Boa tarde galera, preciso de medir tensão CA com Arduíno, só que preciso de uma senoide na saida pois quero medir FP, alguém teria algum circuito para me passar que tivesse uma senoide na entrada que seja 127 ou 220 volts e tenha uma senoide na saída com valores de 0 a 5V.

Exibições: 582

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite.

Tenho um projeto rodando, uso divisor resistivo com um offset em VCC/2. Ai logo meu sinal varia de 1.65V com -+1,65V sem saturar pois meu circuito opera em 3,3V. Mas para seu caso seria a mesma ideia, trabalha com tensão de 2,5Vcom -+2,5V. Talvez só precise ajustar alguns resistores.  

Esta em anexo a parte do projeto  de condicionamento de sinal. Funciona muito bem, obrigado. kkkkk

link para o resultado http://automacao.bintechnology.com.br/#/0

Anexos

Bom dia Juscelei. 

Mais uma vez, parabéns pelo seu projeto ! Ficou nota dez !

Obrigado por compartilhar o diagrama. Esse circuito serve para medição de corrente, não é ?

Ou você usa para medir tensão também?

Curiosidade minha - qual programa você usou para fazer o diagrama. Os chineses tem usado muito diagramas similares ao seu. Você é engenheiro eletrônico ? Obrigado.

Abraços, 

Gustavo

Boa tarde Gustavo.

Sim, mede 3 tensões e 3 correntes, pode ser aplicado como um multimedidor de energia trifásico ou monofásico, os 3 canais são independentes. O circuito esta dimensionado para receber sinal de corrente proveniente de TC STC100A/50mA e os sinais de tensão direto da rede, seja ela 127 ou 220V. A partir dos sinais de corrente e tensão é possível fazer o calculo do valor rms das tensões e correntes, potências ativa, reativa e aparente, fator de potencia e consumo de energia ativa e reativa. 

Tenho um protótipo rodando a uns 4 meses que usa esse circuito, e os resultados ficaram acima da minha expectativa. 

Esse software é Altium, é um software pago. Sou formado em engenharia elétrica  e trabalho na área de energia, mas especificamente com reguladores de tensão e velocidade para aplicação em PCH's.

Abraço,

Jucelei.

Obrigado Jucelei. 

Estou desenvolvendo um voltimetro CC de alta precisão para Arduino. Mede +2,000 até -2,000V. (Entrada diferencial verdadeira) .Precisão de 3  casas decimais, erro de 1 mV ! . Medição super estável, consumo < 10 mA.

Penso em fabricar módulos para vender. Será que consigo comercializa um projeto desses ?

Abraços, 

Gustavo

Bom dia. Não sei dizer. Fazer algo e vender é uma tarefa bem compexa. Teria que pensar em quem vai comprar e quanto poderia pagar. Muitas vezes as pessoas comparam o preço de um produto específico para uma aplicação, com o preço do arduino.

Boa tarde, 

Eu sei disso. Obrigado. 

O circuito seguro, simples e funcional para medir tensão CA da rede é um transformador.

Com um pequeno transformador de baixa tensão (4,5V, por ex) ligado no primario no AC e no secundário com uma das pontas em uma referencia de 2,5V por ex.

A outra ponta com um divisor resistivo tal que derruba o valor de pico para 2V por ex.

Assim vc tem uma senoide de 2,5+2V=4,5V a 2,5-2V=0,5V

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço