boa noite amigos , gostaria de colocar um sensor na minha janela , para saber se esta fechada ou aberta com o arduino uno e o ethernet shild , alguém poderia me fazer um esquema de como ligar esse sensor ,ele pode ser ligado em qual portas analogicas ou digitais ,qual modelo comprar e como ligar?

Exibições: 2276

Responder esta

Respostas a este tópico

Creio eu que deva ser um sensor com reed switch. Para testar é só ligar o multímetro nas pontas dele no teste de continuidade. Verá que não mudará nada. Mas assim que aproximar um ímã do sensor o reed switch que tem dentro fechará seus contatos e você ouvirá um beep. Funciona com uma chave simples. Mais informações: 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/3860-mec089

Neste vídeo tem um projeto igual o que você está querendo. Só que ele usa porta ao invés de janelas. 

http://www.youtube.com/watch?v=88VXYpspm18

gostaria de usar um desse da figura , o acabamento na janela fica mais bonito , alguém sabe como ligar esse dois fios no arduino , e sobre a voltagem ele não marca nada.. 

Ele precisa comandar baixa potencia e correntes na ordem de mA. No endereço abaixo tem um projeto simples e como ligar no arduino. Se você abrir este branco vai ver que tem somente a ampola do reed switch em um e um ímã no outro. Foi colocado neste invólucro apenas por estética. É o mesmo sensor utilizado em portões elétricos.

http://www.instructables.com/id/Arduino-Reed-Switch/

obrigada Gilmar por me ajudar ...

boa tarde Marcela.

      O que vc deseja implementar é aparentemente simples. No entanto, um ou outro cuidado deve ser observado. 

      Certamente o principal destes cuidados, é usar um pino de entrada digital que não esteja sendo usado pelo Ethernet Shield, senão conflitos irão ocorrer. Há no mercado uma variedade de implementações do Ethernet Shield, e embora praticamente todas usem o W5100 e tenham um receptáculo para Cartão SD, há quase sempre ligeiras diferenças entre estas implementações. O ideal é que vc tivesse o esquemático do exato modelo do Shield que está usando, para poder conferir quais "pinos" estão livres. Outra possibilidade, é você analisar o código da Lib específica, e por lá descobrir quais pinos são usados.

          No entanto, como a maioria delas usa a interface SPI do Arduino, tanto para se comunicar com o W5100 quanto Cartão SD, podemos considerar que há vários sinais digitais do Arduino que estão livres. Eu analisei dois esquemáticos (os quais são sempre desenhados de forma péssima), e pude verificar que certamente o pino digital "7" do Arduino está livre nestes esquemáticos. Então acho que ele poderia ser um boa opção para você usar.

         Observe que os "pinos" A0 até A5 do Arduino são originalmente pinos digitais da CPU Atmega328. No entanto evita-se usar estes pinos, porque eles são os únicos pinos que podem ser entradas Analógicas, e caso vc precise dessas entradas, elas estarão disponíveis. Mas são 6 entradas, e mesmo que vc venha a precisar de uma entrada Analógica posteriormente, ainda assim haverá uma ou outra disponível, caso você precise usar uma ou mais delas como pinos digitais.

       Na figura a seguir, você pode ver a conexão do seu sensor magnético ao Arduino UNO (no caso ao pino "7"):

       Observe que não há resistor externo ligado entre o pino "7" e o 5V do Arduino. Isto significa que você deverá obrigatoriamente configurar a entrada digital "7",  como sendo do tipo "INPUT_PULLUP". A linha de código para isso seria:

        pinMode ( 7, INPUT_PULLUP );

       Mas caso você queira colocar um resistor externo, então a entrada deve ser configurada apenas como "INPUT", e o valor do resistor pode ser de 10k.

       Outro ponto importante, é o capacitor de 100 kpF ligado entre o pino "7" e o GND do Arduino. Este capacitor evita que ruídos espúrios possam "enganar" seu alarme. Se vc não tiver um de 100 kpF, pode usar um valor maior, como 220, 330, 470 kpF, e até mesmo 1uF. Use capacitores de cerâmica. Eletrolítico de Alumínio, nem pensar!!!). Não deixe de incluir o capacitor, principalmente se o cabo do seu sensor for relativamente longo. O capacitor deve estar fisicamente o mais próximo possível do Arduino (e não do sensor!!!), preferencialmente quase junto da placa do UNO.

      Veja que o que seu programa precisa, é apenas detectar quando a entrada "7" do Arduino, está em "HIGH". Isto porque quando o outro lado do sensor (a parte do imã) está encostada no sensor ligado ao pino "7", a chave está fechada, e portanto o valor lido será "LOW". Ao se afastar o imã, a chave abre, e o valor lido passa a ser "HIGH", indicando que a janela foi aberta.

      Como seu perfil indica que vc é da área de Eletrônica, acredito que não será um problema para vc implementar isso, além do próprio programa no Arduino para detectar o acionamento do sensor (que é uma chave simples, apenas magnética), e a sinalização correspondente. Caso tenha, avise aqui que ajudamos você.

     Informação final:  caso vc precise instalar vários sensores, monitorados pelo mesmo Arduino, mesmo que não existam pinos suficientes sobrando no Arduino, há diversas formas de se fazer isso. Se precisar, também avise aqui que vamos te auxiliar.

     Sucesso com sua implementação.

     Abrçs,

     Elcids

     ah, esqueci de mencionar (embora meio óbvio pelo circuito que postei):  não há diferença entre os dois fios do sensor. Inclusive por isso mesmo vc pode perceber que não há distinção física entre eles.

      E também:  colocando o capacitor como indiquei, você poderá "encompridar" bastante os fios, caso o sensor que vc adquirir tenha fios curtos (e vc queira deixar o Arduino "mais escondido", precisando de maior comprimento para os fios do sensor). Quanto comprido? certamente uns 5 metros. Para maiores comprimentos, aumente o valor do capacitor. Pode aumentar o capacitor para até uns 2,2uF (mas sempre de cerâmico, ou tântalo sendo que para o tântalo observe a polaridade do capacitor).

    A bitola dos fios não é importante neste caso. Pode usar bem finos, desde que sejam fisicamente resistentes e não quebrem com facilidade. Eles podem ser daqueles "duplos", que ficam "grudados" um ao outro, sem problema.

     Pelo que entendi, vc ainda não adquiriu o sensor. Acredito que por estar em São Paulo, será tranquilo pra você encontrá-los. Provavelmente em diversos shoppings on-line vc deve encontrá-los.

    Abrçs,

    Elcids

 Obrigada Elcids Chagas pela a ajuda , tirou minhas duvidas , agora vou comprar e fazer o código, vou fazer um app no invertor para da o estado das janelas  , estou usando um arduino uno r3 e um shild ethernet com cabo da robocore W5500

boa noite Elcids Chagas , o capacitor ceramico pode ser de 100nf ( 104 ) 

oi Marcela...

    Pode ser sim, pois 100nF = 100kpF.

    Mas veja as recomendações que passei, caso os fios até o sensor sejam muito longos (mais de 4m).

    Além disso, o capacitor deve ficar bem próximo do Arduino (e não junto ao sensor!!!).

    Abrçs

    Elcids

ok Marcela, estamos aqui pra auxiliar.

     Se você tiver "N" janelas próximas, e for usar um único UNO, com "N" sensores , um para cada janela, então os sensores devem ser ligados em série (como se fossem resistores em série), e as duas pontas finais seriam ligadas entre o GND e o pino "7" (exatamente como se fosse um único sensor). Quando qualquer das janelas for aberta, irá interromper o circuito, e a entrada "7" irá para "HIGH". Neste caso, não é preciso modificar o circuito, e se os fios forem longos, aumente o capacitor para um valor entre 1uF e 2,2uF (como mencionei antes), mas ainda assim apenas um capacitor é necessário, ligado conforme instrui).

    Apenas uma curiosidade: o valor limite para o capacitor, está relacionado com o diodo de "clipping" interno à entrada digital do ATmega328. Isto porque quando vc desligar a alimentação do Arduino, a baixa impedância da linha de 5V, irá fazer esse diodo de "clipping" conduzir (quando há alimentação, este diodo fica normalmente "cortado"), e o capacitor no pino de entrada, irá se descarregar através desse diodo. Como o diodo de "clipping" tem capacidade de corrente limitada, se o capacitor for muito alto, a corrente de pico também será, o que poderia danificar o diodo de "clipping" e eventualmente a própria entrada do ATmega. Uma forma de contornar essa limitação, é a colocação de um resistor de baixo valor, por exemplo 1k , entre o pino de entrada (neste caso o "7") o Capacitor (o qual deve continuar ligado ao fio do sensor). Com este "artifício", o capacitor pode ser aumentado para valores bem altos, sem "perigo" de danificar a entrada digital.

    Abrçs,

    Elcids

 Elcids Chagas esse circuito que achei esta correto posso montar dessa forma sem problema  tenho montar em 3 janelas ou tem que fazer algumas alteraçoes segui a imagem , so os leds vai ser virtual no app inventor ...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço