Bom dia pessoal e Feliz Ano Novo!

Sou novo por aqui e entrei por que foi através de algumas publicações daqui que resolvi 98% dos meus problemas com o ESP.

Pois bem, prototipei um equipamento com arduino e ele funcionou perfeitamente, porem meu plano para ele é que envie seus dados para um servidor, foi ai que descobri o ESP, e pelas específicações dele, pude ver que posso utilizar apenas o ESSP8266-01 sem o arduino, mas como não encontrei nodeMCU a venda aqui por Curitiba, comprei um esp 12 e um 01, mas foi uma saga até conseguir fazer as ligações para fazer a gravação do sketch da arduino IDE direto nele.

Porem após conseguir gravar e remover o jumper do pino GPIO0 a placa não executa o trabalho, nem ao menos o BLINK básico.

Bom segue o esquema que eu utilizei:

A unica diferença é que ao invés de um FTDI (que não encontrei a venda por aqui e não tinha tempo pra aguardar a compra pela internet) eu utilizei um TTL-USB, que fornece 3v3 na própria placa.

Usei resistores de 10k para o RST e CH_PD, e aterrei o GPIO0.

Não sei agora se o problema está no processo ou na placa, pois após gravar um sketch de exemplo, como o blink, removo a ligação do GP0, e reinicio o circuito, nada acontece.

Se alguém puder me ajudar a esclarecer onde está o problema, ou se devo comprar outra placa ajudaria e muito.

Exibições: 2723

Responder esta

Respostas a este tópico

ADS,

Obrigado por entender onde queria chegar, você tem toda razão de que não vale arriscar, e em caso de problemas no circuito sim pode danificar a porta do computador, e claro nem todos as vezes, eu me incluo, temos o cuidado de checar duplamente as ligações para evitar problemas por descuidos, porém como você entendeu, minha ideia foi apenas isso mesmo, esclarecer que sim é possível, mas não recomendável em alguns casos, principalmente se não conhecemos a a máxima corrente de nossa USB, e impossível se nossa aplicação será definitiva obvio. 

Fico contente em ver que fui bem interpretado naquilo que pretendia sem causar nenhum tipo de polemica e sim o contrario, enriquecer o tópico.

Abs.

CK

Carlos kwiek

Essa é a ideia pulverizar a informação, claro que às vezes a gente peca nas colocações, mas  sem intenção de ser prepotente.

E observações são sempre bem vindas, pois faz com que passemos a pensar de outra forma também.

Por outro lado se a gente errar é uma forma de a gente se corrigir também, pois não somos o dono da verdade absoluta.

{}

Bom vamos lá, realizei o teste com a ligação simples sugerida pelo Carlos, e nada feito o led ao invés de piscar ficou constantemente ligado, quanto á fonte de energia, concordo com o Carlos quanto a usar ou não, no pc em que testei a usb forneceu até um pouco mais que 1A, não creio que uma ligação usando só um led exija mais do que isso, mas em todo caso, já fiz o teste com uma fonte externa e da mesma forma não aconteceu.

sobre a ligação do GPIO0, estava fazendo como em todos os locais onde vi, ligando ao gnd para gravar (isso deu certo) e desligando do gnd para executar, mas a ideia dos botões me pareceu melhor até do que ficar ligando e desligando fios, e é claro que vou testar, usando fonte externa e usb também, assim que possível eu informo se deu certo

Saulo, boa noite!

Me fale uma coisa esse módulo ESP-01 que você possui não é um que tem o IO16 no conector não é?

ao que me parece, este 01 não possui a 16 não.

Eu perguntei, poi tenho uma versão que no lugar do reset, veio disponibilizado o IO-16 assim para entrar no modo boot, é necessário cortar a alimentação.

Mas se não é o seu caso tranquilo

aproveitando o post, tira uma dúvida minha.

Possuo 2 esp01 com io16, e acontece o mesmo problema, grava o código, mas não executa, como seria a diferença de pinagem para ele executar normalmente apos o código gravado?

Saulo boa noite,

Pelo que entendi você possui também um ESP8266-12 nodemcu (Me corrija se estiver enganado) esta placa não precisa de reset nem aterrar o GPIO 0 no GND, com esta placa você também não conseguiu o resultado esperado?

Abs.

CK

na verdade não Carlos, possuo apenas o modulo 12 (na verdade é o 12T) sem o nodeMCU, infelizmente não encontrei com o node nas lojas físicas, encomendei com node pela internet já mas demora um tempo a chegar, e infelizmente meu prazo é curto e preciso agilizar os testes ou desistir de usar o esp logo

Rapaz é muito tranquilo entrar no modo boot.

Agora eu faria o que o José Augusto sugeriu, pelo menos para ver se o ESP-01 esta vivo.

Faça as conexões normais que já deve estar feitas, Abra um emulador serial, quando der reset, ele irá retornar alguma coisa para você, como fabricante, etc..

Outra coisa que pode fazer é enviar comando AT via RealTerm por exemplo, para ver se ele retorna algo em resposta,  não esqueça selecionar CR e LF

Saulo,

Lamentavelmente não a nada a agregar alem de reforçar o que os colegas J.Gustavo e ADS já disseram, verificar pelo menos se o seu ESP esta vivo via comandos AT, embora se esta bom deveria funcionar perfeitamente com a IDE arduino, é intrigante que você esteja carregando o programa normalmente e aparentemente o LED não responde, você tentou imprimir no monitor serial alguma coisa, tipo após o digitalWrite Serial.println ("Liga"); por exemplo? Ou seja la o que for, apenas para ver se o LED não liga mas imprimi no MS? 

Abs.

CK

Sobre os testes galera, fiz a ligação com botões, com e sem fonte externa,  e nada, os leds da placa piscam, indicam o RST, porem dessa forma nem a gravação aconteceu, alguma ideia do motivo disto? devo trocar a placa?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço