[Resolvido] Potenciometro + microservo (comportamento estranho)

Ola,

Provavelmente minha duvida pode ser simples, mas ainda nao consegui encontrar uma resposta.

Estou tentando usar um potenciometro para controlar um micro servo. Abaixo o esquema que montei:

Quando giro o potenciometro e o analogRead() esta lendo o valor 0, o micro servo fica girando infinitamente para o mesmo lado (veja video anexado). Quando o servo esta girando indefinitamente vi que a tensao nele esta abaixo do 5v, cerca de 4.93V, e ele passa ficar normal quando a tensao fica acima de 5v.

Do que li na internet muitos dos problems de servo estao relacionados a alimentacao, e a primeira sugestao dada foi uma alimentacao externa e nao usar o arduino para alimenta-lo.

Outros comportamentos estranhos?

- Quando o positivo do potenciometro esta ligado na mesma fonte de alimentacao do servo o analogRead() le como valor maximo 1008, se colocar numa fonte separada do servo le corretamente o valor 1023.

- Quando o positivo do potenciometro esta ligado na mesma fonte de alimentacao o potenciometro da uma tensao maxima de 5.03v, em uma fonte separada da uma tensao de 5.10v.

- Mesmo com o potenciomentro em uma fonte separada, o servo se comporta da mesma forma derrubando a tensao abaixo de 5v quando o potenciometro esta com tensao 0v.

Continuo achando que eh problema de power ainda, mas (1) porque tenho leitura erradas no potenciometro quando ambos estao ligados na fonte externa ? (2) porque a tensao no servo cai abaixo do 5v quando estamos perto do 0 grau ?

Atenciosamente.

Kleyson Rios

Exibições: 1705

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

@José Gustavo Abreu Murta

A tensao medida eh entro o + e - do server. Eu estava usando uma fonta de 5v, mas ontem fiz o teste colocando uma fonte de externa de 6v (4 pilhas alcalinas) e o problema continua o mesmo. Entao como foi dito o problema nao deve ser por conta da queda da voltagem mesmo nao :(

@Carlos kwiek

Ainda nao tentei mudar as portas. Vou fazer esse teste.

Anexo a foto da montagem.

OK, duas alternativas :

- seu motor esta com defeito

- algum problema no Sketch. 

Faça um teste com essa montagem:

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/Knob

Se der problema, seu motor esta com defeito.

Kleyson,

aparentemente toda a ligação esta correta, resta apenas identificar o componente que esta com defeito, creio que tudo leva a crer isso.

Para tratar de ilustrar melhor o tópico fiz um vídeo que esta no meu canal no youtube com a simulação do seu circuito como Proteus.

Abs.

CK

Caros,

Tentei trocando as portas analogicas e digitais bem como testando os 10 micro servos que tenho, e de tudo que testei, mesmo comportamento. Inclusive testado o codigo https://www.arduino.cc/en/Tutorial/Knob

Entao, resolvi dar uma olhada com mais carinho para o servo em funcionamento, e visualmente tive a impressao dele estar tendo uma rotacao de mais de 180 graus. Fiquei imaginando que seus limites de 0 a 180 estavam dando um angulo maior do que deveria, causando etao o problema detectado.

Novamente, visualmente (e testando) tentei identificar limites para ficar dentro dos 180 graus. Fiz uma adaptacao no codigo para mapear de 0:1023 => 10:180. O problema se foi e tenho o servo ainda trabalhando "180 graus"

Acontece que um outro servo usando o range 10:180 tambem deu problema, entao tive que adaptar esse novo servo para 12:180.

Foi a primeira vez que trabalhei com servos, e nao sei se todos trabalham perfeitamente usando o range de 0:180, mas esse lote de TowerPro SG90 9g que tenho esta dando essa canseira.

Obrigado a todos.

Que fumo esses servos chineses !

Eu tenho alguns aqui em casa, mas nunca testei-os. 

Funcionamento dos servos :

Bom.. pelo menos encontrou a causa, por isso se olhar em um dos meus post, faço menção a que mecanicamente o seu servo não deveria girar da maneira que estava girando sem para a rotação, porque mecanicamente ele é construído para "frear" em 0 ou 180.

Eu tenho apenas um que utilizo para testes e tutoriais no meu canal e funciona muito bem, Micro Servo SG92R 9g TowerPro e nunca tive problemas, mas evidentemente você pegou um lote com defeito e que não passou por nenhum test de qualidade já que não havia visto nada parecido até ver seu post.

Kleyson, se você considerar que seu tópico esta solucionado, por favor, edite o titulo atual e coloque antes dele a palavra RESOLVIDO, desta forma servira de ajuda e facilitara a busca para outros garagistas com problemas similares, não é obrigatório, mas é um costume muito bom que alguns temos aqui.

Obrigado!

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço