Ola pessoal tudo bem ? Antes de mais nada obrigado pela ajuda.

Preciso fazer um projeto para identificar um equipamento elétrico através da forma que se comporta.(Computador, Forno de micro-ondas, Televisão , etc).

Pensei em um projeto que pegasse a assinatura elétrica de um equipamento, o identificasse e, além disso, determinasse se ele está com defeitos de funcionamento. 

Alguém poderia dar uma ajuda não sei por onde começar o projeto. Qual tipo de circuito poderia ser utilizado para essa função?

Pensei em um analisador de espectro do sinal elétrico, e eu teria que filtrar e guardar essa assinatura para uma comparação posterior. Será que daria para utilizar um radio SDR como analisador ? Como eu poderia jogar esse sinal nele, pela antena usando atenuadores e um gap leitor de corrente ?

Obrigado

Cesario

Exibições: 461

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia , 

Você quer identificar qual aparelho esta ligado ? É isso ?

Monitore a corrente consumida. 

O problema é que alguns aparelhos variam o consumo durante o uso. 

Não sei se é possível fazer o que pretende - identificar um equipamento elétrico através da forma que se comporta. 

(Você talvez possa identificar alguns tipos de equipamentos.)

Sim não só tentar identificar como também tentar prever falhas de funcionamento.

Penso em analisar o espectro da corrente, fazendo um circuito que pegue a corrente. Preciso tentar colocar essa corrente na entrada da antena de um radio SDR para tentar analisar o espectro dessas variações, acho que eu teria que coletar esses dados passando por algum tipo de filtro e depois gravando para depois tentar ver se tem algum comportamento que se repete. parecido com essa tese.

https://saturno.unifei.edu.br/bim/0043608.pdf.

Talvez usar um ADC de alta velocidade não sei é um desafio.

Cesario

Ah bom ! Você esta falando de motores elétricos ! 

Mesmo assim um grande desafio. 

Minha sugestão - inclua no seu projeto um transdutor piezoelétrico para detectar vibrações e ruídos sonoros.

Imagine os ruídos de um rolamento estragado.

Se precisar de ajuda em ADCs , tenho bastante conhecimento. 

Boa sorte. 

Preciso de ajuda com ADC´s  muito obrigado, mas não me refiro a motores e sim aparelhos médicos, tipo equipamento de anestesia, um compressor de hélio de uma ressonância magnética, um foco cirúrgico, um projetor de multimédia, etc. 

Quanto a projetores, esses começam a consumir mais corrente da fonte ate desarmar quando a lampada esta bem no final da vida útil.

Então um projeto desse é um grande desafio

Desenvolvo alguns aparelhos para pesquisa médica na área de ressonância magnética. Então tenho uma base técnica bem grande.

Cesario

Cesario

Ahhh, agora mais ou menos deu pra entender sua ideia.

Entendo que o q vc quer é aplicar o princípio de BigData tão falado na Industria 4.0.

Ex de uma palestra que vi:

Vc tem no manche de comando das turbinas de um avião um potenciômetro e um cabo de aço que efetivamente faz o comando. Do outro lado do cabo de aço vc tem outro potenciômetro e a válvula que aquela alavanca comanda.

Tendo as 2 leituras vc sabe que se não houver correspondência vc tem um problema de cabos. Poderia montar um "programinha" que verifique a correspondência. Isso é automação tradicional.

Mas também poderia anotar durante o tempo a situação dos 2 potenciômetros o tempo todo e também outras milhares de variáveis do avião como velocidade, rpm, altitude, atitude, etc,etc, etc. Com esses dados de centenas de aviões teoricamente iguais e ok vc conseguiria rapidamente saber se um novo avião amostrado está ok. Por ex quando vc está no solo e acelera de tanto a tanto o que se espera é um ganho de RPM na razão de... E assim vai, mas não pontualmente e sim de forma gráfica. As medias geram o que seria o "normal" e vc estuda a amostra para ver se está dentro dessa normalidade.

Para ter essas conclusões vc precisa de dados. Seja a forma de onda da corrente consumida, vibração (como já foi dito), temperatura, luminosidade, ruído (som emitido), etc.

Belo projeto, moderno, mas um pouco complicado e científico. 

A análise da forma de onda da corrente de entrada (já que a tensão é senoidal, não mudaria) é complexa e não traz muita informação, imagino. Pq hoje em dia quase todas as fontes são chaveadas e logo de inicio o circuito possui uma ponte de diodos. A corrente fica algo como: quase nada, quase nada, quase nada...Máximo (momento em que o diodo conduz), menos um pouco, menos um pouco (momento em que o capacitor é carregado), menos e quase nada... (quando o diodo para de conduzir). Esse harmonico principal de 120Hz (onda completa) acredito que seja centenas de vezes maior que qualquer outro detalhe da onda gerado pelo consumo lá na outra ponta da fonte, que consome depois dos capacitores de filtragem (evitam ruídos para frente e para trás da etapa de filtragem). 

A grandeza RMS x tempo da corrente pode trazer mais informação que a forma. Como vc disse, uma lampada nova ou antiga pode ter um consumo diferente. Embora também uma lampada de um lote ou outro, ou mesmo de um fabricante ou outro também podem ter correntes diferentes.

Faria testes mais completos, envolvendo luximetro para equipamentos que ilumina, medidores de RPM para equipamentos com motores (nesses vc pode memorizar a curva de aceleração x tempo e corrente x tempo). 

Plotando a curva média de várias amostras e a curva da amostra atual um sobre o outro vc já logo vê, sem muitos algorítmos, que seu equipamento está "normal" ou não.

Eu pretendo pegar na tomada de entrada, assim pegaria a assinatura de qualquer equipamento que tivesse naquela tomada. deve haver variações no consumo de corrente que deve gerar um espectro na forma de onda para tentar predizer que algo não anda bem. A demanda em hospitais para um dispositivo desses é enorme.

Então vai ser um grande desafio.

Boa noite Antonio. Tenho desenvolvido um medidor de energia, no caso da minha residencia e pelos horarios que ocorrem os eventos, consigo visualmente atravez de graficos detectar o comportamento dos equipamentos. Agora estamos implementando analise de espectro e distorção harmonica para ter um feedback mais conclusivo. Conhecendo previamente o comportamento do equipamentos, talvez com a aplicação de algum algoritmo de inteligencia artificial, da de fazer um trabalho bacana. Se ter interesse, podemos debater mais sobre a ideia. Segue o link dos dados online, a sugestao é utilizar um PC, pois é pesado o site devido aos graficos serem plotados em tempo real. Sds Jucelei

sou muito bom com micro-controladores, raspberry arduinos e tudo de hardware mas algorítimos de inteligencia artificial sou muito ruim.

Boa tarde. Bom que você  ja tem know how para desenvolver boa parte do projeto. Só da uma pesquisada e fazer alguns testes com IA, ou até fazer umas logicas simples de comparação com um padrao ja conhecido. Bom trabalho. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço