( resolvido ) Sistema de injeção para motor gerador em arduino

Alguém já fez a programação de injetor de combustível em arduino?
Estou com um problema no meu tcc onde preciso injetar dois combustíveis onde um desses deverá ser com a ajuda do arduino já que estou utilizando combustíveis não misturáveis.
Estou utilizando um motor gerador modelo branco 3800e ciclo Otto de 60hz

Exibições: 823

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde 2MS,

para apresentar seu TCC você terá de escrever algum texto?

Se sim, tome cuidado com as virgulas, pois seu Prof. pode te dar nota baixa.

Matar um rei não é pecado.

Matar um  rei, não, é pecado.

RV

Onde vc está no projeto ? tem uma duvida mais específica ?

O circuito clássico de um motor com bico injetor é assim:

Um tanque, uma bomba de combustivel que pressuriza a tubulação, uma tubulação que aguenta a pressao (muitas vezes metálica) que leva até os injetores, uma valvula reguladora de pressão na linha que devolve parte do combustível para o tanque (canister).

Tendo o combustível pressurizado o bico injetor abre e fecha permitindo a injeção de combustível de forma proporcional a largura do pulso.

O acelerador abre a antrada de ar e vira um potenciometro avisando isso ao microcontrolador.

O microcontrolador le a roda fonica procurando o angulo de disparo do motor para saber em que momento acionar cada injetor.

O microcontrolador le a sonda lambda (o nome varia conforme o fabricante) que é um sensor de CO ou CO2. Ele equilibra a mistura (injeta mais ou menos) conforme a queima indicar excesso de combustível.

Existem alguns motores com detalhes como sensor de fluxo de ar, que é feito com um filamento aquecido. Conforme o ar passa o filamento é resfriado. Pelo resfriamento do fio é possivel saber o fluxo de ar. 

O circuito classico desses geradores é:

Um tanque acima do motor, o combustível cai por gravidade ou tem uma bomba simbólica que leva o combustível ao carburador. O vacuo do motor chupa a gasolina mais quando tem mais aceleração ou o carburador dá aquela solução que não dá pra entender mas que funciona perfeitamente. O acelerador abre a entrada de ar.

Enfim, textão para te dizer que se seu TCC é para esse ano e vc achou que era só ligar um bico injetor terá problemas. 

Diga mais sobre sua ideia. Diga onde está a duvida. Se ela for "por onde começo?"... Dificulta...

Existe uma versão mais simples de injeção usada por ex no Monza, era a E.F.I que injetava no "carburador" em vez de injetar no cabeçote (M.P.F.I). Esse bico era mais simples pq não precisava injetar no momento certo. 

Detalhe de um bico injetor injetando combustivel no "carburador" de um Monza EFI:

Desculpe se não fui bem na minha explicação. Meu tcc já quase concluído, a programação do novo bico injetor está pronta para gerar pulsos de acordo com a onda gerada pelo motor gerador. Meu problema é, Quero injetar esse novo combustível na entrada de admissão de ar, porem ainda não sei como sincronizar essa injeção com a abertura da válvula de admissão já que nesse motor não tem um sensor tps. Esse sincronismo teria que ser de outra maneira para injetar no momento exato da abertura . Alguma sugestão ?

Podia ter feito essa pergunta em vez de fertilizar nossa imaginação...

Não precisa. A admissão chupa a mistura somente na hora certa (válvula de admissão).

Tente o exercício de alimentar manualmente um motor. Pegue um vidro de adoçante vazio (frasco adoçante=frasco medio com conta gotas na ponta), coloque um pouco de gasolina (é perigoso, tome os cuidados necessários), jogue um jatinho no carburador e de a partida. Depois mantenha um fino jatinho sobre a borboleta, observe e acelere e desacelere, jogue acelerado, desacelerado, enfim... Nos anos 90 fazia isso com o carro do meu irmão, era um Corcel,  queria entender a magica do carburador...

Vc vai ver que desacelerado vc chega a molhar a borboleta, mas quando acelera ela seca. Seca pq a corrente de ar sendo admitido sopra a gasolina. Mais ar = maior evaporação. Aih vc precisa remolhar a borboleta mais rapido ou o motor morre. Se mantiver a aceleração constante e molhar demasiadamente simplesmente a gasolina fica la, se acumula sem evaporar toda. Aih que dá aquela explosão dentro do carburador que assusta. 

em rotação não vai fazer diferença se vc injetar milisegundos a frente ou a tras da fagulha pq quem vai injetar mesmo a mistura é a valvula de admissão.

Ainda, uma volta do motor suga n mm3 de ar. Quantos mm3 de ar cabem dentro do coletor de admissão ? O que vc injetou a mais só vai chegar no pistão no outro ciclo de admissão;

Claro, pq estamos falando em injetar no TBI. Se fosse no pistão vc precisaria de um sensor.

no final deu tudo certo!!!

 sincronizei a injeção de acordo com a frequência gerada (no caso 60Hz) através de um circuito zero crossing para controlar os pulsos...programei no arduino a lógica para a injeção, calibrei o bico para uma vazão de acordo com a quantidade que precisava ser injetada e deu tudo certo no final. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço