Por que o Newton C. Braga chama o alto falante que ele usa em seus circuitos de FET eu não encontro essa classe de alto falantes em nenhum lugar, além do mais o desenho em forma real desses alto falantes aparece quadrado, alguém pode explicar?

Exibições: 574

Responder esta

Respostas a este tópico

olá Michael.

      Não me lembro direito do significado da sigla FET (para alto-falantes), mas é algo que se traduz como Transdutor de Força Eletromotriz, que no caso é o princípio de funcionamento do Alto-falante (já que o cone é movimentado por um campo magnético, que gera uma força eletromotriz).

      Quanto ao formato "quadrado" do Alto-Falante nos desenhos do fantástico mestre Newon C. Braga (um guru da Eletrônica brasileira), no passado era costume desenhar nas revistas de Eletrônica populares,  circuitos de forma mais realística, tentando dar ao hobista uma visão mais didática sobre os componentes usados.

     No caso do Alto-Falante, os mais antigos usados em TVs e Rádios portáteis, tinham um formato quadrado na guarnição metálica, como vc pode ver na figura a seguir:

     Eu mesmo tenho um alto-falante desses, que retirei de um rádio do meu pai, na década de 70.

     Espero ter ajudado.

     Abrçs,

     Elcids

Oi ajudou bastante;

O que eu queria saber é porque o Newton C braga chama de FET o alto falante nos circuitos

porque  usa essas três letras.

como eu disse acima:

   "Não me lembro direito do significado da sigla FET (para alto-falantes), mas é algo que se traduz como Transdutor de Força Eletromotriz, que no caso é o princípio de funcionamento do Alto-falante (já que o cone é movimentado por um campo magnético, que gera uma força eletromotriz)."

    Abrçs

    Elcids

muito obrigado Elcids, não tinha lido direito acima.Obrigado por explicar.

Boa tarde MS,

Por acaso seria FTE?  E você escreveu FET?

FTE abreviação para Falante muito usada  em esquemas e desenhos pictóricos.

RV

Boa tarde,

como o colega Elcids tratou de explicar, pode ser que seja esta razão que leva você a relacionar essa sigla com auto falantes que você alega ver nos artigos do NCB.

Eu como muitos outros aqui, com certeza foram inspirados pelo mestre Newton, era daqueles que esperava ansioso na minha adolescência a edição da revista Saber Eletrônica que era vendida na banca de jornal, ou por assinatura entregue pelos correios, com certeza ele foi e é uma pessoa que fez, e continua fazendo muito ainda pela eletrônica no Brasil, principalmente na área didática, ele ainda inspira jovens, e não tão jovens,  comparecendo inclusive em eventos de eletrônica, muitos dos quais tive o prazer de estar presente e bater papo com este grande brasileiro.

Você poderia citar o link do artigo a que se refere? Porque nunca vi ele mencionar desta forma os auto falantes, e fica minha duvida, será que não esta confundindo com transistores MOSFET? muitas vezes utilizados na etapa de etapa de potencia na saída dos amplificadores por exemplo, por favor não quero criar nenhuma polemica sobre o assunto, apenas matar minha curiosidade sem outra finalidade que apenas isso.

Obrigado.

Abs.

CK

olá Carlos.

       Sobre o Newton C Braga, realmente um mestre, um herói da eletrônica no Brasil, especialmente um guerreiro da divulgação popular da eletrônica. Assim como o Apolon Fanzeres e tantos outros da era áurea da eletrônica (em minha opinião aquela foi a era áurea, pois pra mim a era de hoje é apenas "hi-tech").

     Não conheci o Newton, mas espero ter essa chance e poder apertar a mão dele e dizer "muito, muito, muito obrigado, digo por mim e por tantos outros amantes da eletrônica".

     Mas sobre o post do Bruno, em que ele fala do "FET",  eu também fiquei na dúvida sobre o que o RV falou, ou seja, teria ocorrido uma confusão com o termo "FTE", já que este último é comum realmente ser usado para abreviar Alto-Falante?

     Mas eu também tenho quase certeza que já vi em esquemas mais antigos do Newton C Braga, desenhos com o tal "formato quadrado" do Alto-falante, e inclusive escrito "FET". É difícil pra mim negar isso, porque tenho uma memória fotográfica para coisas técnicas, então é certo que já vi isso sim. Mas a questão é: seria um "erro de digitação" na transcrição para a arte do circuito no papel?  ou seja, será que era pra ter sido "FTE", pois há incontáveis circuitos do Newton C Braga onde se vê "FTE".  É uma questão curiosa, e talvez devêssemos ficar sem respondê-la, pois trata-se da história gloriosa do trabalho do Newton C Braga, uma lenda viva da eletrônica no Brasil, e por isso essa questão de "FET" ou "FTE" acaba sendo quase folclórica.

    Abrçs,

    Elcids

Olá Elcids,

concordo plenamente com você sobre o Newton, e também sobre é a irrelevância  da questão em si, por isso fiz questão de frisar que minha curiosidade era algo puramente pessoal, nada mais além que isso.

Por favor, entenda que em nenhum momento estou colocando em duvida a afirmação de nenhum dos colegas garagistas, nem a sua claro, e sim apenas exaurindo minha curiosidade já que por considerar que tenho uma boa memoria também me estranha não ter prestado atenção nestas siglas para denominar auto falantes. (Isso também é irrelevante é claro)

Um grande abraço, e aproveito para parabeniza-lo pelas respostas sempre bem elaboradas e com sabedoria didática necessária nos seus posts, colaborando assim como fazem tantos outros garagistas, para tornar este fórum um, ou porque não, o melhor fórum de eletrônica da atualidade.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço