Boa noite Garajistas,

Estava com um projeto que era bastante simples: preciso exibir no monitor serial do arduino os valores analógicos fornecidos por um potenciometro linear B10K. Até aí tudo bem.

Fiz os testes com ele em protoboard e funcionou como deveria.

Porém, depois que eu soldei os fios nos seus terminais, os valores que eu recebo não são confiáveis, porque eles, além de variarem muito, estão errados. Por exemplo, coloco ele no seu curso mínimo, onde a leitura deveria ser 0, e ele me dá valores de 40-70. Esse é só um exemplo, todos os valores tem um erro 100 vezes maior do que quando ele estava ligado só no protoboard, e a única diferença é que eu soldei 3 fios nos seus terminais, os quais agora ligo diretamente no arduino. Gostaria de saber se alguém já teve algum problema parecido e poderia me ajudar. Porque, como eu já disse, o problema ocorre somente depois que soldo os fios, cheguei a trocar de potenciometro e o problema foi o mesmo.

Vou anexar o código, mas ele não tem nada demais (nada mesmo).

Att

Exibições: 3441

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Testei com dois potenciometros e ocorria a mesma coisa. Quando soldava os fios os valores da resistencia aferidos pelo multímetro eram inconsistentes. Resolvi comprar outro e agora está dando certo. A questão é que quando tirei os fios dos potenciometros "velhos", a resistencia do multimetro passava a dar certo. Inacreditável.

Reforçando o que já foi dito, meça o potenciometro assim:

Uma ponta no fio que leva ao meio, um fio que leva a um dos cantos. Virando ele tem que dar 0 de um lado e 10K do outro (com pequena variação).

Do meio ao outro lado tem que dar o mesmo, só que invertido (quando dá zero em um dá 10k no outro).

Certamente vai dar diferente do esperado pelos sintomas encontrados.

Para saber se é foi ou potenciometro refaça nas pernas do potenciometro. Se lá der igual antes é potenciometro. Se o comportamento lá for ok e do outro lado do fio diferente é fio.

Enfim, estou apenas repetindo o que já foi dito. Não tem como esse potenciometro ser afetado por esse tamanho de fio se ele estiver ligado corretamente.

Não tenho ideia do que aconteceu: quando meço com os fios a resistência da os valores absurdos que estavam nas imagens. Quando tirei os fios e medi novamente, os valores da resistencia deram normal. Não faço ideia do que aconteceu. A solução q eu encontrei foi comprar outro potenciometro, que está dando relativamente certo, porém o valor analógico fica tendo uma variação grande, as vezes entre 10 e 20 valores analógicos. Será que tem como deixar os valores mais constantes?

Isso ocorre mesmo, com um potenciometro de 10k você por qualquer assopro, pode variar 10%, outro dia alguém estava passando exatamente pelo mesmo problema, mas foi discutido apenas no chat.
O ideal é vc fazer 10 leituras, tirar a média e se não alterou mais que 1%, você assume que não foi por interação do usuário.

Como eu disse em meus posts, sempre me inclinei por defeito no pot, isso não é achismo, mas raciocínio logico e experiencias vividas também, note que os fios que você soldou no pot, são de certa forma de uma bitola suficiente para inclinar a estrutura mecânica de um pote de R$2,00 como os que usamos na maioria das vezes, a construção mecânica destes pots xing ling são de acordo a seu valor, não tem precisão e uma leve força em um dos pin pode inclinar sua estrutura física fazendo que o cursor leia com uma imprecisão como a que você notava, por isso na protoboard funcionava, e retirando os fios também não apresentou problemas, se fossem fios de 0.25 por exemplo creio nã ocorreria isso, o ideal teria sido um fio de microfone de 3 + malha para evitar ruido devido a distancia.

Além de tomar a precauções todas validas dos colegas que postaram aqui, sugiro usar um pot de boa qualidade, eles existem, mas custam muitas vezes mais que dois reais, dependendo da aplicação, o custo beneficio vale a pena.

Abs.

CK 

Gabriel boa noite

Repetindo o que eu já tinha informado, a explicação para seu problema

Do jeito que esta usando, essa fiação sem blindagem funciona como se fosse uma ANTENA !

Aproxime a sua mão dos fios e os valores ficarão malucos. 

Recomendo que não use fios extensos nesse tipo de conexão. Não mais do que 10 cm. 

Se precisar de uma distância maior, use cabos blindados (pode ser de áudio stereo) .

O terra do cabo (malha) deve ser conectado no terra do Arduino. 

Acrescentando :

Para estabilizar as suas leituras, use um capacitor de 0,1 uF entre o pino central do potenciometro e o terrra.

Marcelo bom dia, 

Para ter leituras mais estáveis :

- use um capacitor de 0,1 uF entre o pino central do potenciometro e o terrra.

- se estiver usando a tensão de 5V como AREF, ela precisa ser estável e precisa. Meça essa tensão, pois ela é a referência para todas as medidas. Acople um capacitor de 10uF/16V entre AREF e GND. Se estiver usando USB, essa tensão pode estar abaixo dos 5V. O cálculo da sua medida deve ser refeito.

- Entradas analógicas que não estão sendo usadas - recomenda-se que sejam conectadas ao terra (GND). 

- Use um filtro digital passa baixa  por software.

Esse filtro Passa baixa é muto bom ! 

https://github.com/simonmonk/ArduinoNextSteps/blob/master/ArduinoNe...

E tem esse para calcular a média das leituras :

https://github.com/simonmonk/ArduinoNextSteps/blob/master/ArduinoNe...

Conheci esse filtro no Livro do Simon Monk :

http://simonmonk.org/next-steps/  (tem em portugues) 

http://loja.grupoa.com.br/livros/controle-e-processos-industriais/p...

https://github.com/simonmonk/ArduinoNextSteps/tree/master/ArduinoNe...

UM tempo atrás, fui ajudar um amigo que precisava substituir o controle de uma máquina de corte de alças de barbante para sacolas, como ele não entendia muito da parte eletrônica, ele decidiu de inicio usar um potenciômetro para ajustar a quantidade de alças que seriam cortadas.

Eu desenhei para ele no tinkercad

https://www.tinkercad.com/things/k8nuTivBQ7B

E no final mudamos para botões, pois 3 ou 4 potenciômetros, todos estavam com problema, todos ching-ling 
Deu mais trabalho descobrir o problema no potenciômetro que mujdar para usar botões de + e -

Boa tarde Marcelo,

meu problema foi semelhante ao seu. Gastei muito tempo pra resolver algo que pra mim já estava certo e não tinha motivos para dar errado.

Boa tarde José Gustavo,

Muito obrigado pela sua dica, funcionou do jeito que eu precisava com o capacitor de 0,1uF. Muito obrigado mesmo.

Também estou usando o código passa baixa que você colocou. Ele imprime dois valores, o valor novo do analogRead, e um valor depois da vírgula. O que seria esse valor depois da vírgula? Não consegui compreender.

Att

Boa tarde, 

Serial.print(newReading); Serial.print(",");  // imprime uma nova medição 
Serial.println(smoothedValue);                   // imprime o valor filtrado da medição

O capacitor serve para eliminar os sinais captados pela sua " antena".

Entendi, Obrigado JG!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço