boa noite , alguém para tirar uma duvida , estou fazendo um circuito com o esp8266-01 e um sensor magnético Reed Switch para saber o estado da minha janela e gostaria de alimentar com duas pilhas pequena de 1,5v , alguém tem uma ideá de quantos dias essas pilhas aguentaria ?

Exibições: 2276

Responder esta

Respostas a este tópico

Marcela,Aproximadamente 03 dias.

O ideal seria você usar o modo deepSleep para economizar um pouco mais a bateria.

Uma outra solução seria usar uma mini fonte com entrada 220/110V e saida 3.3Vcc

Links que possam ser uteis: 

https://bbs.espressif.com/viewtopic.php?t=133

https://github.com/openhomeautomation/esp8266-battery/blob/master/e...

https://openhomeautomation.net/esp8266-battery

Abs.

CK

oi Marcela, que bom nos encontrarmos novamente por aqui.

     A resposta para isso não é simples Marcela. Vai depender de alguns aspectos do seu Hardware, e principalmente do seu código.

     No caso do Hardware, certamente vc terá que usar um conversor BOOST, pois a tensão de alimentação do ESP8266 deverá ser sempre constante em 3,3V, embora a tensão nas pilhas vá diminuindo à medida que descarregam.  Há excelentes conversores deste tipo no mercado, e eu já usei alguns da Texas. Por exemplo a linha TPS6101x (eu utilizei o TPS61010), que permite tirar energia da Bateria mesmo quando ela já está em apenas 0,8V. Embora o consumo do ESP8266 possa atingir picos de mais de 200mA, isto não é constante, então essa linha TPS6101x pode ser uma opção boa.  Mas a família de conversores "BOOST", a TPS da Texas, é muito extensa, e há dispositivos que fornecem mais de 1A. Há inclusive o tipo "BOOST/BUCK", que trabalham com tensões de Baterias acima e abaixo da tensão regulada na saída.

     Link do datasheet:  TPS6101x

    No entanto acho que no seu caso pode haver dificuldade para usar um TPS desses, pois eles nem sempre são disponíveis em lojas de eletrônica convencionais (talvez encontre em lojas virtuais).

    Mas tenho visto à venda na Internet, diversas plaquinhas com Conversores "BOOST" prontas pra usar, e vc encontrará sem dificuldade no famoso "ML".

    Atenção: os conversores do tipo "BOOST" não devem ser usados com tensões de entrada, que sejam acima da que é regulada na saída!!!  do contrário, vai ter uma surpresinha desagradável.

    E quanto ao Programa? quanto o seu código pode representar em termos de durabilidade da Bateria?  Respondendo: uma enormidade, ou seja, mais de 80% do que se pode fazer durar uma Bateria depende do código do Programa. Em outras palavras: depende de como seu programa funciona.

    E o que é preciso fazer no código?  basta que só transmita e/ou receba dados, quando estritamente necessário. Exemplo: se sua janela está lá fechada e calminha recebendo a brisa do fim de tarde, e nada mais, então não há informação nenhuma para transmitir. Você não vai gastar a preciosa energia da sua Bateria numa situação dessas, não é? Então o que se faz é o seguinte: desliga-se ou coloca-se para hibernar o que gasta energia no seu Hardware, durante o tempo em que estes circuitos não são necessários.

   Mas se sua janela começa a ficar nervosa com a aproximação de alguém indesejado, e é aberta, então pega o apito e sopra forte. Ou seja: você liga ou acorda os circuitos necessários para fazer a notificação do alarme, durante o tempo que achar conveniente (sem exagerar), e quando não for mais necessário, o seu código os desliga ou os coloca pra hibernar novamente.

    Com esta técnica, seu Sistema só irá usar energia mais "braba" somente quando realmente  necessário, e será um Sistema campeão em economia de energia.

    Sobre a implementação disso tudo, não é difícil, e a lógica é tranquila. Sobre o Hardware, cuidado com detalhes, pois algumas práticas que usam por aí, costumam drenar energia de forma "invisível" (e depois o sujeito fica se perguntando como aquilo consumiu energia, se estava "desligado").

    Acrescentando ao que o Kwiek disse sobre uma fonte ligada à rede elétrica:  você pode usar uma fonte destas, juntamente com suas pilhas e um regulador "BOOST". Normalmente o seu Sistema seria alimentado pela energia da fonte. Se faltar energia elétrica (seja por qual motivo for), então automaticamente suas pilhas e o conversor "BOOST" entram em cena pra alimentar o seu Sistema, e sua janela não fica na mão.

    Abrçs,

    Elcids

Bom dia ...o circuito que montei foi igual a esse

no lugar do Botão coloquei um sensor magnético Reed Switch , ele esta funcionando com fonte uma fonte de 3,3v mais gostaria de tirar a fonte e colocar pilhas pra ficar mais bonito e não aparecer fios , mais cada 3 dias trocar pilhas não tem condição aja dinheiro rs ....o código que estou usando e esse segue em anexo..estou usando o app mqtt para ver o estado da janela ...testemqtt.ino

boa tarde tem como da uma mudada nesse código para economizar a bateria ?

Bom dia Marcela, 

Para facilitar as coisas , sugiro que use um Battery Pack (usados para carregar smartphones). Fornece 5V com uma maior capacidade de corrente. 

Ele tem um conector USB para conectar no carregador da bateria  e um conector USB que pode ser usado em uma fonte de 3,3V para o ESP8266. 

boa tarde tem como da uma mudada nesse código para economizar a bateria ?

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço