Como ligar Arduino MEGA ADK+disjuntor (Bomba d'água)+rele

Pessoal,

Antes de correr risco de por fogo em tudo (rsrsrs) gostaria de saber como faço para ligar um relê 10A 250VAC no meu sistema de irrigação? Hoje ele está rodando no arduino mega adk, com sensores de umidade. Preciso acionar uma motobomba da marca MAGTRON de 1/2CV através do rele 10A 250VAC, porém a motobomba tem um disjuntor para ligá-la. Posso ligar o relê após o disjuntor? Como ficaria o esquema elétrico?

Abraços...

Exibições: 1162

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Deveria ser ligado desta forma. O consumo de sua bomba caso trabalhe com tensão de 220V e tem 1/2CV sera de: 375W/ 220V = 1.7A.

Abs.

CK

Agora que li outra vez vi que sua pergunta é ligar depois do rele, segue desenho.

Carlos,

Muito Obrigado... Esse esquema que vc desenhou a ligação está depois do rele? Amanhã vou testar dessa maneira que vc me explicou... Obrigado mesmo...

O primeiro desenho esta antes do disjuntor, o segundo depois do disjuntor.

O segundo desenho esta depois do disjunto para o rele rele, não sei se seu disjuntor é bi ou unipolar, mas de qualquer forma, desde a saída do disjuntor, você envia a fase para o contato Comum  do seu rele, e retorna com a mesma fase para o motor pelo contato  NA (normal aberto) do rele , desta forma em quanto o rele não for ativado a bomba não sera energizada, quando sim for, o circuito fechara sobre o motor que funcionara.

No caso do Neutro não precisa fazer nada, ele deve continuar indo para o motor tal como esta.

Se ainda sim restar alguma duvida poste aqui, se o teste sair tudo ok, poste também.

Boa sorte!

Por nada.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço