Tenho um fiat pálio 98, a bomba de combustível queimou e acabei desmontando, ele tem sensor como bóia para indicar o nivel de combustível que e mostrado num reloginho. Da bóia saem dois fios, creio que deve passar por algum componente eletrônico antes de chegar ao mostrador. Ha alguma forma de, com o Arduíno interpretar esse sinal. Quero para incrementar o computador de bordo pessoal que estou criando.

Exibições: 369

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Sugiro cuidado com isso. 

O circuito da boia é formado por um resistor de fio e um cursor. Quando o cursor se move o ponto de contato muda.

Mudando o ponto de contato muda a resistencia (é um potenciometro) e consequentemente a corrente e o ponteiro se move.

Cuidado pq se vc esbarrar o fio errado (não sei se 12V ou GND) no fio da boia ela pode literalmente acender. Vira uma lampada. Isso faz a ignição dos gases dentro do tanque de combustível.

O esquema não fala muita coisa:

http://paliofire2006.blogspot.com.br/2013/06/esquema-eletrico-palio...

Opa Eduardo obrigado pelo contato, estava querendo uma oportunidade de falar com você porque em um tópico antigo você me indicou sobre obter o valor rpm do carro. Mas antes vou falar sobre este topico. Se e um potenciometro posso apenas pegar o sinal de um dos fios e ligar numa porta do Arduíno e ler sobre a alteração dos valores? Suponho que dos dois fios, azul e preto, um seja gnd e o outro o sinal.

Use um multimetro com o negativo na carcaça do carro, positivo em um dos fios (preto ou azul), ajuste em tensão e meça a variação de tensão em cada fio com e sem combustível.

Provavelmente vai dar algo meio estranho como 0,2V para vazio e 0,8V para cheio. Mas é possivel sim fazer a medição.

Pode ser ainda que de 11,2 para vazio e 11,8 para cheio, vai saber... 

Se não tem um multimetro sugiro antes de mais nada comprar um.

Se por ex vc ligar errado o multimetro, com as pontas nas entradas para medição de corrente, vc pode provocar um curto circuito e um incendio (acende o fio que é usado como resistor no potenciometro da boia).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço