Boa Tarde queria saber se os senhores poderiam me ajudar em uma questão.

Tenho uma pergunta, através do PWM que o modulo fornece para um falante, eu conseguiria coloca-la em uma entrada analógica do arduino e converter ela para o movimento de um servo entre uma faixa minima e máxima utilizando a instrução MAP isso daria certo? ao mesmo tempo usando um outro alto falante pela saída DAC do modulo?

e como deixar preciso essa leitura ??

Esquema em anexo de como quero fazer.

este é um projeto que eu estou trabalhando e queria uma ajuda dos senhores(as), ja que sou "novo" em progamação de microcontrolador 

Exibições: 290

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Tenho várias dúvidas e acho melhor melhorar seu post do que me responder:

1- Inclua o seu circuito

2- Inclua um diagrama explicativo

3- Arduino não tem saída DAC, para isso tem saída PWM

4- Um servo não consegue se movimentar na frequencia de audio

Boa sorte,

  'Eiju

Bom dia, perdão não fui muito claro no post.

Basicamente o modulo WTV020 ele tem saídas SPK+ e SPK -  e também tem uma saída AUDIO-L (que estou utilizando para um amplificador classe D), oque eu queria saber se eu ligar a saída SPK+ em uma entrada analógica do arduino, eu conseguiria através da instrução MAP converter oque esta sendo lido na A0 para a saída ~6 (onde esta o sinal do servo) igual ao exemplo KNOB do arduino, porem invés de usar um Potenciômetro eu usaria o modulo, igual ao esquemático em anexo.

Anexos

Bom dia Reynaldo,

não sei se ainda está trabalhando no projeto mas me deparei com um problema semelhante e achei a solução num post de um projeto chamado Jawduino (http://buttonbanger.com/?page_id=137). A diferença é que ele usa um sensor de volume de som para movimentar a mandíbula mas é bem parecido ao que queria usando a função MAP.

Use um osciloscópio na saída do auto falante em uma porta do arduino (http://x-io.co.uk/serial-oscilloscope/) para estabelecer faixas de níveis de sinal que vão acionar o servo proporcionalmente

Espero que ajude.

O colega Rodrigo Proença acho que ja matou a sua charada, entendeu o que vc quer, fica mais facil ajudar sabendo o que vc pretende fazer...

Se pretende um movimento similar a boca conforme uma fala entenda que o som em um arquivo de som é a onda captada de um microfone na frente da boca, a soma de coisas como sopro, vibração de cordas vocais e movimentos de boca.

Extrair os movimentos de boca do som é coisa bem complicada. vc teria que entender cada silaba e fazer moviementos por tabela para cada silaba. Por ex o "ohhh"  é parecido com o "ahhh" que não se parece em nada com o "shiiii", enfim, vai longe isso.

Mas para fazer uma brincadeira capturar o volume do som já ajuda. Vc pode capturar os picos de valores para saber a grosso modo a potencia (Volume) do som.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço