Sensor para identificar diferença de fase OLEO e AGUA

Ola pessoal,
Tenho que fazer um separador de óleo e água, ja possuo uma ideia porém gostaria de saber se alguém sabe algum sensor que posso usar para identificação de óleo e agua, o reservatorio é transparente, tentei usar um LDR porém a diferença era muito pequena. Me informaram que eu poderia usar um sensor capcitivo. Eu penso em deixar o sensor fixo (por fora ou por dentro, dependendo do sensor) e este mostre quando está em contato OU no nível da água e depois óleo, para assim identificar a mudança de fase entre agua e oleo.

Exibições: 705

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite LA.

Seja um pouco mais claro.
Descreva seu projeto, anexe desenhos, arquivos, esquemas, etc;
Descreva a operação do projeto;
Detalhe melhor sua dificuldade.

Recomendações: 
1. Leia http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar

2. Se for anexar sketch, clique em : " Deseja carregar arquivos? " e depois em " Escolher arquivo" e anexe

   o arquivo  com o seu sketch.

Talvez um sensor resistivo possa identificar a diferença de óleo e água.

RV

Meio dificil.

Ideias:

1) Sensor capacitivo de precisão. Existe sim uma pequena diferença para os sensores capacitivos.

2) Sensor otico que transpasse o reservatório. Se a agua e o oleo tiverem transparencias diferentes vai sentir.

3) sensor laser por difração. Quando vc coloca um laser atravessando um copo com agua ele muda de direção. Se for outro liquido muda tb mas num angulo diferente. Para saber se o laser chegou use um LDR mesmo. 

Bom dia, creio que a melhor solução para seu caso seria a separação por decantação, tudo favorece para isso. A água e o óleo possuem densidades diferentes e são líquidos imiscíveis.

Em um reservatório, o que fica em baixo é água e o que fica em cima é óleo.

Espero ter ajudado. 

Lucas,

      Uma sugestão boa e barata,  você já tentou pegar dois eletrodos,  pode ser dois pregos ou parafusos,  eu aconselho que sejam Inox, no primeiro você meter 3.3v (pode ser 5v fica a gosto, mas aumenta riscos) e no segundo você liga em uma porta analogica do arduino e faz a leitura,  por sinal tem um sketch pronto dentro da própria IDE.

    Te digo com 90% de certeza que você conseguira com facilidade diferencias Não só agua de oleo, mas até mesmo agua limpa de água contaminada,  visto que todos eles alteram a condutividade da água.

    Isso ai é o principio de vários sensores vendidos até caros por ai como o sensor de humidade de solo, e tambem de plantas(se insere os eletrodos no caule).

    O principio é o seguinte, água é um condutor, logo, se um eletrodo emite energia, um segundo eletrodo ira captar algo se estiver dentro de um liquido,  se for água limpa a resistencia é baixissima, e a leitura é otima, quanto mais contaminada a água, seja com impuresas ou óleo, a leitura ira cair,  dai é só criar uma tabela, e você tem um sensor barato e super funcional.

   Eu já usei isso pra caixas de água, o grande problema é que devido ao contato direto, você tem que estar dando manutenção constante, ou seja, limpando os contatos,  fora isso é otimo.

ah, ia esquecendo, é aconselhavel que se coloque um resistor alto, de uns 10k a 100k entre a porta analogica e o GND,  senão ela ficará oscilando.

Gostei Weider ! 

Excelente idéia. 

O óleo não deve estragar os contatos. 

Precisará resolver a ferrugem com água ( ou usar um contato com material inoxidável) 

Legal Weider! Acho que irá funcionar sim, comprei o necessário e irei testar, como sou iniciante nisso, eu poderei atribuir os valores lidos a uma variável e depois utilizá-lo para acionamento de valvula?? Quanto ao sketch, basta realizar o print da leitura? Ou é necessario algo a mais?

Ao Mestre Zé gustavo,

   Que bom que gostou grande mestre, é uma honra, bem quanto a ultima questão citada, a questão da ferrugem, como eu disse eu já usei esse sensor em uma caixa dágua com água de poço e funciona que é uma beleza, e eu utilizei material inox, ou seja que não enferruja,  porem, a água costuma deixar um limo, no material inoxidavel que mesmo não enferrujando fica como uma capa que interfere na leitura, por isso tem que de tempos em tempos, passar um pano e limpar,  mas funciona bem pacas.

  Ao Lucas Almeida,

   Sim, você pode ler os valores atraves do comando analogRead(Ax) e atribuir a uma variavel e trabalhar com ela como desejar.

   Pra acionar uma valvula é só usar comandos condicionais como IF, ou Switch Case e determinar as condições de acionamento,  pooooreem,  lembre-se as portas do arduino não possuem potencia suficiente pra acionar valvulas,  logo, você visto que você é iniciante, tera que adquirir um Shield rele e atraves dele fazer o acionamento das valvulas.

    Quanto ao Sketch vai depender do que você deseja que seja realizado,  a imaginação é o limite.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço