[Resolvido] Potenciometro + microservo (comportamento estranho)

Ola,

Provavelmente minha duvida pode ser simples, mas ainda nao consegui encontrar uma resposta.

Estou tentando usar um potenciometro para controlar um micro servo. Abaixo o esquema que montei:

Quando giro o potenciometro e o analogRead() esta lendo o valor 0, o micro servo fica girando infinitamente para o mesmo lado (veja video anexado). Quando o servo esta girando indefinitamente vi que a tensao nele esta abaixo do 5v, cerca de 4.93V, e ele passa ficar normal quando a tensao fica acima de 5v.

Do que li na internet muitos dos problems de servo estao relacionados a alimentacao, e a primeira sugestao dada foi uma alimentacao externa e nao usar o arduino para alimenta-lo.

Outros comportamentos estranhos?

- Quando o positivo do potenciometro esta ligado na mesma fonte de alimentacao do servo o analogRead() le como valor maximo 1008, se colocar numa fonte separada do servo le corretamente o valor 1023.

- Quando o positivo do potenciometro esta ligado na mesma fonte de alimentacao o potenciometro da uma tensao maxima de 5.03v, em uma fonte separada da uma tensao de 5.10v.

- Mesmo com o potenciomentro em uma fonte separada, o servo se comporta da mesma forma derrubando a tensao abaixo de 5v quando o potenciometro esta com tensao 0v.

Continuo achando que eh problema de power ainda, mas (1) porque tenho leitura erradas no potenciometro quando ambos estao ligados na fonte externa ? (2) porque a tensao no servo cai abaixo do 5v quando estamos perto do 0 grau ?

Atenciosamente.

Kleyson Rios

Exibições: 1705

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Anexe sua programação (Não cole na area de texto) anexe como .txt ou .ino.)

Abs.

CK

Programa anexado ...

Atenciosamente.

Kleyson Rios.

Anexos
Sera que pode ser algum tipo de ruído entre os componentes, algo que algum capacitor poderia ajudar ?

Vi também em fóruns dizendo que qd um componente suga mais corrente que a porta do pode fornecer, a tensão de 5V eh derrubada. Pq isso acontece ? Eh o que vejo, qd o potenciometro está totalmente fechado (0v) a tensão no servo cai abaixo de 5V. Mas o mais estranho eh que o servo está numa fonte externa.

Kleyson. Rios

Kleyson,

Testei seu codigo simulado no Proteus, anexo imagem, funciona da maneira que deveria funcionar, acredito que o problema seja algum componente.

Eu acredito que seja um problema do circuito, ou de um componente, revise bem as ligações, as vezes de maneira desapercebida ligamos algo errado.

Se um componente, ou uma ligação esta em curto, e como você diz suga mais corrente de uma porta, a tensão vai a 0V porque a placa tem um circuito de proteção de corrente, ou seja se a corrente é maior que a que pode ser fornecida, a proteção atua, muitas vezes isso termina queimando a placa porque a proteção não atua.

Trate de revisar bem seu circuito, veja cada conexão e confira com seu esquema desenhado. Veja este link AQUI

Abs.

CK

Conecte o seu potenciômetro no 5V do Arduino. 

Não conecte na fonte externa.

Na fonte externa conecte o Motor servo somente. 

É verdade, o colega J.G.Murta achou o erro, sem duvida é isso.

Abs.

CK

Posso estar enganado, se eu estiver me corrijam. Mas o arduino tem um pino de referencia onde se mede a voltagem dele de trabalho logo se vc vai usar um potenciômetro terá que ligar ele usando o mesmo 5v do arduino pois ai sim terá a leitura correta.

depois é só unir todos os negativos tanto do servo, arduino, potenciômetro e fonte externa e tem que funcionar bem.

Sim é isso mesmo Napster, como o colega J.Gustavo observou, o pot estava ligado na fonte e não no arduino, vamos esperar a resposta, mas sem duvida esta era a causa do problema.

Abs.

CK

Obrigado amigos pelas respostas.

Demorei um pouco a responder pois esta viajando a trabalho.

@Jose Gustavo Abreu Murta

O Potenciometro ja esta ligado a porta 5V do arduino e nao resolveu.

@Carlos kwiek 

Ja revisei e refiz varias vezes, inclusive trocando o servo - ja testei 3 diferentes e tenho o mesmo problema, a nao ser que o problema seja o proprio arduino.

O estranho disso tudo eh que quando o potenciometro esta totalmente de um lado os polos + e - do micro servo estao dando uma voltagem de 5.03V, mas quando o potenciometro esta completamente do outro lado a voltagem cai para 4,95V.

Entao eu acho que o problema do micro servo rodando sem parar deve estar relacionado com a voltagem abaixo dos 5V.

Mas a pergunta eh, pq o potenciometro esta derrubando a voltagem do micro servo ?

Ja li que se o motor puxar mais corrente do que pode ser fornecida eh comum a tensao cair, mas se medi corretamente, quando o motor esta rodando igual um doido a corrente consumida esta sendo de 150mA.

Sera que falta no circuito alguma coisa para isolar algum tipo de interferencia do potenciometro no micro servo ?

Atenciosamente.

Kleyson Rios.

Kleyson,

Pelo que você esta dizendo, o servo esta consumindo uma corrente de 150mA, note, se é isso mesmo, cada port pode consumir no maximo 15mA, senso 150mA o maximo que o conjunto de todos os ports podem consumir, então existe algo errado com seu servo, e mecanicamente, o servo deveria travar ao chegar em um extremo e outro, não rodar livre como vi agora no video que você postou, acredito que algo esta errado no seu servo, tente trocar por outro, acredito que o seu estava com problemas e por isso esta consumindo de forma tão excessiva.

Anexo imagem simulando no proteus, veja no osciloscopio a forma de onda que o pin de entrada do servo recebe, que varia a frequência e não a tensão que permanece constante.

Abs.

CK

Anexos

Vi agora que você já trocou o servo e não resolveu, resta pensar que você esta com problemas na placa Arduino, pelo visto você fez as mudanças como o colega J. G. Murta propôs sem solução, já tentou mudar de port, usar outra entrada analógica e outro port para o servo?

Abs.

CK

Kleyson boa noite. 

Você conectou o  Potenciometro no pino  5V (de alimentação ) do arduino ? Não é na porta. 

Você nos informou que esta usando um MICRO servomotor. Se esta usando a fonte externa para alimentá-lo, esta OK . A variação de 5.03V até 4,95V é desprezível para o motor, não interfere no funcionamento.  Essa tensão medida é na fonte do motor ? 

Deve ter  alguma coisa errada na sua montagem .
Envie fotos da sua montagem .  Envie as especificações do servomotor. 

Pode fazer um teste com essa montagem:

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/Knob

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço