Interruptor com sistema de automação de controle de lampadas

Estava pensando, com um sistema de controle de lampadas para acender e apaga-las, como faria para também ter um interruptor, como ligaria o sistema, lampada e interruptor, tipo se alguém acender a lampada no interruptor também irá alterar o status no sistema?, pq oq eu pensei foi que se alguém ligar no interruptor o sistema não identificara e vai manter o status que já estava, aí se alguém clicar em "ligar" no sistema ele irá desligar a lampada, eu penso em usar módulos reles para conectar as lampadas, tudo em raspberry.

Exibições: 331

Responder esta

Respostas a este tópico

Essa é uma questão muito clássica. 

Duas "inteligências" tendo controle sobre a mesma carga.

Basicamente são 3 caminhos:

- Os botões de ligar serem considerados comandos para a placa de controle, ou seja: Ler esse botão e conforme ele estiver 0 ou 1 mudar a saída para 0 ou 1. Bom, mas faz vc ter que passar fios, ainda que finos, de cada botão até o controle. 

- Usar um contato paralelo. Nessa versão todos os botões tem que ser trocados para a versão com 3 terminais e o rele escolheria qual usar para ligado. Resolve de imediato por um lado pq será possivel inverter o estado pelo botão. Mas causa um erro de interpretação. A posição ligado e desligado do rele se inverte. Para saber efetivamente se está ligado ou não é preciso medir. Seja a tensão, corrente ou luminosidade. Complica tb.

- Usar um tiristor (tipo de transistor) para acionar a carga, antes dele um opto. E entre o opto e o tiristor uma porta XOR. A porta XOR tem uma tabela verdade do tipo: Se uma porta estiver 1 ela inverte a outra, se estiver 0 ela não inverte. Assim uma placa com o tiristor, 2 optos e 1 porta XOR atenderia. Para não gastar um integrado com 4 XOR pode ser usado um desses: 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/sn74lvc1g86-q1.pdf

O sonho seria uma placa minuscula que tivesse o rele e uma saída falando 0 para sem corrente e 1 para corrente superior a 100mA por ex. Aih vc ligaria na placa 3 fios: "GND", "RELE" e "SENSOR".

Para fazer esse sensor existem varios caminhos. alguns:

- Usar esses integrados moderninhos tipo ACS712

- Usar um shunt, um resistor em série, protegido por diodos (se a corrente subir mais os diodos passam a conduzir e impedem a queima dele), gerando uma tensão que seja suficiente para acender um led de optoacoplador. 

- Usar um transformador de corrente caseiro que consiga ligar um led de optoacoplador. No trafo de corrente se usa 1 espira no primário. Podem ser usadas por ex 5 espiras para melhorar o sinal, compensando perdas. O objetivo é apenas responder se tem corrente e não quanto.

- fazer apenas algumas espiras de fio e colocar um sensor de efeito hall proximo.

Agora, coisa simplinha... 

Um LDR perto da lampada pra saber se tem luz... 

Veja se este tutorial no meu canal lhe ajuda: CLIQE AQUI

Meu canal completo CLIQUE AQUI

Se vai usar Raspberry fica mais facil ainda porque o node-red já vem instalado dependendo da OS que você tem instalado, e você pode instalar o broker também. Claro que existem outras maneiras de fazer o que você quer, esta é apenas uma delas, 

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço