Ola!

Estou desenvolvendo um sistema utilizando o Arduino Nano e o ESP8266 como wifi. Eles deverão ficar isolados em um ambiente, sendo apenas alimentado pela rede elétrica. Entretanto estou enfrentando um sério problema para o ESP funcionar. Vou fazer uma breve descrição do projeto.

O sistema será alimentado pela rede 127/220 V que se conectará em uma fonte Hilink que transforma a entrada em uma saída de 5V com 600 mA no máximo de corrente.

Resultado de imagem para hi link

Os 5 volts da saída irá se conectar ao pino 5V do nano e alimentar toda a placa.

Como o ESP8266 funciona com tensões de 3.3 volts, utilizei um conversor lógico que transforma os 5V em 3.3V.

A ligação dos pinos do ESP ficaram assim:

- GND no GND da fonte ou do arduino;

- Vin = 3.3V no 3.3V do conversor lógico;

- TX no pino 4 do arduino;

- RX no conversor lógico e depois no pino 5 do arduino;

- CH-PD com resistor de 1 kohm no 3.3V do conversor lógico.

Sei que o ESP necessita de uma "elevada" corrente (em torno de 300 mA se não me engano). Mas a fonte alimenta o sistema todo com até 600 mA e mesmo eu fazendo um divisor de tensão direto da saída da fonte (5v para 3.3v) sem passar pelo arduino nano,  o ESP não liga.

Além disso, sem o ESP estar conectado, o pino de 3.3v fica com esse valor. Mas ao ligar o ESP a tensão cai para 1.4v, fazendo com que o nano se desconecte do PC (continua ligado o LED, mas perde a conexão).

Alguém teria uma ideia ou dica? Pode até ser que eu tenha queimado o ESP!

Exibições: 2025

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

No link abaixo um vídeo no meu canal, na descrição link para o projeto completo. Veja se ajuda.

CLIQUE AQUI LINK

Abs.

CK

Bom dia Carlos,

Muito obrigado pelo retorno e atenção. Assisti seu vídeo todo ontem e desde já deixo os parabéns, mas infelizmente ainda não consegui resolver o meu problema!

Bom dia Paulo,

Obrigado! Você conhece este modulo: AQUI

Onde você esta tendo problemas, porque não faz o seguinte, anexe seu código aqui que eu tento replicar para você e faço um vídeo. Se possível anexe foto ou esquema desenha de como esta fazendo a ligação.

Não esqueça de seguir as regras e não colar códigos na área de texto, apenas anexe, 

Abs.

CK

Bom dia Carlos,

Eu não conhecia essa placa aí, até assisti o vídeo que tem nesse site, bem legal mesmo! Vou dar uma pesquisada nela! Em relação ao código eu não tenho ele montado ainda, pq eu já tive problema na parte de montagem do sistema e por isso parei de escrever o código por enquanto! Vou tentar fazer um desenho e postar aqui kkkkkkkk mas já vou falando que não será nada profissional! 

Obrigado!

Não precisa ser profissional, pode ser a mão livre mesmo, mas já vi que você esta ligando errado o conversor, vou tratar d epostar um desenho.

Abs.

CK

Você esta ligando assim?

Lembre-se também, que a fonte que você esta usando, 110/220V fornece apenas 3W/5V = 600mA e muitas vezes menos que isso, são xing ling, se tiver uma outra fonte de 5V/ 1 Amper poderia fazer o teste com outra fonte, sempre e quando esteja ligando o conversor adequadamente.

Abs.

CK

Beleza, vou analisar isso também e medir com um multímetro quanto está saindo dela de corrente!

Vou tentar fazer o desenho também de todo o sistema e posto aqui para você ver, como pediu!

Abs.

A questão é que os divisores resistivos se baseiam no princípio de que a tensão em um componente pode ser determinada por uma relação entre sua resistencia e outra resistencia em série.

Assim quando temos RA e RB em série ligados uma tensão podemos determinar a tensão sobre RB. Isso é certo, mas é calculada em função de RA e RB. Ou seja: Se RB for variável não nos serve a equação, ou até serve mas a saída é variável, de nada nos serve um regulador variável (ajustável até seria bom).

RB (o que fica em paralelo com a carga) pode até não variar, mas a carga varia, dando na mesma.

Por isso um divisor resistivo nunca pode ser considerado, confundido ou usado para alimentar uma carga variável. Na verdade mesmo para uma carga fixa ele é péssimo. Serve apenas para sinais, polarização, etc. Situações de corrente simbólica e carga constante ou nenhuma.

Use um regulador !

Com um regulador vc tem alguma chance de seu circuito funcionar.

Pode ser ainda que nem funcione pq 600mAC (miliamperes chineses) equivalem a pouco mais de 500mA e o consumo do ESP é bastante irregular. Quando ele esta transmitindo gera muito ruído, precisa de filtros (capacitores). Vc tem que adicionar. Mesmo assim não sei.. Se ele gasta 300mA sobram 200mA para o outro microcontrolador e seus outros componentes. Em alguns momentos de pico o ESP pode disparar o "rearme" do modulo de fonte inteligente, que desliga e volta a ligar instantes depois. Aih vc vai ter o sintoma de perda de conexão.

Enfim, pq vc não poe tudo dentro do ESP ??? O Esp pode ser programado com a interface do arduino, se transforma em um arduino. Vc resolve 2 questões. Pq pode já comprar o ESP da Wemos (NodeMCU), por ex, já alimentado a 5V com ESP e arduino dentro do esp.

Se quiser tem um com OLED mto lindo. Recomendo para fazer debug. 
Nem foi util ainda nos meus projetos, mas é lindo.

Bom dia Eduardo,

Obrigado pela resposta e atenção! Está ai um ponto que eu não tinha pensado viu. No caso, estou usando um conversor lógico igual ao da foto.

Resultado de imagem para conversor lógico foto

Ele pode ser o problema mesmo e vou analisar esse ponto levantado por você. Mas no caso, usando o regulador de tensão para alimentar o ESP eu conectaria nos pinos Vin e CH-PD dele. Em relação ao pino RX que irá para o arduino, eu utilizaria um resistor para reduzir os 5V para 3.3V ?

Em relação ao NODEMCU eu tenho um, comprei apenas para ver sua configuração e fazer alguns testes. Iria atender muito bem meu projeto, uma vez que já tem o sistema pronto que estou tentando fazer do "Arduino com  ESP". Porém, ele tem apenas uma entrada analógica e eu preciso de 3 para ler os valores de 0 a 5V dos sensores que vou colocar no projeto. Por isso que não estou utilizando esse modelo.

Vou ler mais um pouco a respeito do regulador de tensão e espero conseguir resolver esse problema!

Obrigado!

Você esta fazendo a ligação errada no conversor.

Veja se o ESP32 não te atende.

Ele tem muito mais pinos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço