Verificação se a lampada está acessa com diodo e resistor

Verificação se a lâmpada está acessa com diodo e resistor.

Estou desenvolvendo uma solução para verificar se a lâmpada está ligada ou desligada no cenário onde utilizamos interruptor paralelo “three way” convencionais com ESP12 associado com relé.

Ou seja podemos ligar a lâmpada pelo interruptor ou pelo ESP12 , neste caso preciso saber se a lâmpada esta ligada ou deligada  antes de efetuar o comando pelo ESP.

È no ultimo fio que segue para a lâmpada  onde devemos verificar  se tem corrente ou não para determinar se a lâmpada se encontra ligada ou desligada.

Neste grupo verifiquei que temos a solução com o uso de um sensor de corrente que é aplicado no fio que segue para a lâmpada.

Mas me deparei com o custo do sensor, quando tenho, por exemplo, a utilização de mais de um interruptor  a ser verificado ,  assim devo usar um sensor para cada monitoramento

Exemplo : Na minha sala tenho uma caixa com 4 interruptores , comando conjunto de lâmpadas , assim devo usar 4 relés , 4 sensores ...

Procurando na NET encontrei um canal onde foi utilizado para verificar se a lâmpada está ligada uma associação de  um diodo 1n4007 em série com resistor 47k ohms ¼ watts, fazendo a ligação entre a saída do relé e a entrada analógica do nodemcu “ESP12”

https://www.youtube.com/watch?v=5SgB6wzgxY0&t=529s

Vejam no minuto “7:00”

  Pelo que pude entender é monitorado a corrente que chega na entrada analógica.

Mas estou confuso com a proposta deste arranjo , a entrada analógica , estaria recebendo a corrente elétrica circulante sobre o resistor associado de 47 k  ?
Estaria monitorando a tensão que chega na entrada analógica  , já que quando o relé é acionado e para ligar a lampada temos a tensão 127v sendo convertida em CC  pelo único diodo e seria do tipo “meia onda” ?

Agradeço a atenção do grupo , comentários e ajuda , são bem vindos, obrigado.

Exibições: 1162

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia.

Acredito que seja mais simples tirar tudo esses interruptor threeway e substituir por interruptor de pulso. Assim somente pelo estado do pino do esp vai saber se a lampada esta ON ou OFF.

Olá Pedro,

  

   É isso ai, o que esse arranjo faz é tão somente derrubar os 110 ou 220v da rede, para um padrão de tensão que o arduino ou o ESP suporte.

   A leitura atraves de uma porta analogica é para você não precisar ficar fazendo conta,  pois se você for derrubar os 110v para o arduino, terá que dar um valor proximo aos 5v já para o ESP12 será 3.3v,  isso pra ler em uma porta digital, já pra ler em uma porta analogica, não precisa nada disso, só precisa estar abaixo do valor padrão de trabalho, pois só o que será verificado é se esta em zero ou acima dele.

   Entretanto tenho que concordar com o Jucelei, para montagens que utilizam rede sem fio e microcontroladores, usar botões tipo treeway não é o mais indicado.

   A minha sugestão é que a lampada alvo, seja acionada por um relê, e que as tomadas não liguem ou desliguem a lampada diretamente, as tomadas apenas mandem pulsos e informações para o microcontrolador, esse sim é que ira mandar ligar ou desligar o rele que aciona a lampada.

Oi Weilder 

Neste cenário com a utilização de interruptor de pulso já havia cogitado , mas me deparei com a seguinte situação vai que o Wiffi  não está disponível ou mesmo o ESP ou o relé esteja com algum defeito , ficamos sem a possibilita  de acionar a iluminação, já que o interruptor é de pulso , a menos que fique apertando o interruptor de pulso ou coloque uma fita adesiva o mesmo.

Então com o uso de um interruptor  paralelo “three way” , ficamos com o sistema tradicional operando manualmente.

Em fim , como descrevi , tenho que encontrar um caminho de baixo custo para em condições normais saber que tenho corrente ou tensão chegando no ponto de iluminação , para assim informar ao ESP  que a lampada se encontra ligada ou desligada.

 

Bom dia PZ,

Veja no esquema no inicio deste link como liguei o treeway.

No final tem o sketch que usei.

http://labdegaragem.com/forum/topics/alterar-par-metros-de-wifi-esp...

RV

Caro Rui , 

obrigado pela sua atenção , mas conforme respondi ao Weilder , o arranjo deve permitir a operação tradicional do

interruptor paralelo  “three way” , ou seja 

O primeiro "interruptor" é o convencional paralelo , 
O segundo  "interruptor" e o relé comandado pelo ESP 
é do segundo "interruptor" que parte o "fio de retorno"  para a lampada.

Já pensei em colocar no "fio de retorno" o sensor de corrente , mas o custo inviabilizou quando tenho por exemplo o uso de quatro "fios de retorno"  com 4 sensores , ai pesquisando  descobri a solução do video onde foi utilizado o diodo 1n4007 em serie com o resistor de 47K   , 

Ficando assim.....  na saída do relé  foi conectado o diodo e na entrada analógica do ESP12 foi conectado o lado onde está o resistor , ai complicou , não entendi como é filosofia de utilização deste arranjo , no video é feita uma calibração do sistema ligando e desligando a lampada, pelo que entendo não seria necessária já que o fio que sai do relé para a lampada é independe da serie "diodo e resistor" 

 Gostaria da ajuda dos colegas para entender melhor como isto funciona.

Boa noite,

Utilizo treeway aqui em casa e recebo o status das lâmpadas por optoacoplador, foi a solução em conta e fácil de fazer que encontrei na época...

O problema do opto é se uma lâmpada queimar vc terá um falso positivo desse status, mas como aqui em casa é difícil queimar lâmpadas não vi problemas em utilizar assim, está funcionando muito bem até hoje. 

Segue o link:

https://youtu.be/Riqul1hQCok

Oi Leandro

Pelo que li nos comentários do seu vídeo vc liga na saída do relé um fio extra que seria a fase 127 volts entrando no Ânodo do optoacoplador e o fio neutro no catadodo .... Seria este o arranjo ?

Boa noite,

Isso, utilizo o opto em paralelo com a lâmpada...
Quando a lâmpada esta acesa os terminais 1 e 2 do opto 4n25 que são (anodo e catodo) são alimentados fazendo com que o led interno emita luz, do outro lado do opto temos um fototransistor que ao receber essa luz faz com que os pinos 4 e 5 entrem em condução (funcionando como um interruptor), então utilizo uma tensão de 5v que quando a lâmpada está ligada esses 5v são lidos pela porta analogica (meu caso, mas pode ser porta digital) e me retorna status.
Mais ou menos isso ai rsrs....

Esse mesmo esquema aqui:
https://www.google.com.br/search?q=leitura+status+lampada+optoacopl...:

Eu classifico essa gambiarra de ligar fio vivo no pino do microcontrolador como medonha... Independente de ter ou não coisas em série.

O problema é que vc tem o AC em um potencial e a placa em outro. O GND da casa seria o Neutro e o GND do seu circuito é algo não ligado ao neutro. Nada se pode afirmar sobre qual tensão vc vai ter sem igualar os potenciais. 

Se vc igualar (ligar o GND da sua placa no neutro, por ex) resolve em parte mas mesmo assim fica horrível. como garantir que todas as chaves comutam o fase ? E se a instalação for 220 (fase-fase).

Enfim, não usaria nem por um instante.

Se quer saber se existe corrente o ideal seria um sensore de corrente. Na falta dele vc pode usar um improviso como uma ponte de diodos, por ex. Vc colocaria 2 diodos "indo" e 2 diodos "vindo". sobre esses diodos deve ficar uma tensão de 1,4V. Com um resistor por ex de 1K vc liga a um optoacoplador que ative com menos de 1,4V, como o PC814, PC817, PC123 ou coisa assim.

Oi Eduardo 

Obrigado pela atenção , mas para o cenário onde tenho que monitorar uma saída que segue para a lampada , concordo que o sensor de corrente é o ideal.

Mas no cenário onde teríamos 6 interruptores que é a capacidade máxima de uma caixa 4" x 4"  embutida na parede , seriam necessários 6 sensores , então o custo de investimento seria maior.

A solução apresentada com optoacoplador seria a de menor custo e relativamente mais segura do que 
a solução com o diodo em serie com resistor na entrada analógica do ESP12 que encontrei no vídeo que fiquei muito em duvida sobre a aplicação permanente , temporária até vai lá , mas se o diodo apresentar defeito vai o 110v na entrada analógica do ESP

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço