ligando uma bomba de limpador de parabrisas ao arduino

boa tarde pessoal estamos tentando montar uma bomba ligada ao arduino, ja fizemos um circuito de proteção usando um transistor bc 548, um resistor de 1k, um diodo e um relé de 12v mas quando liga a bomba a tensão se reduz a menos de 1v. Se alguem poder me ajudar com alguma informação eu agradeço. To mandando um modelo do circuito de proteção anexado.

Exibições: 7478

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom você não especificou a fonte que está usando, mas essas bombas de limpador são punk, devem consumir bem uns 500mA

Tenta botar a bomba direto, ligada nessa fonte e veja se não arriando a fonte...

PS: Antes que achem que eu escrevi errado. 

Arreando é colocar arreios, arriando é colocar para baixo, ceder, etc

ela esta sendo alimentada em 12V. o rele é alimentado com 12V e o comum do rele esta ligado em 12V.a gente mediu a saida do rele esta dando 12V.quando a gente liga a bomba ao rele so sai 0V.o motor ta girando mas nao tem força o suficiente para puxar a agua.

obrigado pela atenção!

se poder esclarecer mas sobre o assunto agradeço desde ja.

qual a corrente da fonte 12V? as bombas de limpador de parabrisa geralmente consomem pelo menos 3A. Veja esse detalhe. 

abs.

Onde tu achou relé que possa ser alimentado em 12v e ativado com os 5 do arduino? Procurei por tudo que é lugar. Comprei vários que a entrada DC é entre 28 e 30V.

Legal. Vou dar uma olhada. Mas como para a bomba estou usando uma bateria de carro, imaginei que não fosse ter problemas apenas usando o relé.

Obrigado!

são comuns os relés com controle de 5, 6, 12, 24v onde os de 5 e 6 facilmente tem entrada de 12 a 127 ou 12 a 240v / 10A.  todos os modulos prontos para arduino basicamente usam esse intervalo de entrada. 

A fonte de 12V não esta conseguindo suprir a corrente exigida pela bomba.

Veja as especificações de consumo de corrente da bomba e use uma fonte adequada.

O grande problema dessas bombas é a falta de especificacões. Normalmente vem escrito apenas 12v. Acredito que pelo fato de serem projetadas para usar com a bateria do carro como fonte, portanto não havendo preocupação com o consumo de corrente da bomba pois a bateria supre facilmente.

Boa Noite,

Tava aqui gastando umas horas nesse assunto e me deparei com o seguinte problema:

- Liguei a afamada bomba uma bateria de 9v e tudo bem ( ela funciona ), apesar da baixa rotação sucesso, toda via como ela drena a força da bateria de forma voraz a mesma não consegue manter o sistema funcional por mais um ou dois minutos ( problema)

- Não vendo viabilidade na alimentação com 9v, parti para a alimentação com 12v, e foi nessa hora que surgiu o problema, o primeiro teste foi na alimetação da fonte de um pc de mesa peguei os conectores de 12v do mesmo e liguei a bomba e funcionou que uma blz, ai fiz a a medição do consumo de corrente (0,88a)

- dai tive aquela ideia ninja, tinha um carrgador antigo 12v com as especificações de saida da seguinte ordem, output 12v 1,5a, na minha cabeça 1,5a é maior do que os 0,88 consumidos e estaria ok, mas não foi assim, quando a bomba é ligada no carregador ela fica ligando e desligando a bomba intermitentemente e oscilnado a corrente entre 0,22 e 0,88, ai não entendi nada, toda via quando ligado em minha bateria 9v ela traalha corretamente com uma corrente de 0,45a

Pessoal porque o carregador faz a bomba funcionar deste modo, o que eu não to vendo???? 

Bom dia , 

Seu carregador de bateria de Smartphone ou celular , deve ter proteção contra sobrecarga. 

Quando o motor é ligado, ele deve consumir muito mais do que a fonte aguenta.

Deve ser por isso , que fica desligando e ligando. 

Sugiro também que atente pras especificações do relé para a corrente máxima suportada a 12V DC, para que não exceda e torre seu relé.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço