Boa noite Garajistas,

Estava com um projeto que era bastante simples: preciso exibir no monitor serial do arduino os valores analógicos fornecidos por um potenciometro linear B10K. Até aí tudo bem.

Fiz os testes com ele em protoboard e funcionou como deveria.

Porém, depois que eu soldei os fios nos seus terminais, os valores que eu recebo não são confiáveis, porque eles, além de variarem muito, estão errados. Por exemplo, coloco ele no seu curso mínimo, onde a leitura deveria ser 0, e ele me dá valores de 40-70. Esse é só um exemplo, todos os valores tem um erro 100 vezes maior do que quando ele estava ligado só no protoboard, e a única diferença é que eu soldei 3 fios nos seus terminais, os quais agora ligo diretamente no arduino. Gostaria de saber se alguém já teve algum problema parecido e poderia me ajudar. Porque, como eu já disse, o problema ocorre somente depois que soldo os fios, cheguei a trocar de potenciometro e o problema foi o mesmo.

Vou anexar o código, mas ele não tem nada demais (nada mesmo).

Att

Exibições: 3441

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite , envie uma foto da sua montagem.

Qual usb esta usando ? de um PC  ou de laptop. Meça a o 5V.

O seu circuito parece que esta sofrendo algum tipo de interferência elétrica.

Saída USB de um notebook, quanto a ela está tudo OK. O problema está em algum processo entre a soldagem do fio no potenciometro e depois a colocação do fio diretamente no arduino, problema que eu não consegui identificar.

Dicas importantes sobre o conversor ADC do Arduino :

- se esta usando a tensão de 5V como AREF, ela precisa ser estável e precisa! Meça essa tensão, pois ela é a referência para todas as medidas. Acople um capacitor de 10uF/16V entre AREF e GND. Como esta usando USB, essa tensão pode estar abaixo dos 5V. 

- Entradas analógicas que não estão sendo usadas - recomenda-se que sejam conectadas ao terra (GND). 

Se prefere não enviar a foto, boa sorte !

Boa dia José Gustavo,

fiz o que você falou. Não surtiu efeito. Obrigado

Anexei as fotos que você pediu, não tinha anexado antes, pois os equipamentos estavam na oficina e eu em casa.

Gustavo, boa noite!

Estou sempre atento às suas observações sobre eletrônica. Essas suas dicas sobre portas analógicas eu não conhecia e são preciosas para o profissional que se preocupa em fazer um trabalho de qualidade, com segurança e precisão.

Estive pesquisando sobre esse assunto e confirmei o que você disse. Neste site, o autor aconselha também a configurar no sketch essas portas analógicas não utilizadas como digitais, dessa forma:

pinMode(A1, OUTPUT); 
digitalWrite
(A1, LOW);

https://arduino.stackexchange.com/questions/574/should-all-unused-a...

Boa noite José Augusto,

Fiz essas mudanças para ganhar qualidade como você disse. Mas, como sou iniciante, gostaria saber da necessidade de precisar fazer isso, qual o objetivo, o que se ganha com isso ou se previne. Obrigado

José Augusto boa noite. 

Obrigado pelos elogios. 

Sou especialista em ADCs . Estudo e faço experiências com ADCs desde uns 30 anos atrás...

Consegui fazer um DVM (digital voltmeter) para Arduino, que mede tensões entre +2,000V e -2,000V com precisão de  1 milivolt ! Pretendo fazer módulos para serem vendidos. 

Olá,

Seu código é simples e deveria marcar de 0 a 1023 de um extremo a outro e 512 quando o cursor estivesse na metade do pote.

Presumo então que o problema é erro humano, nos acontece a todos, reveja as conexões, se o seu pote esta ligado no GND em um dos estremos, no VCC no extremo oposto e o cursor na entrada que esta lendo o valor do pote.

Caso tudo isso esteja bem, as vezes acontece de ao soldar um pote com ferro de solda muito quente, destruirmos de certa forma mecanicamente o pote, neste caso eu sugiro que com um multimetro usado como ohmímetro, meça os valores sem tensão para ver se os 10K do pote estão variando como deveria.

Creio que outra possibilidade como mal funcionamento de sua placa é pouco provável. 

Abs.

CK

Quanto as entradas do potenciometro estava tudo certo. Sobre o ferro de solda muito quente, eu medi a continuidade entre os terminais e estava tudo certo. Também refiz o processo com dois potenciometros diferente e deu o mesmo problema.

Boa noite GA,

posta uma foto da sua montagem.

RV

Bem, acredito que resta enviar um desenho, foto ou o que puder para ver a sua montagem como requirido por todos os colegas.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço