Caso alguém entenda do assunto, possuo um conjunto de 3 placas e quero ligar a rede elétrica (on grid), é necessário um inversor 12v para 220v, porém acabei de medir a voltagem da placa é constatou mais que 200v, nesse caso o inversor seria realmente necessário? Pesquisei mas não encontrei nada do tipo, caso alguém tenha conhecimento na área agradeço a ajuda!

Exibições: 205

Responder esta

Respostas a este tópico

Estranho, achava que já tinha te respondido, deve ter dado erro...

Na verdade é um pouco mais complicado. 

O tal "inversor on grid" faz uma medição da rede e injeta tensão (corrente) na mesma fase da rede. Tem um sistema de proteção para casa a energia caia não tente alimentar sozinho o bairro todo.

Estranho que vc tenha medido 200V, deve ter sido um erro de leitura ou existe algum componente a mais nesse circuito, como um diodo, que está te mostrando o pico de tensão. Quando for ligada uma carga isso cai para o correto. Se quiser tentar ligue uma lampada de filamento 220V 5W  (aquelas de forno) por exemplo e veja se com essa carga continua essa tensão. Queimar não vai.

Enfim, esse iversor é específico, precisa ser instalado por pessoa autorizada e capacitada, precisa da ciencia e concordância da concessionária.

Se quiser aproveitar suas placas para outra coisa recomendo fazer um sistema de iluminação, por ex. Vc pode fazer com 12V mesmo. Usando lampadas 12V. 

O primeiro passo é saber que placas são essas. Elas tem algum codigo ? Mande uma foto.

Boa noite, 

Favor explicar - " possuo um conjunto de 3 placas".

Que placas são essas ? Informe a especificação.

Bom dia!

Como os colegas acima falaram nos de mais detalhes das placas!

1° Ponto: as placa geram energia elétrica em corrente continua, logo se ligar na tomada(corrente alternada) ira queimar as placas(na melhor hipótese).

2° Ponto: A potencia das placas se da pela ligação paralela das células, a tensão das placa se da pela ligação em serie das células. observe a potencia que suas placas geram. Quantos Wp elas geram? Voce precisa saber disso para poder dimensionar o seu inversor.

3° Geralmente se usa celulas de 4´x4´ >>  CELULA e se constroi a placa com uma  potencia e tensão de 100w e 12v

250w 30v , nunca vi placa gerar tenta tensão! deve ser uma medida de pico ou por estar sem carga esta "flutuando".

Vai queimar as placas desse jeito, de uma olhada nessa loja para ver os equipamentos necessarios https://www.minhacasasolar.com.br/ListaCompra/kit-solar-grid-tie-64...

É preciso de um inversor tie-grid para fazer a interface entre os painéis e a energia da casa, e outra tem que substituir o relógio medidor de energia próprio para tie-grid.

Outra coisa, se você liga os painéis com o inversor na rede, você acaba energizando a rede fora da sua casa, isso pode acabar matando ou provocando acidente para o pessoal da  concessionaria de energia que estiver dando manutenção na rede da sua rua, por isso é preciso ter projeto na concessionaria de energia para eles tomarem as devidas precauções nesses casos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço