Boa noite, estou desenvolvendo um projeto que o Arduino possa ser independente do computador, para isso preciso de alguma fonte de energia. Já pensei em adaptar um carregador de celular para manter o equipamento ou fazer o próprio carregador com duas baterias de lítio de 2200 mA e 3,7 V.

O que vocês acham disso?

Exibições: 1145

Responder esta

Respostas a este tópico

José Farias, 

Favor informar quais são as especificações do seu Battery Pack . (fabricante, modelo, foto ou link). A capacidade dele esta bem acima do normal = 25000mAh. Nunca vi um modelos desses. Fabricantes chineses não são confiáveis.

O meu battery pack da Sony tem uma porta para carregar a bateria e uma outra porta para conectar no aparelho. 

O seu Battery pack só tem uma porta ? 

Acho pouco provável ter um consumo de apenas 20 mA com um Arduino com os outros dispositivos conectados. Como fez essa medição?

Boa tarde JGAM, referente as suas ultimas respostas eu gostaria de agradecer pela paciência e pela disponibilidade em ajudar. Bem, o meu battery pack é um Romoss que eu comprei pela Aliexpresse (https://pt.aliexpress.com/store/product/ROMOSS-Sense-9-25000mAh-Tri...). Eu fiz a ligação entre uma das três portas usb do battery pack e o usb do arduino (também tentei conectar o arduino nas outras portas também, mas nada deu certo.

Realmente o valor de 20mAh está errado, eu digitei errado, peço desculpas por isso, o correto é 320 mAh, não apenas 20mAh, medidos com um multímetro. 

Conversando com um amigo que faz manutenção em celulares ele me falou que os fios branco e verde, ou D- e D+, respectivamente, são usados para comunicação com a bateria e indicar o quão de carga pode ser fornecida, ele me sugeriu coloca-los em curto, o que em tese permitira o carregador identificar o arduino como um falso celular e fornecer energia, mas já tentei e não vi como isso possa acontecer...

José Farias boa tarde, 

Eu te disse que alguns produtos chineses não são confiáveis.

Olha o que esta escrito nas especificações !

Capacidade da Bateria (mAh):15001-20000 mAh

Como assim ? esse tipo de especificação esta errado. A capacidade não pode variar tanto ! Portanto não dá para confiar. 

Não recomendo que dê um curto entre os fios de dados da USB . Você estara curto-circuitando as portas do Arduino. 

O que eu acho que pode estar acontecendo, é que o circuito de proteção contra sobre carga do Battery Pack, possa estar desligando a porta.

320 mA pode estar excedendo a corrente de saída. Será ?

Boa noite JGAM, eu estou entendendo seu ponto de vista. Em minhas pesquisas vi que muitas pessoas tem problemas com isso do Battery Pack não fazer o arduino ligar por muito tempo e eles constroem um pequeno circuito para aumentar a demanda energética do aparelho, já que os mais modernos vem com um sistema de proteção, permitindo funcionamento apenas acima de uma dado valor X.
Eu fiz os testes em 3 modelos de Baterry Pack, um de 10000 mAh, um de 3000 mAh e um velhinho de apenas 2000 mAh. Os mais novos (10000 mAh e o 3000 mAh) funcionaram o arduino por 19 segundos e depois desligaram, ja o terceiro (2000 mAh) funcionou o arduino por mais de um hora, descarregando ao final da hora de teste.
O que eu percebi com o meu Battery PAck é que ele, ao conectar o arduino, ele não reconhece a porta a qual o cabo USB encontra-se conectado. Quando eu conecto o mesmo Pack com qualquer celular ou ate mesmo a alguns mp3 antigos ou equipamentos que demandam mais energia ele reconhece a porta a qual o cabo usb está conectado. 

Minha esposa comprou um battery pack desses vagabundos no metrô por 10 reais nele estava escrito 18650mah ( que rididulo colocaram o modelo da bateria interna como a capacidade), no celular dela carregava no maximo 30%. Liguei no Arduino Leonardo executando um pisca led e durou quase 12 horas...duvido que a bateria dele tivesse 1000mah...

Boa noite, TV, eu preciso que o battery back dure um pouco mais, algo em torno de 13 ou 14 horas...

Colocando uma bateria 18650 nova de capacidade real de no minimo 2200 mah pode ter certeza que dura mais que isso, comprei duas de 3400 mah panasonic originais com excelente durabilidade, paguei 50 reais pelo ebay frete grátis, mas demora uns 40 pra chegar..retira de baterias de notebook usado, sempre tem umas boas.

Uma tecnica tb para fazer consumir menos um circuito é por para dormir. Se sua lógica permitir.

Circuitos classicos como relogios de pulso e calculadoras são assim. Tem uma eletronica especifica para fazer o "refrescar" do LCD, que precisa constantemente receber pulsos para ficar acionado. Fora esse circuito todo o resto do circuito desliga até que uma tecla seja pressionada na calculadora e até que alguma tecla ou um intervalo de tempo no relogio.

É um dorme dorme dorme dorme acorda dorme dorme dorme constante, ficando dormindo milhares de vezes mais tempo que acordado.

Nunca usei, mas se der hj mesmo mato essa curiosidade, a noite..., ligo no miliamperimetro e testo a diferença.

https://playground.arduino.cc/Learning/ArduinoSleepCode

Obrigado EHM, eu estava pensando em usar isso, mas o problema não é uma descarga rápida da bateria, mas sim o fato de que ao conectar a bateria a um aparelho celular ele identifica a porta usada e permite a transferência de carga para o dado aparelho, quando o conecto ao arduino, por sua vez, ele não consegue identificar a porta. Aparentemente existe um sistema de identificação, que agora precisa ser burlado ... Só não sei o que ou como fazer para burlar isso.

 

Ueh, vc quer dizer que o seu batery pack não fornece energia se não reconhece algo conectado ?

O meu fornece... Tem um botão de ligar e uma vez ligado qq coisa liganda nele é energizada, independente do que seja. Eh um sony de camelô.

O cabo usb preve resistores de pull up que identificam quem é mestre e quem é escravo, versao e OTG.  Pode ser que ele esteja procurando por esses resistores.

Vide:

http://www.usb.org/developers/docs/usb20_docs/usb_20_100617.zip

Documento 5.Pull-up/pull-down Resistors Engineering Change Notice to the USB 2.0 specification

Boa tarde EHM, o meu ta funcionando da forma como você interpretou ai, mesmo quando eu o ligo pelo botão e conecto o arduino a ele, ele fornece energia ao arduino por pouco tempo e se desliga. 
Eu já fiz o teste de colocar para o Battery pack fornecer energia ao arduino e ao desligar trocar o arduino pelo celular, quando faço a troca ele fornece energia e permite quase 3 cargas completas ao celular, mas não consegue reconhecer o arduino...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço