Bom dia.

Estou elaborando um projeto para medir a corrente alternada de duas lâmpadas de Led ligadas em paralelo num circuito com uma fonte de tensão de 127VCA. Para medir essa corrente comprei o shield ACS712-05b invasivo. O objetivo do projeto é detectar quando uma das lampadas queimar ou as duas queimar. Como elas estão ligadas em paralelo na mesma fonte de tensão a corrente tende a diminuir com a queima de uma das duas e zerar no caso da queima das duas lâmpadas. Detalhe as lâmpadas estão libadas a uma distância de 120 metros da fonte com cabo de 2,5mm². A intensão é realizar a medição de corrente próximo da fonte, ou seja, estarei colocando o sensor em série próximo da fonte de 127VCA.

Já verifiquei em outros tópicos desse fórum que o nosso amigo José Gustavo Abreu Murta se empenhou muito em criar um código para leitura com esse tipo de sensor. Porém me ficaram algumas dúvidas, a saber;

1 º Ao utilizar o código http://pastebin.com/8sAQXe6Ycriado pelo José Gustavo Abreu Murta as corrente não ficam em zero quando o sensor está sem carga, ou seja com as lâmpadas desligadas o sensor apresenta valores diferentes do postado pelo José Murta em outro tópico deste fórum. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-capturar-valor-sensor-de...

Verifiquei que foi utilizado um algoritmo http://pastebin.com/5wSvManE para calibrar o ADC, porém no código citado acima não está utilizando esse algoritmo. Estou na dúvida se devo calibrar primeiro ou utilizar esse algoritmo dentro do código que lê as corrente. Porque será que o meu sensor não apresenta valores de correntes 0 quando as cargas estão desligadas?

Obs.: Consegui calibrar o ADC utilizando o algoritmo acima e os valores ficaram correto conforme publicado no fórum pelo José Murta.

2º Verifiquei que foi citado a necessidade de utilizar um transformador para medição de corrente com esse sensor, quando utilizado diretamente na rede elétrica CA. Não entendi o porque dessa necessidade.

3º A principio estou utilizando lâmpadas de Led de 7W de potência que medindo diretamente com o multímetro me apresentam um corrente de 55mA. Será que esse sensor consegue ler esse valor de corrente, alguém já testou na prática? 

Caso não leia, qual o valor mínimo já conseguido ler? No meu projeto se não ler as de 7W não tem problema porém o valor mínimo para leitura seria duas lâmpadas de 15W, ou seja ler correntes de no mínimo 120mA, já me atende.

4º Meu sensor não estará próximo do arduino o objetivo é conectá-lo na mesma placa que desenvolverei. Porém a carga a ser medida estará a 120 metros. Isso pode trazer alguma perda na leitura ou algo insatisfatório?

5º Como não estou trabalhando com uma carga puramente resistiva, essas correntes refletidas para a entrada analógica podem prejudicar o meu microcontrolador? Há a necessidade de filtrar os harmônicos?

Exibições: 2518

Responder esta

Respostas a este tópico

Gustavo, bom dia!

Essa solução usada é muito interessante. Mas ainda tenho algumas dúvidas. se puder me ajudar eu agradeço.

1) Esses artifícios foram usados somente por que as as lâmpadas foram ligadas em paralelo? Já usei esse 2 sensores aqui citados sem precisar fazer esse esquema.

2) Será que não existe uma solução mais compacta, que ocupe menos espaço? O objetivo é apenas saber se as lâmpadas estão desligadas

3) Vi na Internet uma solução usando apenas um sensor de tensão AC. Não seria mais prático?.

Grato.

Bom dia José Augusto, 

1) Todas lampadas residenciais precisam ser ligadas em paralelo, pois são alimentadas com a tensão da rede elétrica. O consumo das lampadas de Led é muito baixo. Na lampada do Lucas, a corrente foi de 55mA (RMS). Conforme já explicado em tópicos anteriores, com o ACS712-05 fica difícil medir essa corrente. Qual lampada e sensor usou no seu projeto ? 

2) O que você achou grande, o sensor ? Existem outros transformadores de corrente menores e compactos. Eu usei dez voltas de um fio grosso. O fio poderia ser muito mais fino (dependerá da corrente que passará por ele).

3) No projeto de TCC do Lucas, as lampadas ficam à uma distância de 120 metros do interruptor/fonte e energia. Como poderia usar esses sensores de CA ? Imagine a quantidade de fio que deveria ser gasta. Por isso não sugeri esse sensor de tensão AC. 

Murta.

Ok

É que estava procurando aprender um pouco mais sobre essa parte de elétrica que desconheço.

Um dia posso precisar usar em algum projeto e daí já estarei ciente das dificuldades.

Mas as suas respostas foram muito esclarecedoras.

Obrigado.

Meu último trabalho. Montei um sistema de monitoração no sítio do meu pai. http://automacao.bintechnology.com.br/#/4 não ficou tão bom quanto sua montagem. Kkk

Anexos.

Anexos

Sem caixa de proteção ? 

Um morceguinho pode bater o pezinho aí e danificar seu aparelho. 

Cara , você tem que comercializar seu projeto ! Como eu já disse, ficou Top ! 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço