Calibração de um receptor RF 433MHZ usando metodo primo pobre

Meu transmissor RF 433MHz esta operando em um frequência de 433,873 MHz. Não tenho analisador de espectro ou Osciloscópio superior a 100 MHz.

Para determinar a frequência do meu transmissor utilizei um radio SDR e o software SHARPSDR, e descobri que o meu transmissor estava operando em 433,873 MHz.

Sò que meu receptor esta operando em um frequência próxima porque perde  o sinal quando aumenta a distancia ambos utilizam antenas para á máxima performance. Como consigo calibrar o circuito LC do receptor sem utilizar um analisador de espectro ou um osciloscópio acima de 100 MHz ?

Será que daria para utilizar um conversor de frequência para poder utilizar um osciloscópio de baixa frequência ? ou outro tipo de método ?

Para quem precisa aumentar a potencia do transmissor de RF 433MHz utilizei um conversor DC/DC step up chaveado por um transistor Mosfet BS170 e utilizando um attiny85, quando esta ativo ele gasta 45 mA. Quando hiberna cai para 30uA.

Estou mandando o projeto esquemas e firmware aproveitem.

Exibições: 2388

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Ok. Participei há muitos anos atrás em projeto com Gama camara. (raios gama para exames de imagem). 

Comprei uma analisador de espectro da Siglent SSA3232x  com todos os softwares e recursos que deve chegar na terça feira e gostaria de saber como poderia utiliza-lo para ajustar os meus receptores de 433MHz ?

Obrigado

Correção Comprei uma analisador de espectro da Siglent SSA3032x  com todos os softwares e recursos que deve chegar na terça feira e gostaria de saber como poderia utiliza-lo para ajustar os meus receptores de 433MHz ?

Obrigado

Legal, grande aparelho.

Sinceramente, não sei como vc pode usar ele para ajustar um receptor, depois nos conte.

Só conheço os método primo pobre e teimoso.

Temos na empresa um analisador de spectro de mais de 30 anos, pouco usamos. Vou tirar uma foto amanha, só pra vcs rirem... Coitado... Comprei usado a mais de 20 anos do Mauricio da Wyma que fabrica desses negocios de chamar numero de fila. São 2 grandes do mercado: WyMA (Wyliam e Mauricio) e a outra: Spyder. Tudo ex aluno da universidade onde estudei e dei aula (dei aula para o Mauricio no SENAI tb, em 1992, salvo engano). Agora o Mauricio está com a Sistemath. Mundo pequeno... Quando verem um desses reparem na marca e lembrarão dessa história de empreendedorismo.

Ainda, considere dar um UP tecnológico no seu projeto.

Veja esse modulo 433:

https://www.youtube.com/watch?v=nQ4qYwILRjA&feature=youtu.be

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço