminho por "visão" (seguidor de linha), etc.

Ou algo específico util para o contexto rural, ex: 

- Medidor de umidade de solo com disparo de irrigação.

- Medidor de nível de cocho de agua com medidor de litros consumidos.

- Braço robótico que consiga plantar uma semente.

Enfim, de maneira nenhuma quero de desanimar, mas é um projeto de múltiplos obstáculos. Quando era professor de TCC (Trabalho de conclusão de curso) tinha como meta, orientada por meu coordenador, focar o aluno em um tópico. O projeto deve ser ".... que faz ... e resulta em ...." com apenas um "e" na frase. Quando começa a juntar virgula, ponto e virgula, "e", começa a se formar uma armadilha.

Mas seja qual for o caminho escolhido, conte conosco.

Grato pela att. Penso em só utilizar o Arduíno com os respectivos sensores, tentando no minimo mostrar como a tecnologia pode imitar os sensores biológicos. Não quero e nem tenho habilidade para adentrar fundo na robótica. Se eu conseguir que eles programem via Arduíno a acionar um ou outro sensor já me dou por satisfeito. Com certeza precisarei de mais ajuda sim.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço