Olá, 

estou utilizando o sensor Max471, para fazer a leitura de corrente e tensão de uma placa fotovoltaica.

Mas como a corrente gerada pela mesma é baixa, ocorre problemas de leitura desta corrente. 

Peço a ajuda para encontrar uma maneira de ler os dados, talvez amplificando o sinal.

A tensão medida é de 6V e a corrente de 15 a 25 mA

Exibições: 606

Responder esta

Respostas a este tópico

Manda uma foto dessa placa.

25mA é muuuuuuito pouco. dá pra acender 1 led com isso. Vc tem certeza ?

Bom dia Ricardo, 

No meu tutorial :

"No pino de saída (OUT), circula uma corrente que é proporcional à corrente que esta sendo medida entre os pinos RS+ e RS-. Usando um resistor de 2000 Ω, a tensão sobre ele será :

pino AT = 1A  /  1V "

Link do tutorial sobre  MAX471:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/m-dulo-sensor-de-corrente-e-...

Isto é, se a corrente é de 15 mA, a tensão de saída no MAX471 será também de 15 mV . Correto ?

Qual será a taxa de amostragem necessária para o seu Projeto ? Quantas medições por minuto ou por segundo ? Qual a corrente máxima que será medida ?

(favor responder essas perguntas) 

Se estiver usando um Arduino (você não nos informou) , sabemos que o conversor ADC é de 10 bits. 

Para um ADC de 10 bits, com uma tensão de referência de 5 V , o bit menos significativos será de :

                 Tensão Bit = 5V / 2 elevado a 10 = 5V / 1024 = 4,88 mV 

Você pode melhorar essa resolução do ADC do Arduino, mudando a tensão de referência para uma tensão mais baixa. 

Por exemplo 1,024 V (existem chips que fazem isso). Mas cuidado ! Na porta analógica ADC, a tensão máxima de entrada é igual a tensão de referência ! Portanto, a corrente máxima será de 1A !!

Não sei se você sabe, mas dentro do Arduino já existe uma tensão de referência de 1,1V (não sei a precisão). 

https://www.arduino.cc/reference/en/language/functions/analog-io/an...

INTERNAL: an built-in reference, equal to 1.1 volts on the ATmega168 or ATmega328P and 2.56 volts on the ATmega8 (not available on the Arduino Mega)

          Tensão Bit = 1,1V / 2 elevado a 10 = 1,1V / 1024 = 1,07 mV 

Você pode tentar usar essa tensão de referência 1,1V (internal) para fazer testes com o MAX471, desde que a corrente máxima seja de 1A. 

Um outro problema que eu já percebi no ADC do Arduino, é a instabilidade nas medições. 

Nesse caso sugiro o uso de um filtro digital (Sketch). Veja no Tutorial do MAX471.

Uma outra alternativa  seria usar um ADC de 12 bits: 

                  Tensão Bit = 5V / 2 elevado a 12 = 5V / 4096 = 1,22 mV 

Você não nos informou as especificações do seu Painel fotovoltaico. Você vai conectar esse painel em uma bateria? Se afirmativo, informe as especificações do circuito carregador e da bateria também.

Olá.

Estou utilizando o sensor para fazer o monitoramento da geração fotovoltaica do painel ( devido ao prazo e preço, comprei um modelo de 1W 6V, mas em testes a vazio está gerando uma potencia menor).

Qual será a taxa de amostragem necessária para o seu Projeto ? Quantas medições por minuto ou por segundo ? Qual a corrente máxima que será medida ?

O numero de medições por minuto pode ser baixo, 1 a cada 60s, pois é o monitoramente da geração da placa fotovoltaica, portanto a escala de tempo é o dia inteiro. Os sinais de saida do sensor estou enviando para o arduino onde realizarei a leitura do sinal e comparativo com o historico (vou medir luminosidade com um ldr, e temperatura lm35, e um rtc para armazenar data e hora.) e em caso de anomalia vou ligar um alarme.

A corrente maxima sera de 250mA, pois vou usar 4 placas no circuito, duas em serie e estes pares em paralelo, portanto a corrente total do circutio será mais alta, mas cada placa vai medir 180mA.

A leitura da tensão não apresenta erro de 3% mas a corrente o erro é de 50% em correntes abaixo de 20mA.

Outro problema que estou enfrentando é a conexão da carga no circuito, pois não consigo ter a corrente maxima gerada ao conectar a carga de 1W.

Vou testar um programa modificando a resolução do arduino, conforme você informou acima.  Tem como enviar um scrip para exemplo?

Você não nos informou as especificações do seu Painel fotovoltaico. Você vai conectar esse painel em uma bateria? Se afirmativo, informe as especificações do circuito carregador e da bateria também.

O painel é 110x80mm 1W 6V, (são as especificações que tenho da placa), vou conectar diretamente na carga (resistor de potencia de 1W).

Qual o valor do resistor ? 

Essa sua montagem é somente para verificar a performance do painel fotovoltaico ?

O trabalho acadêmico que estou fazendo tem como finalidade comparar a performasse do painel fotovoltaico, entretanto estou fazendo uma simulação com 4 painéis, para representar um sistema real de funcionamento (montagem serie e paralelo). 

O conceito é verificar a performance individual de cada painel utilizado no sistema, para tal, estou utilizando 4 sensores max471.

Acabei de fazer testes comparativos com os sensores max471, para avaliar a variação nos sinais de saída, conectei um de cada vez em serie a um resistor, e medi a tensão de queda do resistor, corrente do resistor, e o valor dos sinais At e Vt. Encontrei uma grande variação nos sinais de saida chegando em alguns casos de 30% ( testei com 5 valores de resistencia diferentes). Acredito que o meu problema está  em utilizar uma conversão fixa do sinal que entra no arduino, não calibrando os valores de conversão de acordo com o sensor.

Ricardo, 

Você tem que calibrar as medidas do ADC do Arduino. Ainda mais se estiver usando o 5V como referência ! 

Não recomendo o uso do 5V como referência, pois os reguladores não são precisos.

Se estiver alimentando os Arduinos pela porta USB, a vaca foi pro brejo ! KKKK

Quando alimenta pela USB, o regulador fornece uma tensão menor do que 5V (até 4,5V).

Existem muito chips de tensão de referência, tais como :

- TL431, LM385, LM336, REF50XX, etc.

Minhas dicas no tutorial :

Muitas pessoas tentam fazer medidas com o Arduino e não conseguem. É muito importante saber alguns detalhes sobre o uso do ADC:

  • Primeiro ponto é em relação a tensão de referência AREF (analogic Reference). Todas medições são comparadas com essa tensão. Portanto essa tensão tem que ser regulada e estabilizada. Se ela variar, todas as medidas serão incorretas. Use um capacitor de 10uF conectado do pino AREF(+)  ao terra(-). Isso evitará ruídos e oscilações nessa  tensão. Meça a tensão AREF com um voltímetro de precisão, para aferir o cálculo no Sketch. A Tensão AREF pode ser gerada internamente no ATMega328 ou pode ser alimentada com um regulador (Arduino). Recomendo que forneça no conector de alimentação do Arduino,  uma tensão de 9 a 12V (pode usar uma fonte externa).  Pois se alimentar o Arduino através do conector USB, a tensão AREF pode não chegar aos 5,0V e ficar instável (fiz testes para comprovar isso).
  • o uso de capacitores de desacoplamento nas entradas, evitam ruídos e interferências. Mas o valor do capacitor dependerá da taxa de variação do sinal. No caso do módulo MAX471 com o circuito da bateria, os capacitores de 10nF deram bom resultados.
  • Como as 8 entradas do ADC são multiplexadas, recomenda-se que as entradas que não estão sendo usadas, sejam aterradas – conectadas ao GND.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço