Olá a todos,estou precisando de uma codificação para o sensor capacitivo mandar um sinal e acionar o micro servo motor,não estou encontrando exemplos de como posso fazer,se alguém souber a codificação fico agradecido!

Exibições: 205

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá João pedro,

     Cara, informa qual sensor capacitivo você esta trabalhando,  na real, existem diversos, eu por exemplo conheço sensores capacitivos analógicos e digitais( 0 ou 1).

     Se o seu sensor for do tipo, mais comum, ou seja, digital, ele funciona como uma chave, quando proximo ao objeto ele permite passagem, quando afastado ele corta, logo é bastante liga-lo a uma porta digital do arduino, e a depender do sensor colocar um resistor de pull up ou pull down a depender do modelo do sensor.

    O resultado será um simples 0 ou 1, caso como dito, ele seja digital,  dai é só pegar essa resposta e mandar seu arduino tomar uma ação em relação ao servo motor conforme desejada por você.

    Mas como dito, o melhor mesmo é você postar ai qual o modelo do sensor que você tá usando.

Estou usando um sensor capacitivo NPN LJC18A3 18MM 10-36-VDC 3 fios
Modelo : LJC18A3 - H - Z / BX
Tipo : DC 3 Tipo de fio (Marrom , Preto, Azul )
NPN NO (Normal aberto)
Diâmetro : 18 milímetros
Detectando Distância: 0-10mm
Detectando Objeto : Metal e Não metal
Tensão de alimentação : DC 6-36V
Corrente de saída : 300mA
Resposta de Freqüência : 100Hz
Temperatura de funcionamento: -25 ° C a + 65 ° C
Tamanho: 7,5 x 18 mm
Comprimento do cabo : 120 cm
Material Externo : Plástico, Alloy
Peso Líquido 85g
Ajuste de sensibilidade atravez de uma fenda no corpo do sensor

Esse sensor tem 3 fio. Um deles vai ser a alimentação, o outro vai ser o GND o outro vai ser a saída do sinal. (da uma olhada em tutoriais pela internet),  dai essa saida, você deve colocar ela em uma porta ANALOGICA do arduino, lembrando que a alimentação do sensor deve ser de 5v para o arduino suportar, acredito que você possa usar os proprios 5v do arduino.

    Dai é só usar um dos sketchs exemplos de leitura de portas analogicas, e verificar a variação de valores de acordo com a aproximação de objetos.

    Usando comandos condicionais como IF, ou SWITCH CASE,   você deve montar sua base de acionamentos para o servo motor, ou seja, quando a leitura do sensor alcançar entre X e Y valor, faça bla bla bla coisa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço