Olá, o raspberry sozinho + 4 CIs Mcp23017 consegue alimentar 4 módulos reles de 8 canais de 5v? ou como eu faria para alimentar os reles.

pensei na possibilidade de comprar 2 de 16 que tem a entrada de alimentação como esses https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-906573650-modulo-rele-16-ca...

Exibições: 701

Responder esta

Respostas a este tópico

Não conheço este CI, o que fiz prá expandir portas com este módulo de relays foi utilizar vários 74hc595 em série. Mas talvez isso ajude: https://www.raspberrypi-spy.co.uk/2013/07/how-to-use-a-mcp23017-i2c...

mais como eu conectaria em série tipo, vários destes 74hc595

Se você vai usar como sequenciador, ou seja, liga um desliga outro e assim de forma infinita (loop) da pra alimentar os módulos rele com o +5V e GND do seu Rasp, estimo desde já que a fonte que alimenta seu Rasp é de 2A ou mais, isso porque cada rele vai ficar ligado um tempo e ao ligar outro o que estava ligado desliga.

Diferente é se for ligar todos os reles e manter eles ligados ao mesmo tempo e não sequencialmente, façamos contas:

Estes reles costumam precisar de uma corrente para alimentar a bobina de 70mA, (setenta miliamperes) logo se multiplicarmos 32 reles ( 4 X 8 módulos)  teremos uma corrente de aproximadamente 2.5A (Ampere) neste caso você deveria usar uma outra fonte para alimentar os módulos, lembrando que devera unir sempre os GNDs de ambas fontes se for usar duas ou mais, ou trocar sua fonte que alimenta o Rasp atualmente por outra de igual tensão (5V) mas com maior capacidade de corrente, neste caso 5A. ou mais, quanto aos comandos não influi praticamente no calculo já que estes acionam um LED de um opto ou a base de um transistor dependendo da marca e modelo do modulo.

Meu canal: LINK AQUI

Abs.

CK

Interessante, mais assim, não entendi a parte de unir os GNDs de ambas fontes, eu poderia usar uma fonte de computador por exemplo? ou como eu poderia fazer? sou iniciante na área e é para um projeto da faculdade =(, se eu comprar o 2x16 que já tem uma entrada de alimentação 5v?

Bem vamos la, Sim poderia ser a fonte de um computador, mas preste atenção sobre o que o colega J.Murta escreve, você fala em 5V mas esta mostrando um modulo de 12V, sobre o GND, o quero dizer é que se você usar uma fonte externa que não seja a mesma que esta alimentado o seu Raspberry, em algum ponto do circuito você devera unir os GNDs (Negativos, terra) das fontes, para que ambas tenham o mesmo caminho de retorno, veja esta imagem que fiz a mão livre para tratar de ser didático, note, as linhas vermelhas representam os fios positivos das fontes, e as pretas os fios negativos, note que os negativos marcados como GND (Ground ou Terra) estão unidos, ou seja ambas fontes estão aterradas no mesmo potencial de 0V (GND, Terra) pois caso contrario o circuito não funcionaria.

Sobre o fato de que as saídas GPIO de acionamento que são de  3,3V no Raspberry, com a venia do colega (Amigo) J.G.Murta, me permito emitir minha opinião sem com isso discordar ou polemizar e sim o contrario. Quando se trata de modulo que são acionados via base de transistor, sim podemos ter problemas de acionamento, como por exemplo o modulo nunca desligar, devido a que mesmo que o GPIO do Raspberry esteja desligado, ainda assim haverá uma diferença de potencial entre base e emissor de 0,6V que deixara o transistor sempre no estado de saturação, já com módulos rele que se utilizam de acopladores óticos como o do link, o que aciona é o acendimento de um LED e não a base de um TR, então não haverá tensão suficiente para ligar o LED estando o GPIO em LOW e sim o fara quando esteja em HIGH.

Abs.

CK 

queria fazer algo tipo esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=m83UdW67hVY&t=52s

Sim, é possível fazer e você esta no caminho certo, só tenha cuidado em cada passo desde a compra até a finalização do seu projeto, já que nota-se que você não tem amplo conhecimento sobre o assunto, e isso não é nenhum desmérito, todos podemos aprender e empreender usando nossa capacidade e vontade, consulte sempre suas duvidas aqui porque todos os garagistas torcem para que as coisas se resolvam e adoram ajudar, então.. boa sorte!!!

Abs.

CK

Boa noite, 

O módulo de relé que enviou é para 12V . Portanto precisará de uma fonte de 12V. 

Dentro do módulo já tem um regulador de 5V = LM2576 (fornece até 3A) para os drivers e para os acopladores óticos.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm2576.pdf

https://www.sainsmart.com/products/16-channel-12v-relay-module

Manual do modulo = https://www.sainsmart.com/zen/documents/20-018-103/16-relay.rar

O Raspberry Pi usa uma fonte de 5V, mas o nível de tensão nas portas é de 3,3V ( atenção) . 

O MCP23017 é um IO expander de 16 Bits. Portanto pode controlar até 16 portas. Ele tem interface I2C . e pode trabalhar com  a tensão de 3,3V. 

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/20001952C.pdf

A situação ideal seria se os acopladores óticos fossem alimentados com 3,3V (mas precisaria provavelmente os valores dos resistores) .

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço