Bom dia.

Estou elaborando um projeto para medir a corrente alternada de duas lâmpadas de Led ligadas em paralelo num circuito com uma fonte de tensão de 127VCA. Para medir essa corrente comprei o shield ACS712-05b invasivo. O objetivo do projeto é detectar quando uma das lampadas queimar ou as duas queimar. Como elas estão ligadas em paralelo na mesma fonte de tensão a corrente tende a diminuir com a queima de uma das duas e zerar no caso da queima das duas lâmpadas. Detalhe as lâmpadas estão libadas a uma distância de 120 metros da fonte com cabo de 2,5mm². A intensão é realizar a medição de corrente próximo da fonte, ou seja, estarei colocando o sensor em série próximo da fonte de 127VCA.

Já verifiquei em outros tópicos desse fórum que o nosso amigo José Gustavo Abreu Murta se empenhou muito em criar um código para leitura com esse tipo de sensor. Porém me ficaram algumas dúvidas, a saber;

1 º Ao utilizar o código http://pastebin.com/8sAQXe6Ycriado pelo José Gustavo Abreu Murta as corrente não ficam em zero quando o sensor está sem carga, ou seja com as lâmpadas desligadas o sensor apresenta valores diferentes do postado pelo José Murta em outro tópico deste fórum. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-capturar-valor-sensor-de...

Verifiquei que foi utilizado um algoritmo http://pastebin.com/5wSvManE para calibrar o ADC, porém no código citado acima não está utilizando esse algoritmo. Estou na dúvida se devo calibrar primeiro ou utilizar esse algoritmo dentro do código que lê as corrente. Porque será que o meu sensor não apresenta valores de correntes 0 quando as cargas estão desligadas?

Obs.: Consegui calibrar o ADC utilizando o algoritmo acima e os valores ficaram correto conforme publicado no fórum pelo José Murta.

2º Verifiquei que foi citado a necessidade de utilizar um transformador para medição de corrente com esse sensor, quando utilizado diretamente na rede elétrica CA. Não entendi o porque dessa necessidade.

3º A principio estou utilizando lâmpadas de Led de 7W de potência que medindo diretamente com o multímetro me apresentam um corrente de 55mA. Será que esse sensor consegue ler esse valor de corrente, alguém já testou na prática? 

Caso não leia, qual o valor mínimo já conseguido ler? No meu projeto se não ler as de 7W não tem problema porém o valor mínimo para leitura seria duas lâmpadas de 15W, ou seja ler correntes de no mínimo 120mA, já me atende.

4º Meu sensor não estará próximo do arduino o objetivo é conectá-lo na mesma placa que desenvolverei. Porém a carga a ser medida estará a 120 metros. Isso pode trazer alguma perda na leitura ou algo insatisfatório?

5º Como não estou trabalhando com uma carga puramente resistiva, essas correntes refletidas para a entrada analógica podem prejudicar o meu microcontrolador? Há a necessidade de filtrar os harmônicos?

Exibições: 2518

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Lucas , 

"Estou elaborando um projeto de TCC" - como você me disse.  Sugiro que use correto ortográfico, pois senão seu TCC será reprovado -  intensão.

Você quer medir a corrente das lampadas, pois elas estão à uma  distância de 120 metros. 

Transformador para medição de corrente  - esse tipo de sensor é mais seguro pois tem um isolamento total da rede elétrica. 

Sensor ACS712-05B =  como os fios da rede elétrica ficam expostos, o risco de choque elétrico é maior. Coloque um pedaço de fita isolante por baixo do módulo ACS712. Prenda o módulo sobre uma base não metálica, para maior segurança. 

À principio, creio que o grande tamanho dos fios das lampadas possam induzir erros de leitura, mas pode usar alguns métodos para filtrar esses ruídos. 

Dentro das lampadas de Led, existem fontes de alimentação CA-CC, mas acho que isso talvez não venha trazer algum problema. (só testando) .

http://labdegaragem.com/forum/topics/ilumina-o-residencial-com-12v-cc

Como eu já disse em vários tópicos sobre o sensor ACS712-05, ele foi projetado para medir correntes de +5,0A a -5,0A. 

Como o conversor Arduino ADC possui 10 bits, ele pode medir 5V em 1024 partes. 

Como vai medir corrente CA, você fará medidas  somente de tensões positivas na faixa de 2,5 a 3,5V (veja o datasheet do ACS712) . O zero central do sensor corresponde à 2,5V . 

     5,0V / 1024  = 4,88 mV (essa vai ser a menor tensão que poderá medir com o ADC Arduino)

Na lampada de 7W você informou que mediu 55 mA 

     P = 127V x 0,055 A = 6,985 W 

   

Para o sensor ACS712-05B , a sensibilidade é de aproximadamente 185mV / A . Portanto cada 1 mA corresponderá à 0,185 mV !!! Isso é muito pouco para ser medido. 

 Para a lampada de 7W = 55 x 0,185 mV =  10,17 mV 

Minha Conclusão = esse sensor é inadequado para fazer essas medições. 

Use outro sensor. 

Qual é o objetivo principal do seu TCC ? 

Usar Arduino ? Usar sensor ACS712 ? medir corrente ? 

Detectar se as lâmpadas estão queimadas !

Qual é o seu curso ? Engenharia elétrica ?

As lampadas devem ser de baixa potência (LED) ou podem ser de outros tipos?

Engenharia. Sim de Led

Olá Lucas!

Encontrei uma library para o ACS712 que facilita o seu uso e faz a calibração também.

No tutorial abaixo, eu usei um ACS de 30, mas podem ser usados outros modelos. Veja as instruções no código-fonte.

Nesse exemplo fixei a tensão e a frequência. Se você colocar um sensor de tensão AC aí fica melhor ainda.

Existe um outro módulo, o ATZ que mede tensão, corrente e potência. Veja no blog

http://josecintra.com/blog/medindo-corrente-alternada-arduino-acs712/

Boa Noite José Augusto,

Acabei de testar o seu código e verifique que sem corrente nenhuma o sensor está apresentando corrente logo após a calibração.

Segue abaixo o print.

Estou achando estranho porque esses valores não estão aparecendo zerados no meu monitor serial, quando sem carga nenhuma. Notei no vídeo que você aparece zero quando está desligado. 

Coloquei o capacitor de 10uF entre o aref e o gnd e depois tirei, continha da mesma forma. Será que estou ligando alguma coisa errada?

Lucas, Se puder, anexe o código que você testou com essa library, usando a opção "Deseja carregar arquivos?" logo abaixo.

E uma foto ou desenho da sua montagem...

Boa Noite José Augusto, segue anexo o código!

To achando estranho que liguei no meu arduino UNO r3 e o valor não zera. Aí resolvi testar com o arduino nano, o valor zera porém ao ligar a lampada continua em zero. Estou usando uma lâmpada de 70W alogena. 

A montagem está igual a do seu vídeo!

Anexos

Boa noite, 

Se os 120 metros de fios estão conectados no seu sensor e o interruptor das lampadas estiver desligado, esse fio se transforma numa grande antena ! 

Ele deve estar captando a interferência das ondas eletromagnéticas geradas pela rede elétrica. 

Boa noite José Gustavo,

No teste que estou realizando, estou usando um cabo de 2 metros pp de 1,5mm².

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço