Olá pessoa!

Sou novo aqui e no Mundo do Arduino também. Sou Eng Mecanico recém formado pela FEI, teno uma noção básica de programação e tenho descoberto muita coisas legal (Como o lab de garagem) ultimamente.

Estou elaborando um projeto de uma envasadora ou dosadora de líquidos com um Arduino.

Ainda estou arranhando na programação e assim que tiver algo mais concreto postarei a mesma aqui. Caso alguém possa me ajuda antes, será de bom grado.

Sobre a máquina:

A máquina possui 3 produtos diferente, e sera acionada ocasionalmente, sendo assim ela não sera utilizada em uma linha de produção industrial nem nada do tipo. 

Quando o operador necessita de um produto, ele posiciona a garrafa e no bico do produto (1, 2 ou 3) e em seguida aciona o botão referente ao produto desejado (1, 2 ou 3)

Produto 1>> Deve ser dosado em 500 ml

Produto 2>> Deve ser dosado em 500 ml

Produto 3>> Deve ser dosado em 1000 ml (1 litro)

Componentes e funcionamento:

 

Para facilitar o entendimento bolei as seguintes imagens referentes ao Layout básico da máquina e aos componentes a serem utilizado.

A maquina vai operar com:

1) Eletrobomba;

    Função: Bombear o fluido.

2) Sensor de fluxo de água;

   Função: Medir a quantidade de liquido que passou para desligar a maquina quando ultrapassar a dosagem programada                       500ml ou 1000 ml

3) válvula abre e fecha.

  Função: evitar vazamento de liquido no bico devido a altura do reservatório (função da torneira na pia).

A logica de funcionamento é simples, o operador deve posicionar a garrafa no bico de produto desejado, em seguida deve pressionar e manter pressionado o botão de acionamento do produto desejado até que o ciclo se complete.

No caso para produtos 1 e 2 o ciclo deve durar até 500 ml no caso do produto 3 o ciclo dura 1000 ml.

O monitor LCD deve indicar para o operador, se o ciclo esta completo ou não. Como exemplo:

O operador manteve pressionado o botão e sem querer no meio do enchimento da garrafa ele desimpressiona o botão. O LDC deve indicar qual o volume que já foi envasado (Ex: 300 ml do total de 500ml) sendo assim, mantendo  pressionado o botão novamente a maquina deve envasar os 200 ml restantes para o ciclo.  

Exibições: 7817

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

muito obrigada, vou dar uma olhada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço