SCT013 - 100A >>> troca de idéias sobre o funcionamento [Resolvido]

Boa Senhores, eu comprei um sensor de corrente não invasivo (um TC), para monitor um protótipo, até que funciona, más percebi 2 coisas e gostaria de suas opiniões sobre o assunto.

1º - como meu protótipo possui um display percebi, que os controles não respondem como deveriam, a impressão que coloquei delay em cada botão, e o curioso é além da LIB, para fazer funcionar uma linha de código apenas resolve.

Irms = emon1.calcIrms(1480);

Solução temporária:

como meu protótipo tem vários menus, criei outro só para receber o valor do sensor, ou seja tudo funciona como deveria exceto quando uso o menu correspondente, tirei do loop e coloquei em um CASE.

2º - não sei se é por causa de ter colocado em um case, o sensor sem carga está medindo 0,14 A que é ruim se pensar em termo de potencia seria 0,14 * 127 = 17watts do nada, vc´s acham que isso é normal do sensor ? o circuito está exatamente como descrito no site do fabricante.

bom, são estas questões, se alguém puder dar um help seria de boa ajuda.

 

Exibições: 390

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Boa Tarde Gilmar.

"2º - não sei se é por causa de ter colocado em um case, o sensor sem carga está medindo 0,14 A que é ruim se pensar em termo de potencia seria 0,14 * 127 = 17watts do nada, vc´s acham que isso é normal do sensor ? o circuito está exatamente como descrito no site do fabricante."

Você esta calculando potencia aparente, e de maneira bem grosseira ainda. Se for usar só carga resistiva, sem qualquer tipo de controle, terá um resultado mais ou menos. Agora se pretende usar pra medir corrente de fontes, motores e outras cargas que altera o FP ou injeta distorção na corrente, seu resultado pode ter até uns 50% de erro ou mais com facilidade. Precisa necessariamente amostrar a tensão e calcular a potencia ativa ponto a ponto, ai se aparecer esse ruido na corrente, acaba se cancelando no calculo ponto a ponto. 

Sobre o intem 1 foge do meu conhecimento, pois não trabalho com arduino e não tenho ideia de como essas bibliotecas funcionam. 

Obrigado por responder, estou supondo que a carga é puramente resistiva e o cálculo para este tipo carga é o suficiente como descrito, más independente da carga, se eu não tenho fluxo de corrente passando pelo condutor a corrente = 0 o que está acontecendo é mesmo a carga estando desligada eu tenho 0,14A que está errado. 

Boa tarde, 

http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar

Informe sketchs, diagramas, desenhos, fotos, etc.

Agradeço por responder, más o tópico é sobre troca de idéias sobre o TC, experiencias, casos similares e possíveis soluções, não vejo a necessidade de postar o código, até porque o próprio código descrito pelo fabricante tem o problema relatado, até postei uma solução que achei, mesmo que seja meia boca. talvez alguém usou de forma diferente e queria compartilhar o que fez. 

O colega Jucelei já respondeu grande parte e concordo com ele.

Quanto aos resto, eu sugiro que anexe seu code para que os colegas que queiram ajudar possam analisar, se puder adicione desenhos de como esta alimentado, toda informação é bem vinda neste caso.

Lembre-se apenas de seguis a regras para postar, não cole códigos na área de texto, duvidas siga este link AQUI

Meu canal: AQUI TOPICO e Link canal AQUI

Abs.

CK

Agradeço por responder, más o Jucelei falou sobre cálculo de carga, fator de potencia etc. más o problema é que na minha descrição não existe carga no sensor, ou seja nada de W, VA ou Var ou seja 0, que multiplicado por qualquer coisa é zero, e mesmo não tendo carga o sensor está me retorna 0,14A e esta seria o X da questão.

Ruido, circuito condicionador de sinal ruim, fonte ruim, ad do atmel não otimizado, raios cósmicos, tudo ajuda para aparecer esse 0,14A. Isso não é um problema em si, já que esse ruido é simétrico e se você calcular a potencia ativa como as leis da física manda, esse problema desaparece. Calcule W e não VA. 

Obrigado por responder, más acredito que esta abordagem como descreve, não ajuda muito no debate, não existe um cálculo sendo feito, o suposto cálculo que tanto critica está na LIB, a unica coisa que faço é isso " Irms = emon1.calcIrms(1480)", agora sobre 0,14*127 = 17 que o mesmo P=I*U ou ainda P= I*U/FP que no circuito resistivo, FP = 1 e não faz diferença no resultado, e que tanto critica é citado em livros como "Mamede" ou na forma complexa por David J. Griffitts.

Más contribuindo para o debate, conversando com um colega que tem o mesmo sensor, me relatou que o capacitor eletrolítico que trabalha junto ao sensor, estava gerando problema similar, ele substituiu por um outro de tensão maior e problema foi resolvido. fiz a mesma coisa mo meu e também resolveu o problema.

sobre o código, estou usando este postado no site da empresa que me vendeu, com modificação de rede de 220 para 127. e mesmo assim dá lentidão no menu.

https://www.filipeflop.com/blog/medidor-de-corrente-sct013-com-ardu...

O intuito dele é vender. ;)

Obrigado por responder, más não vejo relevância nesta resposta. só comprei o sensor, e o código estava lá. só postei o link porque pediram para postar o código que estava usando.

Agradeço a todos, más o problema resolvido, a troca de um capacitor de tensão maior (10uF/100v) resolveu o problema da flutuação da corrente sem a carga, no que tange a lentidão do menu, o problema vem de fábrica, é muito trabalho para uma coisa que vai ficar apenas 30 dias funcionando.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço