Boa tarde senhores, estou fazendo um gerador eólico e estou desenvolvendo os sensores necessarios, que tratam - se do Anemometro e da Biruta.

O Anemometro é responsavel por determinar a velocidade do vento, já a Biruta é responsavel por determinar a direção do vento.

Eu confeccionei o circuito da biruta com 8 reed switchs distribuidos num disco circular de acordo com os pontos cardeais primarios e secundarios, que são acionados por um imã que está colado numa haste localizada acima do circuito, onde a mesma é orientada pelo vento.

Tambem confeccionei o circuito do anemometro com 3 leds emissores e 3 leds receptores (fototransistor), que estão de frente um com o outro.
O led trabalha sempre aceso, de modo que para gerar pulso, basta interromper a emissão da luz do led para com o recpetor, para isso, eu fixei 3 hastes com copinhos na ponta que giram sobre um eixo móvel de acordo com a velocidade do vento, e nessas hastes colei uma lixa na vertical, onde durante o giro ela passa exatamente entre o led e o led receptor, interrompendo a passagem de luz gerando pulso, a frequencia com que esses pulsos sao gerados determina a velocidade do vento.

Este projeto trata se do meu trabalho de conclusao de curso e ficarei muito grato pelas dicas e melhorias que voces puderem me ajudar, sou péssimo com programação, toda e qualquer ajuda é muito bem vinda, desde já agradeço a atenção de todos voces.

Obs: um dos membros ja tem me ajudado bastante, espero que esse topico tambem ajude outros que possuem as mesmas dificuldades que eu.

segue em anexo os skecths referente ao anemometro e referente a Biruta+motor de passo

preciso mesclar essas duas programações numa só, para poderem rodar juntas.

Exibições: 1391

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

a formula de velocidade "  velocidade = count/500; "

que tipo de analise eu devo fazer para definir esse valor de 500 no meu projeto ?    

Boa dia senhores, segue em anexo as fotos da ligação.

Foto 1 e 2 , são de como liguei as entradas analogicas dos Ports A0, 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8 , 9.

              liguei tambem o port 2 PULL UP na entrada analogica (estaria correto?)

              liguei tambem o gnd

Foto 3, são das saidas 10(ENABLE), 11(CW - direção), 12 (CLK - Clock)

Anexos

Sketch - Programação

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço