Boa noite Garagistas,

Mais um projeto para o desenvolvimento.

Depois de concluir meu testador de Motor de Passo agora lanço mais um desafio:

Sabe aquele verão que você cozinha e por motivos não quer ligar o ar condicionado e opta por ligar o ventilador de teto, só para fazer uma circulação de ar ? Pois é eis o problema. 

Após 28 anos de matrimônio, não será agora que a regra vai mudar, uma porque aqui em casa quem fala mais alto sempre foi eu.... jjáááá´voouuu, brincadeira. 

Bom o motivo pelo qual pensei neste projeto é simplesmente uma questão de acessibilidade para o casal, ou seja, ambos terem na cabeceira da cama o controle do ventilador, alguém poderá sugerir, pô meu compra um controle remoto e instala no ventilador. NÃO É O OBJETIVO. Pensei no seguinte:

Em ambos os lados da cama você ter dois botões ligados ao arduino (poderão ser até em paralelo), um botão para ligar direita, desligar, ligar esquerda, desligar... e outro para o controle da velocidade, velocidade I, II e III.

Para isto tive de fazer uma pesquisa e saber como aqueles botões funcionavam e como são os capacitores de 3 fios.

O primeiro botão (esquerda, zero e direita) nada mais é de que um interruptor tipo paralelo com zero no meio, ou melhor explicando um comutador com zero ao meio. 

O problema era o interruptor das velocidades, onde ele comuta na primeira velocidade o capacitor de menor capacitância  em série com um enrolamento na posição I. Na posição II a chave comuta o capacitor de maior valor (fazendo o motor girar com mais velocidade) e na posição III, comuta os dois capacitores em paralelo com o enrolamento (definindo a velocidade mais alta). 

Bem vamos aos desenho:

 

Continua....

Exibições: 5143

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Percebam que ao mudar a chave (DIREITA, 0, ESQUERDA), muda-se o sentido da corrente no capacitor, motivo pelo qual fará a inversão de rotação.

Bom , não entrarei no mérito da questão quanto ao funcionamento em si do motor monofásico.

O que pensei em fazer:

Desenvolver uma placa com 4 relés controlados pelo Atmega 328P-PU (ou outro), com 2 botões:

Chamaremos de botão1 e botão 2, onde o botão1 fará o acionamento do sentido de rotação e o botão2 fará o chaveamento através dos relés do capacitor para alterar as velocidades.

K1 (relé1 como queiram), fará o acionamento do sentido do motor para a direita (ou ventilação), 

K2 (relé2 como queiram). fará o acionamento do sentido do motor para a esquerda (ou exaustão),

K3 (relé3 fará a comutação do capacitor de alta e média velocidade e 

K4, acionará o último estágio (colocando os capacitores em paralelo, fazendo assim a sua soma) e consequentemente a maior velocidade. 

Sendo assim, pensei na seguinte lógica:

Ao pulsar 1 vez o botão1,  liga-se os relés K1,K3 (o motor funcionará com o capacitor de 4uF, velocidade I) e para o sentido direito.

Ao pulsar o botão2, K1 permanece ligado, e agora desliga K3 (motor continua no sentido direito e agora desligando K3, o mesmo comuta o capacitor de 6uF, aumentando a velocidade II.

Ao pulsar novamente o botão2,, permanece K1 ligado, ligando agora o relé K4, colocando os capacitores em paralelo, fazendo assim o motor atingir sua velocidade máxima e permanecendo no sentido direito.

Caso o utilizador pulse em qualquer estágio o botão1 (para mudança do sentido) o mesmo deverá iniciar com o K3 (menor velocidade), trocando em miúdos:

EXEMPLO: Estou na segunda velocidade, quero inverter o sentido de rotação, (terei de pulsar botão1), ao pulsar primeiro desliga K1 (na segunda velocidade somente K1 está ligado), seria legal inserir um tempo, meu sobrinho já estoirou um capacitor pelo motivo de não deixar o motor parar fazendo a inversão da rotação) e somente ao pulsar novamente ele inverte para K2, mais voltando com o primeiro capacitor de 4uF (com o K3 desligado). 

Isto ocorrerá para os dois sentidos, caso haja a inversão primeiro desliga tudo e somente após novo pulso volte com a menor velocidade. 

 O botão1 funcionaria como controle do sentido de rotação e ficaria assim: 1 pulso liga K1 e K3, mais um pulso desligo K1 e K3, indo para a posição ZERO, mais um pulso, liga  K2 e K3, mais um pulso desliga K2 e K3 voltando para a posição ZERO, mais um pulso liga novamente K1 e K3, ou seja o botão1 seria um loop (liga direita, desliga, liga esquerda, desliga, liga direita, desliga, etc....) .

Já o botão2 fará o controle das velocidades ligando e desligando K3 e K4, como descrito acima, só que PARA ELE FUNCIONAR, DEVERÁ ESTAR SELECIONADO UM SENTIDO DE ROTAÇÃO, lembrando que o motor deverá partir na velocidade I (mínima). Assim que acionar um dos sentidos K1 ou K2 (liga K3). 

Bom está lançado o desafio, 

Espero a valiosa contribuição de vocês, 

Boa semana,

José Antonio 

Uma sugestão seria usar o rele de impulso.

Esse relé é assim: Vc dá um impulso e ele troca de estado. Os comuns trocam entre on e off, mas existem reles chaveadores, de até 4 estados.

Veja o 26.04

https://gfinder.findernet.com/public/attachments/26/EN/S26EN.pdf

Vc usaria botoes do tipo campainha, que são otimos pq no lugar vc pode colocar controle remoto de portão comum. A cada pulso ele muda o estado.

PS.:

Particularmente tive um problema pessoal com a Finder, não gosto da forma como eles fazem o marketing baseado em "suposições duvidosas" para alunos de escolas técnicas (com o produto deles existe economia, mesmo tendo que mudar toda a filosofia, desafiar regras abnt e pagar o preço que pedem em um rele). O mesmo apelo de marketing mentiroso da microsoft (que o windows é o ideal para servidores) e da microchip (que um microcontrolador pior é melhor pq o assembler é mais fácil e vc deve pagar mais caro por ser pior, pq menos é muito mais e pq 8051 original (de 1980) era ruim vc não deve usar o ARM nem o Atmega (certamente agora que o Atmega pertence a eles vão passar a falar bem)). Ouvi isso em palestras deles em escolas SENAI.

Mas, os relés da Finder são ótimos. Qualidade e funcionalidade. Só acho que não precisa dizer que fica mais barato uma instalação usando ele que uma convencional. Focar nas vantagens basta, não precisa pisar no concorrente com argumentação duvidosa.

Ref:

https://www.findernet.com/sites/all/files/install_pt.pdf

Para um galpão onde a lampada fica a mais de 30m do interruptor pode até ser, mas para o normal fica dificil..

Para entender o problema (que não é ventilador...):

Por norma (não sei qual) é preciso que toda fiação protegida por determinado disjuntor suporte a corrente de corte desse disjuntor (para que o elo mais fraco seja o disjuntor). Assim se vc tem uma lampada em um circuito de 20A os fios envolvidos precisam suportar com folga 20A. A Finder propoe que vc use fios de comando para os novos interruptores. Mas se eles esbarrarem em outro circuito (outra fase) em vez de derrubar o disjuntor eles podem "acender" dentro do conduíte, sem que sejam atingidos os 20A do limite... Se vc usar um disjuntor para a carga e outro para o controle vai dobrar o numero de disjuntores, que estoura de vez o argumento de baixo custo.

Valeu pela dica Eduardo,

Eu tenho um deste controle de ventilador, até abri para ver com eles fazem  o chaveamento, é através de um Triac vi pelo datasheet dele, suporta uma corrente de pico de 70A e pode trabalhar até 6A..

Fiz uma comparação com o Triac TIC226B, também é uma opção. 

Mais por enquanto estou pensando no desenvolvimento da lógica, depois penso como farei as saída. 

Abraços e boa semana,

JA

Agora com mais tempo para o desenvolvimento,

Alguém para ajudar-me eu agradeço, 

JA

Boa tarde JAN,

Que ajuda você precisa?

RV

Boa tarde RV,

vou precisar de uma mão amiga para desenvolver esta lógica e como bem sabe pouco são meus conhecimentos em programação. 

Mais não desisto, comecei de novo a estudar agora através de umas aulas do RenatoAloi no Youtube. 

Tenho já declarado os pinos (sei que é o começo) mais a lógica não tem nada. 

Espero uma ajuda, 

VENTI2.ino

Obrigado mais uma vez

Oi  JAN,

testa ai.

RV

Anexos

Funcionou de acordo com o proposto, obrigado mais uma vez RV.

No dia de ontem foi para decidir e finalizar a PCI 

Eis o resultado. 

Farei um reforço nas trilhas de potência  e utilizarei um velho e bom arduino pro mini que estava na gaveta, meu estoque de atmega328 acabou. 

Boa noite galera, 

Já em funcionamento. 

Ficou muito bom, agora tenho o controle do ventilador em ambos os lados da cama. 

Espero que tenham gostado, meu muito obrigado ao nosso amigo Rui Viana, que sem ele não conseguiria concluir o projeto.

O vídeo do funcionamento do ventilador:

https://youtu.be/9ampsnW2Y9o

Boa noite.

Por favor,

Altere o título indicando que este post foi resolvido.

Muito obrigado,

  'Eiju

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço