Exibições: 1700

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado por me corrigir super ze gustavo,  

   Sobre a NFC (e não nrf kkk )  eu não acho que vá substituir a bluetooth,  eu acho que tem espaço pra as duas tecnologias.

    A NFC pelo que vi precisa de mais proximidade, a bluetooth ao contrario tem as tais classes A, B e C que vão de 3 a 10m (ou é 100m ???)  bem não lembro.

   Mas acho que as duas podem conviver tranquilamente assim como tecnologias similares coexistem em várias áreas.

Fiquei muito impressionado com a tecnologia LoRa. É claro que existem milhares de aplicações possíveis onde velocidade e quantidade de informação  transmitida/recebida não sejam primordiais, como por exemplo no uso de SMS onde é possível, querendo-se, "matar" um assunto em pouco mais de 100 caracteres. Numa situação de emergência seriam mais do que suficientes.....

Falo isso por ser integrante de um grupo de motociclistas que as vezes aventuram-se pela américa do sul em locais distantes de tudo, desérticos, sem energia elétrica, e muito menos sinal de celular. Mesmo usando rádio comunicadores nos capacetes o alcance nem sempre é garantido além de 1 ou 2 km em geral, e nesse caso a tecnologia LoRa poderia ser muito útil.

Alguém que ficasse se desgarrasse do grupo para trás, por descuido ou um pneu furado poderia simplesmente mandar uma mensagem tipo "Parei. Pneu furado", e a emergência teria menores consequências....

Com um arduino, um shield LoRa e a biblioteca speech essa e outras situações similares teriam um final feliz, mesmo com baixas taxas de transmissão e poucos caracteres.

Alguém pensou em algo similar? 

Em se tratando da LPWAN (Low Power Wide Area Network), existem três propostas que se destacam. LoRa, Sigfox e NB-IoT. Resumindo, LoRa é totalmente aberto, você pode construir sua rede do zero. Sigfox tem um conceito parecido com as Telecoms mas com foco em IOT, eles fornecem toda a infraestrutura com planos, facilita o desenvolvimento mas fica preso a tecnologia e plataforma. NB-IoT reaproveita a infra e modelo existente das empresas de telecomunicação tradicionais. 

Como atuo com pesquisa e ensino faz parte do trabalho utilizar, montar experimentos com essas tecnologias. Como acompanhei muita divulgação da SigFox, chamado para desenvolvedores, cobertura em breve para todo Brasil, resolvi inciar meus ensaios com essa tecnologia. 

O passo inicial foi aquisição de um módulo modem [1], valor aproximado de 30 reais. Existem opções mais completas e caras, como esse kit [2].

Com o modem de 30  reais a principio seria possivel iniciar já que existe documentação [3], basicamente comando AT.

Eis minha decepção ao tentar vários contatos com o representante no Brasil para habilitar um plano, sem Nenhum retorno. Enfim contrariam todo o discurso que propagaram.

Alguém já teve alguma experiência com Sigfox? 

De momento abandonei o Sigfox e estou investindo estudos em Lora. É possivel comprar os módulos com facilidade[4] e existem muitos guias e tutoriais de como montar sua rede e disponibilizar mundialmente. O alcance pode variar de 2 a 15km.

Sobre o uso do GSM existe a facilidade da infra existente porém  a politica de preços não é a mais adequada para IoT.

 Referências

[1] https://loja.smartcore.com.br/modulo-sigfox-wisol-para-zona-rcz2-sf...

[2] https://www.thinxtra.com/xkit/#step-4

[3]https://yadom.eu/pack-10-modules-wisol-sfm10r2-pour-le-reseau-sigfo...

[4]https://www.aliexpress.com/item/CDEBYTE-Free-Shipping-915MHz-E19-91...

Pelo escrito, a tecnologia LoRa é a única totalmente "autônoma" sem depender de terceiros, redes e etc. Por isso enquadra - se perfeitamente para comunicações em locais inóspitos. Em situações de emergência qualquer auxílio é melhor que nenhum, e pelo seu potencial alcance em locais ermos a minha proposta parece ter boas aplicações. Caso queira fazer algo nesse sentido posso colaborar com o fornecimento de hardware e componentes para o desenvolvimento.
Lauro - bybecker@gmail.com

Sim, LoRa tem grande potencial de aplicação em situações de desastres e emergências, mas penso que pode ser de grande valia em prevenção. Por exemplo chegando a época de chuva quantas pessoas são vítimas de soterramento por deslizamento de terra, outras vítimas de enchentes. Um sistema de monitoramento de movimento de solo, nível de rios ajudaria muito na prevenção. Como o alcance é grande principalmente em áreas abertas. Alguns módulos atenderiam uma grande área. Lauro, podemos conversar sobre o desenvolvimento de projetos com LoRa. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço