Bom dia a todos,

estou com projeto para faculdade e preciso saber se possível pegar um arduino Uno com uma shield wifi enviar "codigo/chamada" para outros dois arduino nano com shield wifi.  

exemplo;

no arduino uno irei colocar um teclado com uma tela simples, e as seguinte função, se eu aperto o numero 1 e der enter/confirmar ele chamaria o nano 1, e o mesmo aconteceria se eu apertar o 2 ele chamaria o nano 2 (piscar led exemplo)

é possivel fazer essa identificação/chamada do arduino pela shield de wifi?

Att

Exibições: 277

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim!

Mas precisa da devida programação. A questão de conexão wifi vai ser um mero detalhe. Vc vai ter que optar por um protocolo e mandar mensagens entre os arduinos por internet, que estará por wifi, de forma a atingir seus objetivos. Uma placa wifi não faz isso sozinha. Só cria o meio de comunicação.

sim ate ai eu ja pensei e entendi como fazer, wifi vai ser um meio de comunição apenas, minha duvida é como eu posso identificar cada arduino e envia o comando para cada um deles (espera que tenho sido claro, desculpa mas minha cabeça esta a milhao com esse projeto e ja estou ate enrolando as palavras)

Vai ser pelo protocolo.

Eu usaria, por conhecer, um desses 2:

1) Socket, que é o meio de comunicação que usamos o tempo todo, só que usamos ele para implementar outros protocolos, como o HTTP, SMTP, FTP, etc. 

Implementação:

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/ChatServer

Nesse vc especifica o IP destino. Isso diferencia um de outro.

2) MQTT:

No MQTT vc não manda mensagens para o outro e sim para um servidor. Tendo os 2 microcontroladores acessoa esse servior um leria por ex a mensagem com o titulo A1 e o outro com A2.

https://www.google.com.br/search?q=mqtt+arduino&oq=mqtt+arduino

Claro, nos 2 casos o codigo precisa ser diferente para um microcontrolador e outro. Caso queira fazer um codigo unico é preciso criar uma diferenciação. Por ex uma tela de configuração ou mesmo umas chavinhas para avisar que aquela placa é a 1 ou a 2. Aih vc faz um "if()" para que a placa se comporte corretamente.

entendi muito obrigado, agora preciso saber como fazer por exemplo quando eu apertar o botao 1 do teclado acende o led do nano um, e quando apertar o 2 acendo o led do nano 2

No caso 1)

vc manda ao ip do 1 a mensagem "1L" por ex. para ligar e "1D" para desligar. quando apertar o tal botao 1.

vc manda ao ip do 2 a mensagem "1L" por ex. para ligar e "1D" para desligar. quando apertar o tal botao 2.

O codigo que vc criar vai ter a mensagem que vc quiser. O IP vai mandar.

Usar socket é como ligar pela serial. Simplão de tudo. Quem é de TI costuma odiar esse nível de simplicidade. Não dá pra encher a boca falando que está usando uma "plataforma" moderníssima. Está usando algo criado nos primórdios (de 1969), mas que funciona até hj.

No caso 2)

Quando apertar o botao 1 vc manda a mensagem "A1" para o servidor com o conteúdo "1", caso contrario manda com o conteúdo "0". Quando apertar o botao 2 vc manda a mensagem "A2"  para o servidor como conteúdo "1" ou "0" senão.

Estou traduzindo o MQTT, ele usa termos como broker, topics e payload para servidor, titulo e mensagem. Pq eles quiseram complicar com esses termos menos populares não sei. Só sei que é assim. Mas entendendo a tradução fica bem tranquilo entender.

Boa tarde, 

Sugiro que use ESP8266.

Mais barato e mais fácil de usar o WIFI. 

mas como eu identifico cada um? ou melhor como eu do asp 0 apertando o 1 d teclado ele vai liga o led do asp1 e nao do aps 2?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço