Bom dia.

Estou elaborando um projeto para medir a corrente alternada de duas lâmpadas de Led ligadas em paralelo num circuito com uma fonte de tensão de 127VCA. Para medir essa corrente comprei o shield ACS712-05b invasivo. O objetivo do projeto é detectar quando uma das lampadas queimar ou as duas queimar. Como elas estão ligadas em paralelo na mesma fonte de tensão a corrente tende a diminuir com a queima de uma das duas e zerar no caso da queima das duas lâmpadas. Detalhe as lâmpadas estão libadas a uma distância de 120 metros da fonte com cabo de 2,5mm². A intensão é realizar a medição de corrente próximo da fonte, ou seja, estarei colocando o sensor em série próximo da fonte de 127VCA.

Já verifiquei em outros tópicos desse fórum que o nosso amigo José Gustavo Abreu Murta se empenhou muito em criar um código para leitura com esse tipo de sensor. Porém me ficaram algumas dúvidas, a saber;

1 º Ao utilizar o código http://pastebin.com/8sAQXe6Ycriado pelo José Gustavo Abreu Murta as corrente não ficam em zero quando o sensor está sem carga, ou seja com as lâmpadas desligadas o sensor apresenta valores diferentes do postado pelo José Murta em outro tópico deste fórum. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-capturar-valor-sensor-de...

Verifiquei que foi utilizado um algoritmo http://pastebin.com/5wSvManE para calibrar o ADC, porém no código citado acima não está utilizando esse algoritmo. Estou na dúvida se devo calibrar primeiro ou utilizar esse algoritmo dentro do código que lê as corrente. Porque será que o meu sensor não apresenta valores de correntes 0 quando as cargas estão desligadas?

Obs.: Consegui calibrar o ADC utilizando o algoritmo acima e os valores ficaram correto conforme publicado no fórum pelo José Murta.

2º Verifiquei que foi citado a necessidade de utilizar um transformador para medição de corrente com esse sensor, quando utilizado diretamente na rede elétrica CA. Não entendi o porque dessa necessidade.

3º A principio estou utilizando lâmpadas de Led de 7W de potência que medindo diretamente com o multímetro me apresentam um corrente de 55mA. Será que esse sensor consegue ler esse valor de corrente, alguém já testou na prática? 

Caso não leia, qual o valor mínimo já conseguido ler? No meu projeto se não ler as de 7W não tem problema porém o valor mínimo para leitura seria duas lâmpadas de 15W, ou seja ler correntes de no mínimo 120mA, já me atende.

4º Meu sensor não estará próximo do arduino o objetivo é conectá-lo na mesma placa que desenvolverei. Porém a carga a ser medida estará a 120 metros. Isso pode trazer alguma perda na leitura ou algo insatisfatório?

5º Como não estou trabalhando com uma carga puramente resistiva, essas correntes refletidas para a entrada analógica podem prejudicar o meu microcontrolador? Há a necessidade de filtrar os harmônicos?

Exibições: 2518

Responder esta

Respostas a este tópico

Como eu já disse , 

Para o sensor ACS712-05B , a sensibilidade é de aproximadamente 185mV / A . Portanto cada 1 mA corresponderá à 0,185 mV !!! Isso é muito pouco para ser medido. 

 Para a lampada de 7W = 55 x 0,185 mV =  10,17 mV 

Minha Conclusão = esse sensor é inadequado para fazer essas medições. 

Bom dia Lucas, o código está correto.

Você fez as adaptações direitinho.

Como o amigo Gustavo disse, pode ser interferência. Tente também mudar o modelo do ACS para o de 20 ou 30 para obter resultados mais próximos da realidade.

Bom dia Srs, 

O sensores ACS712-20 e ACS-30 tem sensibilidade menor ! 

ACS712-20 =  100mV/A

ACS712-30 =  66 mV/A 

Isto é , a situação fica pior. O Arduino  não conseguirá medir essa corrente. 

Lucas, favor responder as perguntas que eu te fiz. 

O seu curso é de Engenharia ou técnico ? De que ?

As lampadas devem ser de baixa potência (LED) ou podem ser de outros tipos?

Obrigado. 

Nesse teste que fiz com o código que o José Augusto Cintra postou eu estava utilizando uma lâmpada de 70 W alogena.
Qual vc recomenda? O de 30!?
Realizei uma simulação utilizando o sensor acs713-30a com uma lâmpada de 10w e o mesmo consegui ler o valor corretamente. A hora q chegar em casa posto mais informações!

Simulação ?

Senhores, 

Estou muito corrido por conta de várias coisas pra fazer, mas segue abaixo a simulação que realizei no proteus com duas lâmpadas de 10W aproximadamente com o sensor invasivo de ACS712-30A. Engraçado que o valor das corrente estão coerentes com o amperímetro do circuito. Estou usando o algorítimo que o José Augusto Cintra indicou. A resistência em série representa o cabo de 120m 2,5mmº (medida real em campo).

Bom dia Lucas. Use o senhor stc013-05 e passe o fio mais de uma vez na janela, da de passar umas 20 vezes. Ai essa corrente de cada lâmpada passa de 50mA para 1A. Sem falar na praticidade de não precisar abrir o circuito primario.

Bom dia Jucelei, 

Eu tenho um sensor de corrente STC013-30 (para 30A) , mas não usei-o ainda. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/liga-o-do-sensor-de-corrente-s...

http://rogerbit.com/wprb/wp-content/uploads/2017/09/SCT013-030V.pdf

Corrente de entrada = 0 a 30A CA

Tensão de saída = 0 a 1V CA

Você esta sugerindo o uso do sensor STC013-05 para 5A. E enrolar um fio sobre a bobina do sensor.

Muito cuidado ! Se não colocar uma proteção na saída, sobre-tensões poderão danificar o seu circuito. E acho que tem risco de choque elétrico também ! 

https://learn.openenergymonitor.org/electricity-monitoring/ct-senso...

Safety

In general, a CT must never be open-circuited once it's attached to a current-carrying conductor. A CT is potentially dangerous if open-circuited.

If open-circuited with current flowing in the primary, the transformer secondary will attempt to continue driving current into what is effectively an infinite impedance. This will produce a high and potentially dangerous voltage across the secondary [1]

Some CT'shave built-in protection. Some have protective Zener diodes as is the case with the SCT-013-000 recommended for use in this project. If the CT is of the 'voltage output' type, it has a built in burden resistor. Thus, it cannot be open-circuited.

Corrigindo ! O sensor sugerido pelo Jucelei é  o SCT013-05 .

http://en.yhdc.com/product1311.html?productId=401

Relação = 1 Vrms  para cada 5A CA

cada  1 milivolt = 5 mA 

Se a lampada consome 55 mA , a saída vai ser de 55 mV . Um pouco melhor do que o sensor ACS712-05. 

Mas lembre-se que a saída do sensor é tensão CA. Deve ser adaptada para o Arduino. 

Arduino ADC não pode ler tensão negativa .

https://learn.openenergymonitor.org/electricity-monitoring/ct-senso...

Ops , errei !

Relação = 1 Vrms  para cada 5A CA

cada  1 milivolt = 5 mA 

Se a lampada consome 55 mA , a saída vai ser de 11 mV . Um pouco melhor do que o sensor ACS712-05. Mas ainda imperceptível pelo  Arduino. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço