Boa noite a todos, pessoal sou iniciante em Arduino e o meu primeiro projeto sera um alimentador automático e gostaria que este alimentador tivesse um sensor capaz de emitir um alerta quando faltasse ração, qual sensor seria indicado ?

Obrigado Amigos

Exibições: 1212

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Poderia ser por exemplo um buzzer, que emitisse um som quando isso acontecesse, mas poderia ser um alerta no seu smartphone enviado por internet, e poderia citar vários sensores ou alertas para seu proposito, mas trate de ser mas especifico.

Siga estas regras, é um beneficio para todos.

http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar

Abs.

CK

Ok, Obrigado amigo pela atenção, vou tentar ser mais especifico.

Gostaria da indicação de um sensor capaz de detectar a falta de ração no reservatório, as outras etapas farei mais pra frente.

Boa noite SA2S,

Vou enfatizar o que nosso amigo CK escreveu.

Você precisa dar mais detalhes de seu projeto/necessidade, pois com informações parcas

só podemos dar ajudas parcas.

Que tipo é o reservatório de ração, quais a dimensões dele, qual o tipo de ração etc., etc..

O uso de letras digitadas aqui não é cobrado não, alias aqui não se cobra nada,

Portanto seja o mais verborrágico possível, pois a ideia está na sua cabeça e não na nossa..

RV

Boa noite Sérgio !  

Penso eu que você está a procura de um sistema simples, já que que necessita deste sensor, que tal usar sensor a laser ? Exemplo no layout onde à um sistema alimentador de ração para cães. Funcionamento deste sensor  Vídeo do sensor laser

Nunca fiz esse sistema, mas se você tiver interesse em aplicar esse simples sistema. Por logica de funcionamento se tiver ração no pote estará bloqueando o feixe do laser, indicando que ainda possui ração no pote, caso contrario estará indicando vazio.

Espero ter ajudado. Abraço !

Alison Schmidt

Bom dia Alison, ajudou bastante, muito obrigado amigo, vou comprar os componentes e fazer os teste.

Bom dia Sérgio, estarei aguardando o resultado.Abraço!

Uma proposta interessante, mas fico pensando no seguinte, o problema de um sistema desse é a ocorrência de sujidades, as rações costumam ser um pouco gordurosas, eu tenho um arraçoador de aquário, com o tempo forma uma pequena crosta nos locais onde tem cantos, teria que ter alguma adaptação para que o sensor fique livre, algo como uma especie de "casinha para os sensores".

no meu caso, preferi colocar um reservatório transparente, assim quando estiver acabando ou sem ração é facilmente percebido, já que fica em local visível. outra coisa, o ideal é que o reservatório não seja muito grande, pois ração mofa, como o alimentador fica com uma abertura do dispensador, ela acaba perdendo aroma e dependendo o local ou época do ano ela pode acabar mofando, e tem que tomar cuidado pq aqueles fungos com esporos pretos colonizam também organismos vivos, é um perigo danado tome esse cuidado.

Um exemplo abaixo do meu dispensador de ração, eu usei um motor de vibração de celular para derrubar a ração, acredito que você possa usar um maior para fazer a mesma coisa, por exemplo um vibracal de controle de Play Station. O que retem a ração no frasco no meu caso é a própria ração num efeito chamado capela, ai quando o motor vibra ele desfaz a capela, e quando ele para de vibrar ela se refaz de novo é muito simples e bem interessante.

Opa ! obrigado pela contribuição Tiago Alexandre, interessante, como pretendo fazer o comedouro maior vou usar um motor de vidro de carro para dispensar a ração e tenho que colocar algo para vibrar ( estava pensando em colocar um motor de ventilador de microondas), tem alguns momentos que a helicoidal não consegue puxar a ração. Gostaria de alimenta 24 vezes ( 12 vezes ao dia e 12 vezes a noite), alguém teria algum exemplo que pudesse me passar ?

Eita 24 vezes por dia? É peixe que você vai alimentar? Realmente precisa disso tudo?

Quanto ao código ai vale o que o Rui (mineirin RV ) falou acima, para desenvolver um programa é preciso saber as variáveis e o que você tem disponível e o seu grau de conhecimento tanto em eletrônica quanto em programação.

No caso para um alimentador geralmente é preciso de um recurso para medir tempo, em geral o pessoal utiliza um um relógio chamado RTC- Real Time Clock, o modulo mais recomendado é o  DS3231, ou se você tiver um ESP8266 ou similar da para obter essa hora da internet.

Como você vai acionar os motores, vai utilizar um modulo rele ou um transistor?

E por fim qual o tipo de ração que  você vai dar para os animais e a quantidade.

Sao 12 durante o dia e 12 durante a noite, a ração é para diversas fases, a inicial e farofada para alevinos, a medida que vão crescendo vai aumentando a granulatura, com relação ao relogio acho que vou usar o RTC pois no local não tem acesso a net, os motores serão alimentado por reles estado solido, acho que é isso.

Fiz uma adaptação num código que usava no meu alimentador com Arduíno, nesse código eu ainda usava com RTC DS1307 (esse atrasa muito), mas ele esta bem facil de adaptar com outro RTC DS3231 a lógica é a mesma.

Da para melhorar bastante, mas em suma é só isso.

Anexos

Obrigado amigo, infelizmente estava sem net em casa, não tive como abrir o código ainda.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço