Saudações a todos.

Eu estou tentando fazer uma fresa usando um motor que precisa de 12v e 1.4a para seu funcionamento normal, vou ligá-lo a tomada residencial de 127v. Porém eu não sei como fazê-lo porque sou mecânico de profissão e isto é para um projeto de Tcc.

alguém pode me ajudar ?

Exibições: 200

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Júlio! Se você for controlar manualmente esse motor, basta comprar uma fonte chaveada, entrada 127Vca com saída de 12vcc, a qual você encontra no mercado livre. Aí basta passar a alimentação do motor por uma chave inversora, a qual irá inverter a polaridade da tensão que será fornecida para o motor.

Agora, se você precisar controlar esse motor com precisão, precisará usar um clp, ou um arduino, para ter precisão nos movimentos do motor.

Obrigado pela atenção wilians, mas tenho outra dúvida esta fonte pode me dar a corrente necessaria ?.

Não da para fazer tudo isso usando resistores ou coisas parecidas ?

Muito obrigado

Obrigado pela atenção wilians, mas tenho outra dúvida esta fonte pode me dar a corrente necessaria ?.

Não da para fazer tudo isso usando resistores ou coisas parecidas ?

Muito obrigado

Então Júlio, se o motor seu é de 12V x 1,4A existem várias fontes á venda no mercado livre. Se você for fazer com resistores, irá precisa de um transformador, uma ponte retificadora, calcular valores de resistores, etc...acho que irá ficar mais caro o molho que o peixe. Acabei de ver no ML e uma fonte dessa sai por 10,00. Acho que vale a pena, senão você pode comprar uma fonte daquelas estilo industrial, 15A, que sai por 30,00. Boa sorte!!

Olá Julio, acredito que, como o Wilians falou, seja mais prático você comprar uma fonte com as especificações exatas que você deseja, visando economizar tempo e cabeça fritando. Mas, se você tiver interesse em fazer a ligação direta na tomada, é possível sim e não é lá tão complicado..

Em resumo, o que você vai precisar é um trafo que transforme a energia de 110V para 12V, para 1.5A (custa em torno dos 35 reais). Você também vai precisar de uma ponte retificadora, um capacitor e um resistor (que vão custar menos de 2 reais, tudo). Existem vários projetos prontos na net, procure pelos nomes que citei aqui que você acha!

Espero ter ajudado!

Boa noite Julio, 

Favor informar as especificações do seu motor. Estou achando que ele possa ser bem fraco para uma fresa, não ?

Motor com escova ? Qual RPM ? Qual material pretende fresar ?

Eu escolheria uma fonte Corrente contínua de 12V com 2 ou melhor 3 amperes. E instale um fusível de 2 A para não queimar o seu motor, no caso de travamento. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço