Pessoal é o seguinte,

eu estou precisando fazer com que o arduíno funcionasse como uma gateway  em que faria uma interface de comunicação Modbus por RS232 com um protocolo binário personalizado. Na verdade seria utilizar um Leitor RFID com um PLC Rockwell. No caso o protocolo binário personalizado seria o RFID. Segue abaixo o cenário que eu preciso. Desde já agradeço a ajuda.

Exibições: 991

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal, 

Vc já começou ? Tem uma duvida mais pontual ? Precisa de uma dica para iniciar ou já tem algum componente ? Vai usar arduino mesmo ou alguma versão moderninha ? O ESP32 por ex tem 2 (ou mais) seriais em hardware, pode ser uma oportunidade de usar ele. Embora um simples UNO com softserial possa fazer o serviço.

Perdoe-me, acabei não especificando muito.

Por enquanto eu estou precisando mesmo para fazer testes. Já possuo um arduíno. Eu ainda não comecei, pois ainda não tenho muita noção do que fazer, por isso estou pedindo ajuda. Eu preciso mesmo é fazer tipo uma conversão de protocolos de pacotes de dados tipo Modbus para um mais personalizado (No caso o RFID tem seu próprio protocolo). Eu sinceramente não sei por onde começar.

Agradeço a ajuda.

Para o lado do CLP:

Sugiro dar uma estudada nesses 3 caminhos:

1) Fazer "na unha" estudando o manual da WEG. Não recomendo nos dias de hj seguir esse caminho, mas foi o que fiz a uns 10 anos para 8051 e fiquei muito satisfeito. Era o que se tinha na época...

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-plc300-comunicacao-modbus-...

2) Fazer usando SCADABR, que é uma fabulosa solução com muito suporte aqui e em muitos lugares. Não usaria para um simples ponto a ponto, mas acredito que atenderia bem:

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr

3) Usar recursos mais simples como apenas uma biblioteca do protocolo:

http://www.instructables.com/id/Modbus-RTU-Master-With-Arduino-in-5...

Sobre o lado do binário:

Pouco dá pra dizer sobre essa parte pelas informações que vc passou, mas vc pode implementar na sequencia no mesmo programa, usando uma Softserial.

Desculpe a ignorância, mas como eu uso um Softserial? Já estou vendo o programa scadabr.

No seu caso, se entendi, vc vai precisar de 2 seriais. Uma para falar com o CLP e outra para o Modbus.

Sendo assim uma vc pode implementar em hardware e a outra em software, usando:

https://www.arduino.cc/en/Reference/SoftwareSerial

No caso você está dizendo para conectar um nos pinos 0 e 1 (Hardware) e o outro fazer uma virtualização da porta? (tipo, usar outros pinos digitais - Software) ou estou entendendo errado?

Pessoal, eu realmente não sei nem como começar a fazer isso. Estou completamente perdido. Eu preciso fazer uns teste e tive uma ideia a princípio de usar dois arduinos e um pc, sendo que:

PC: Mestre

Arduíno 1: gateway

Arduino 2: Escravo

Queria mandar uma requisição  via usb serial, O arduino gateway iria traduzir para modbus e depois mandar para o arduino escravo. O arduino escravo manda resposta para ter um caminho inverso.

O problema é que não tenho uma noção muito boa de como eu poderia fazer isso. Alguém poederia me ajudar?

Bom dia Tadeu.

O meio físico entre o plc e o gateway tem que ser RS485? E O meio físico entre o gateway e os leitores RFID também é RS485?  Se sim para das duas perguntas, o ideal seria usar um único arduino, pode ser um uno e dois shield RS485, sendo um shield ligado na uart nativa e outro via software serial. Para testes poderia usar um software como o mdbus e um conversor RS485. Qual o modelo desse leitor RFID?  

Sds, Jucelei. 

Boa tarde Jucelei,

Sim para as duas perguntas. A princípio eu utilizaria sim um só arduino. Mas como ainda não possuo os rfid e o plc, eu queria bolar algum jeito de criar o gateway com arduino. O outro arduino serviria somente para testar o gateway, entende?

O que eu to precisando mesmo é saber como programar o arduino para funcionar como um gateway. Pois eu não faço idéia de como fazer isso.

Agradeço a sua ajuda.

Entendi. O ideal seria adquirir o um leitor para testes, fica bem complicado tentar de fazer algo assim, ainda mais sendo um primeiro projeto. Sobre como o gateway irá funcioar é necessário um estudo aprofundado do leitor e de que informação será buscada nele. Tem como passar o modelo? O fabricante disponibiliza algum software para configuração e testes? São informações importantes.

Sds, Jucelei.

Entendo isso, 

Os leitores já estão sendo adquiridos e eu espero poder testá-los. Porém eu quero poder compreender como é possível fazer uma gateway usando arduíno(e se é possível). Depois que chegasse os leitores eu mudaria o programa de acordo com a necessidade. Mas por enquanto eu quero simplesmente fazer com que o Arduíno aja como uma gateway. E é isso que não tenho noção ainda.

Mas para responder sobre o modelo, é o L-A10 da Acura Global. A princípio não sei se disponibiliza ou não. 

Eu sei que parece meio complicado, mas eu procurei em tudo quanto é lugar e não achei exatamente o que eu preciso.

Só de poder entender como eu poderia fazer isso, já daria uma luz pra mim.

Bom dia.

Não encontrei  documento algum desse leitor. Geralmente esses leitores ao detectar que foi aproximado o cartão enviam uma string via serial. Se for assim vai ser um tanto complexo integrar isso no clp. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço