Dificuldade com comparador analógico do Weg Clic02 no modo FBD [Resolvido]

Olá pessoal. Já tem alguns dias que estou tentando fazer funcionar os comparadores analógicos do Clic02 no modo de programação em blocos FBD. O que acontece é que durante a simulação os comparadores parecem simplesmente ignorar qualquer entrada que eu coloque, por exemplo nesta imagem onde coloco o comparador no modo 6, no meu entender quando o valor de Ref for igual a Ax a saida do comparador deveria ficar em nível alto, porém nada acontece. O que eu estou fazendo de errado ? Alguém poderia me dar uma ajuda ?

Exibições: 2444

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia A,

não manjo quase nada deste produto.

Até tentei ler o manual dele, mas não cheguei à nenhuma conclusão que possa ajuda-lo.

Veja se este documento ajuda.

file:///C:/Users/Ruiz/Downloads/Clic02_WEG.pdf

RV

Olá Antonio,

Você está usando como parâmetro e como referência entradas analógicas. Na prática o valor lido nessas entradas costuma oscilar bastante e muito rapidamente. Essa condição Ref = Ax (Onde Ref é exatamente igual a a AX) pode ocorrer varias vezes durante um ciclo de execução do seu programa, mas devido à oscilação das entradas analógicas, é muito difícil que a condição Ref = Ax se mantenha por tempo suficiente para que a saída do comparador fique em nível alto e você consiga perceber isso.

Qual o modelo do Click que você está fazendo o teste?

É o CLW-02 20HR-D

Obrigado mineirin RV, já tentei montar um exemplo mostrado no manual porém infelizmente aconteceu a mesma coisa, a propósito, da próxima vez sugiro que você utilize algum site de compartilhamento de arquivos como o https://www.mediafire.com/ - Não estou tendo acesso ao arquivo dessa forma que você colocou.

Daniel, essa captura foi tirada durante uma simulação apenas, não seria possível ocorrer essas oscilações numa simulação correto ? 

Fiz um teste com um set/reset, ainda que a condição seja satisfatória por apenas uma fração de tempo, o set/reset se manteria ativo até ser acontecer um pulso no reset, pelo menos no meu entendimento. Mas o resultado foi o mesmo.

-----

O interessante é que ao definir A1 como 0 o comparador se ativa, pude observar isso em outros modos de comparação também.

Acho que agora entendi, relendo o manual verifiquei que no modo 6 você compara o valor de um entrada com o valor de referencia. No seu caso o valor de referencia esta = 0, por isso que sempre  que você coloca AI1 = 0 o comparador leva a saída para nível alto. Teste mudar esse valor de referencia, para 5 por exemplo, pra ver se é isso mesmo. 

Para conseguir comparar duas entradas analógicas você vai precisar usar o modo 2 (Ax <= Ay) e modo 3 (Ax >=Ay), onde Ax seria AI1 e Ay seria AI2, e criar uma lógica pra usar os dois modos ao mesmo tempo. Uma lógica "AND" com dois comparadores um no modo 2 e o outro no modo 3 talvez funcione. Teria de testar.

Link manual clic02

Anexo PDF e arquivo

Abs.

CK

Anexos

PD PDF

Creio que você não esta setando corretamente a referencia do Bloco, deve estar deixando em 0

Abs.

CK

Anexos

Ou seja, no modo 6 você não consegue comparar duas entradas analógicas, e sim uma entrada analógica com a referência setada. Apenas nos modos 2 e 3 você vai conseguir comparar duas entradas analógicas. Uma lógica "AND" com dois comparadores um no modo 2 e o outro no modo 3 talvez funcione. Teria de testar.

O problema é que o valor de referencia já esta em 5 como pode ser visto na primeira imagem. Olha o que acontece no modo de comparação 3: Ax > Ay

Se eu montar o mesmo o mesmo esquema no modo ladder, tudo funciona, mas não encontro um jeito de fazer funcionar no modo de blocos FDB.

E se você tentar assim, o que acontece?

Não tenho esse simulador.

O comparador só desativa se eu setar o Ay ou seja entrada analógica Ai02 pra 0. Qualquer outra combinação mantém ele ativo, ligando ou não Ai02 no ref, não faz diferença :(

O programa é pequeno e leve pra quem tiver a disposição de tentar

http://www.weg.net/files/products/WEG-software-de-programacao-do-cl...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço