Boas pessoal!
Estou tendo problemas com meu MEGA 2560. Meu arduino esta trabalhando como receptora de contato seco vindo de sensores de movimento, tudo funciona perfeitamente, até que aconteça uma queda de energia, quando volta, ele volta travado, responde a ping, porem os contatos ficam inativos.

Configurações:
Arduino MEGA 2560, Ethernet Board.

Atualmente sendo alimentado por nobreak, mesmo o nobreak funcionando com a bateria, quando tem a volta ocorre o problema citado acima.

O que pode ser?

Exibições: 373

Responder esta

Respostas a este tópico

Se esta usando uma fonte de 12V ou acima para ligar o MEGA, esta é a provavel causa, use uma fonte de 9V ou menor para alimentar o circuito.

O motivo é que o regulador do MEGA dissipa muito calor quando acoplado com o ethernet shield e pode ocasionar este tipo de problema.

poste os resultados se fizer o teste.

Abs.

CK

Boa tarde amigo Carlos!

O sistema completo está sendo alimentado com 5V, o engraçado é que em bancada nao consigo reproduzir este problema, só quando está em campo! Dessa forma, com a alimentação de 5V tambem pode ocorrer isso?

Obs: A controladora fica dentro de uma caixa de metal, ligada com interfaces de entrada(contato seco dos sensores) e saida(ligar sirene, giroflex) tudo utilizando acopladores opticos, no qual são alimentadas com 12V(interfaces).

Eu programei o arduino e o sistema completo (client/server), mas a equipe de eletronica montou essas interfaces. A de cima com leds vermelhos sao saidas, as de leds verdes são entradas. Tudo controlado via software utilizando o protocolo UDP. A foto abaixo é da versão 1.0, ja estamos na versão 3.0, que conta com coolers, refrigeração na caixa, mas mesmo assim o problema persiste.

A imagem pode conter: área interna

Olá Eduardo,

Outro motivo muito comum, é falso contato entre os pinos SPI do MEGA e o shield, as vezes os pinos não encaixam perfeitamente por conta de um pouco mais de pressão na hora de encaixar o shield no MEGA. A comunicação é feita via SPI.

Em outras oportunidades, mas ainda se esta em lugar úmido, é o falso contato neste mesmo encaixe e os pinos, já resolvi isso uma vez dando um "banho" de WD40 nas duas placas já que isso não prejudica em nada as mesmas e é dielétrico, sugiro que tente as duas coisas, usar WD40 para limpar os contatos, (Pode exagerar na quantidade) e tratar de encaixar bem os pinos SPI do shield no MEGA.

Abs.

CK

Obrigado Carlos! Irei colocar em prática essas dicas! Assim que conseguir uma novidade, entro aqui pra colocar o resultado e ajudar quem estiver com este mesmo problema!

Abraços.

Obrigado Eduardo.

Bos sorte!

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço