Caros,

Pretendo fazer um projeto a fim de evitar a morte ou injúria grave de crianças esquecidas pelos pais em cadeirinhas que vão no banco traseiro de veículos, fato ocorrido com certa frequência em dias quentes.

HARDWARE:
A princípio, teria um microswitch (sugestão do RV e PT) instalado num sobreassento na cadeirinha original, ligado a um arduino com bluetooth (ou um ESP32, substituindo os dois anteriores, mas é mais caro, porém funciona em deep-sleep), e uma bateria de celular, mais um soquete para carregamento.

FUNCIONAMENTO:
Quando a criança for sentada na cadeirinha, o microswitch informará o arduino, que se comunicará com o bluetooth do celular do pai/mãe e passará o tempo medindo uma distância média entre os dois.

Quando o pai/mãe descer do carro, o arduino detectará o aumento dessa distância e emitirá um alerta sonoro/vibração ao celular, informando a presença da criança no veículo.

DIFICULDADES:
Preciso criar esse sobreassento, que conterá o microswitch, o arduino, o módulo bluetooth. Esse assento terá de ser confortável e não poderá ser voluntária, ou involuntariamente, removido pela criança. Conforme o Paulo Trindade sugeriu, poderia ser feito de plástico razoavelmente mole, porém eu não consigo imaginar por hora, onde achar isso.

grato por quaisquer sugestões,

Fabio.

Exibições: 437

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.
A criança sentaria no aparelho ??? Não acho uma boa... 

Faria uma almofada sensora simples de onde saem 2 fios e vc prenderia uma caixinha por baixo ou nas costas da cadeirinha.

Para a almofada sensora por ex vc pode por 2 materiais condutores (duas chapinhas de metal como um tazo), separados por uma espuma. Aih vc montaria um oscilador que tenha esses 2 metais com a espuma no meio como capacitor de sintonia. Quando vc aperta muda a frequencia.

Se quiser tb improvise um sistema de contato, qq coisa.

Vc quer fazer um produto ou um trabalho de escola ?

Ref:

https://www.google.com.br/search?q=tazo&tbm=isch

Eduardo,

Será um produto. A ideia do tazo é interessante, embora eu tenha que aprender como montar esse oscilador, mas penso que, com o tempo a espuma vai achatando, e os tazos se aproximando, mesmo sem a criança. Isso seria um problema, não?

Bom dia, Fábio...existe uma espuma condutora, que poderia servir de sensor....Ao apertar, muda sua resistência...e muda o estado !

Outro sensor, poderia estar no cinto, da cadeirinha...Todas as crianças precisam usar o cinto...A lógica de funcionamento, seria numa ponta do cinto, um imã chato....na outra ponta, um reed switch, ambos costurados dentro do cinto...Ao estarem juntos, Estado 1...ao estarem soltos, Estado 0.

Crianças se mexem muito...O sensor tem que ser estudado, de maneiras que não mude de estado com o movimento da criança, provocando um falso "disparo", podendo até tirar a atenção do motorista....O reed switch é muito seguro, e se o de vidro for sensível a choques, tem modelos de plástico...Mas dependendo do modelo da cadeirinha, ele pode ser montado na parte "fixa"...ou na "ponta plástica" do cinto...o imã, na parte móvel.

Já que vc comenta como produto, depende de ver oque é mais viável comercialmente....

1 - Um acessório adaptável a todos os modelos de cadeirinhas....ou

2- Uma cadeirinha com o produto já instalado.

Vou pensar mais possibilidades...um abraço.

Bom dia Paulo, seria uma espuma como essa? https://goo.gl/ouxGxi 

Como é projeto, melhor seria testar com esta.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-929276401-espuma-condutora-...

Gostei do sensor do Eduardo Marcondes...2 laminas separadas por uma espuma...Ao sentar, altera a capacitância...

Mas primeiro, REFORÇO....será um acessório ou será uma cadeira com essa funcionalidade?

A princípio será um acessório, depois eu teria que ver com um fabricante para colocar na linha de produção, aí são outros 500. Quero primeiro produzir um protótipo, aí depois de 1500 testes fabricá-lo como acessório. Por fim, uma cadeirinha fabricada com esse recurso.

Acho que esse seria o melhor caminho a seguir, não?

Antes de eu comprar a espuma, preciso de algum outro componente eletrônico para medir essa capacitância (ou oscilação)? Aí compro tudo junto..

Se for por capacitancia vc precisa montar um oscilador. Se não sabe como sugiro contratar alguem que saiba, especialmente se envolve um fabricante. Vc improvisar e depois o negocio falha com o filho dos outros é complicado...

Vc ainda pode comprar um sensor capacitivo pronto, de uso industrial.

https://www.google.com.br/search?q=sensor+capacitivo+22mm&sourc...

Essa de por no fecho é boa tb. O fecho permite melhor conclusão de tem ou não tem criança pq o metal está ou não está lá. Não tem essa de mais peso, menos peso, etc.

Vc pode usar um de alarme de janela que já vem envolto em plastico, facilita a instalação.

Algo assim:

http://www.tudosegcftv.com.br/alarme-residencial/sensores/sensor-ma...

Chegou perto um lado do outro ele fecha contato.

Eduardo,

Obrigado pelas sugestões. Sim, esse sistema tem que ter alta confiabilidade. O que ainda me preocupa é do assento achatar com o tempo e dar alarmes falsos.

Uma célula de carga tb é uma ótima opção, ela é uma alternativa que não está sujeita a leituras erradas com o passar do tempo, imagino. Se puder mandar o contato do seu amigo, agradeço. Obrigado.

Bom dia FRC,

células de carga são uma tecnologias inovadoras.

O uso delas exige o uso de circuitos ADC para obter os resultados digitais.

Mas quando estamos diante de sistemas de preservação de vidas humanas,

devemos reduzir ao minimo as possibilidades de falhas.

Para atingir este objetivo, devemos reduzir ao minimo o uso de componentes ativos ou até

componentes passivos que afetem o resultado final.

Um pequeno resumo para explicar a ideia:

  Célula de carga  +  sistema físico de fixação + circuito ADC + Ucontrolador + Comunicador + Bateria.

  5 elementos possíveis de falha

  outra opção:

   microswitch  +  sistema físico de fixação + Ucontrolador + Comunicador + Bateria.

   4 elementos possíveis de falha.

  Outra opção  ??????
   3 elementos possíveis de falha.  ?????

RV

RV, excelente análise. Sugiro isso:

3 elementos possíveis de falha:  microswitch  +  sistema físico de fixação + ESP32 + Bateria. Encarecerá um pouco, mas levando em conta o custo/benefício, valerá a pena.

Outra opção, 2 elementos possíveis de falha???? Será que tem?

att,
Fabio.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço