Olá Garagistas....

Estou com sistema de irrigação em testes com Arduino, porém usando Relé para acionar as contatoras estou tendo problemas de perda dados e reinicio bem como travamento do Arduino, resolvi com inclusão de Filtro RC, porem não muito confiável já que difícil achar algo objetivo e real que determine qual resistor usar e qual capacitor (contatora de 9A e 18A).

Diante disso resolvi procurar alternativas e encontrei SSR-25da, que são relé de estado solido, e pelo que entendi iria dispensar até minhas contatoras (que assim como relé são mecânico, passiveis de desgaste).

Minha dúvida é se realmente são uma boa alternativa aos Relé e contatoras para acionar bombas. Gostaria de opiniões positivas e negativas, e suas bases (alegações) para tais posições. 

Vlw Pessoal...

Exibições: 4403

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu também usaria SSR. Mais confiável. 

Quanto custou ? Deve ter sido barato.

Paguei R$ 12,50 cada na China

Sem comentário.

Abs.

Foi o que eu comentei acima...O custo beneficio não vale...Mas a titulo de conhecimento não custa testar já que parece ir poucos componentes e ao que parece não terá custo superior do que 3,00..

Faça a conta no lapis, não esqueça de colocar o preço do dissipador e o custo homem/horas, a caixa de metal e o aterramento da mesma, não são garantia de que o problema esta resolvido, toda vez que campos magnéticos gerados pelas bobinas, bem como as faíscas geradas pelo fechamento dos contatos, são avaliados de forma empírica, e não medindo no seu caso por falta de equipamento adequado para fazer a medição, e não se trata apenas de ligar um triac colocar um resistor no gate e pronto, deve existir circuito associado que não sentido comentar aqui, não este meu proposito, mas sim alimentar a discussão com minha impressão.

Abs.

Bem que disse...

Fiz breve busca e só BTA26 na faixa de 4,00 a 7,00 + frete já fica mais caro que SSR, fora d+ componentes. O dissipador nem conto pois terei usar no SSR também que adquiri na mesma data do SSR porém de vendedor diferente, e ainda não chegou. 

Olá Paulo,

Gostaria de saber se seu projeto funcionou?

Tenho um sistema de bombeamento de água de um poço artesiano, que quero fazer parecido com o seu, mas a bomba é trifásica, e quero acionar através de um Arduino.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço