Automação – Utilizando Arduino, ScadaBR, Modbus RTU RS485

Estou precisando de ajuda em algumas coisinhas bem bobas (eu nunca fiz nada parecido, não tenho conhecimento nessa área, sou nova com tudo) a respeito de uma automação que estou fazendo no meu estágio.

Eu preciso fazer a automação da leitura de dados de um MMG (Multimedidor de Grandezas, modelo Power Meter 710 da Schneider - como o a figura, com manual do fabricante em: https://www.schneider-electric.com.br/pt/download/document/63230-50...). As ferramentas foram definidas pelo meu chefe, e eu usarei um Arduino (tentei o Leonardo, mas tive problemas com a identificação das portas dele, então agora estou com o UNO), ScadaBR, Modbus RTU com camada física RS485 (o medidor suporta isso). Assim, eu pegarei os dados do Medidor (com fios para RS485) com um Arduino uno usado um módulo RS485, e o ScadaBR vai me mostrar o dados do Arduino, para que eu gere relatórios e veja os gráficos no ScadaBR.

Eu fiz alguns testes inicialmente para ver como funcionava uma leitura de dados do Arduino pelo ScadaBR, como esse: https://www.embarcados.com.br/supervisorio-com-scadabr/ (este então é o úico conhecimento que eu tenho sobre o assunto, fiz esse exemplo para começar).

Minhas dúvidas:

- Qual biblioteca para o Arduino utilizar? Eu preciso das funções 0x03, 0x04, 0x06, 0x10, 0x11 e 0x2B (pois são as funções suportadas pelo medidor POWER METER 710). Até agora estou com idéia de usar a biblioteca ModbusMaster (e suas versões – disponíveis aqui: http://4-20ma.io/ModbusMaster/modules.html ) . Ela tem o que eu preciso. Mas será que tem outra mais simples? Até pq eu não encontrei nenhuma que suporte as funções 0x11 e 0x2B ( essas funções são especiais, ou preciso que atenda elas também?)

- Eu preciso acessar pelo menos 32 registros do medidor (pode ser mais que isso), o que significaria 64bytes. Mas e o ring buffer do Arduino? Como faço pra ele aceitar um numero grande no ring buffer? Quem define isso é a biblioteca? Além da limitação de algumas funções sobre isso, pois pelo que eu li a função 4 por exemplo, consegue ler múltiplos registros de no máximo 54bytes = 29 registros. Essa função também consegue ler registros entre 30001 e 3999 (isso é definido pela biblioteca?) É isso mesmo? Pois segundo meu manual, meus registros estão a partir de 4000 até 4200, olhem a figura aí pra vcs entenderem o que eu estou falando.

- Sobre o offset do ScadaBR, do protocolo Modbus RTU: quando eu for fazer a leitura de dados pelo Arduino, devo considerar que meu registro precisa ser ajustado no offset, ou essa lista de registro do manual do meu medidor já está supondo isso? Por exemplo, o registro do manual é 4076. Como fica ele no ScadaBR? (pq o Modbus RTU tem esse offset né?)

 

Exibições: 4493

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo, eu to de olho aqui. To tentando ajudar por fora do forum. Jéssica precisa definir algumas premissas do projeto, tipo qual o caminho quer usar. Ela pode fazer a mesma coisa de várias formas.
Mas é simples. Só precisa de um trabalho de configuração.
Mas ainda acompanho seu esforço em ajudar a comunidade. Poucos são assim. Parabens.

Obrigado Sidney.

O que ajudar lá, posta para a gente aqui. 

Obrigado e abraços,

Gustavo

haha eu fiz esse tópico com meu chefe

vendo onde conseguiria ajuda

obg

Pessoal, sobre o conversor USB RS485, estou tentando escolher algum com o pino GND, mas encontrei alguns mais simples apenas com os dois pinos Rx Tx.

Qual vocês utilizam? Alguma dica? Um que não seja absurdamente caro como o da NOVUS.

Também pensei em fazer mesmo em PCB caso não encontrasse. Alguém tem algum layout, modelo de CI....

Obg

Bom dia, informe os links dos que você encontrou. 

esse só tem dois pinos de entrada (não tem o GND) - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-854422690-mini-adaptador-se...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-764802225-conversor-digital...

https://www.filipeflop.com/produto/cabo-conversor-usb-serial-rs485/

(por ser um protótipo, eu não preciso de algo tão caro - eu imaginei até uns 40,00)

esse seria o modelo ideal, mas não encontrei no Brasil para ser mais rápido:  https://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-USB-to-RS422-RS485-con... 

O que você acha?

Oi neste poste vc pode encontrar com fazer o layout de um circuito Rs485

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr?id=6223006%3ATopic%3A1...

Com um pouco de paciencia e atençao vc encotra muitas informaçoes sobre ScadaBR

Vou dar uma olhada, obrigada

Tipo, eu tenho dez medidores para conectar no PC. Você ainda acha viável fazer por usb? Digo, pela limitação de portas no computador

Como eu preciso de pelo menos uns 10, preciso fazer uma boa escolha

Minha sugestão - compre uma unidade e teste .

Se OK, compre os outros.

" https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713239616-conversor-adapt... achei esse legal "

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço