Ola, preciso de ajuda, tenho um motor de passo, fixado em seu eixo tem uma barra roscada de 50cm, pela barra passará uma porca que está soldado uma haste, essa haste na medida em que a porca passa pela barra erguerá um determinado peso na vertical, quero saber como calcular esse motor, e se a inclinação da haste afetara no resultado.

o calculo pode ser com qualquer motor de passo.

Dês de já agradeço,

Exibições: 2427

Responder esta

Respostas a este tópico

Carlos o seu projeto é muito interessante. E poderá ser útil para muitas pessoas. 

Pretende disponibiliza-lo publicamente ?

Pode contar com a minha ajuda. 

Vou sim, só tenho dúvidas em quais cálculos fazer...

Se é para fazer em escala e se o foco não está na mecanica uma sugestão seria usar motor de vidro de carro.

https://www.google.com/search?q=maquina+vidro+eletrico&source=l...

Alguns usam um cabo de aço similar ao freio de bicicleta para transmitir a força. Pode usar para puxar o outro lado, num efeito alavanca. (braço do lado do motor maior que do lado do paciente) para aumentar a força.

Enfim, motores de limpador são fortes e baratos, geram movimentos lineares, embora não se pareçam com atuadores lineares.

São facilmente comprados aos pares já com mecanica direita e esquerda.

Quanto a ser preciso, diria que o motor de passo não é uma boa saída para seu caso. Motores de passo são precisos sim, permitem a movimentação de 1 grau, por ex, mas vc não precisa disso. O fim de curso será necessário do mesmo jeito se for um motor de passo ou qualquer outro. Com o motor "burro" vc precisa só ter 2 fins de curso. Um para a posição plana e outro para o maximo (parada).

Para uma cama real ele pode ser fraco, mas para uma em escala acredito que tenda bem.

Sim, mas esse motor aceitaria programação com Arduino? No caso do motor de passo só acho mais fácil por achar todas as informações necessárias na internet.

O mesmo driver (ponte H) que aciona um motor de passo pode acionar dois motores CC.

https://www.google.com/search?q=motor+CC+arduino+labdegaragem

Carlos, apesar de ter passado meses...recém vi seu projeto. Participei de um projeto de uma maca elétrica, similar ao que pretende fazer. Faz tempo, devo ter fotos guardadas em algum disco rígido...Usamos, um motor linear fabricado em SP, tanto para 12v como 24v. Tinha um curso de 30 a 50cm, não lembro.  O melhor sistema é o motor linear...tem força, é silencioso e vc comanda como quiser. Veja este link : https://pt.aliexpress.com/w/wholesale-dc-linear-motor.html

Com um sistema de alavanca, pode projetar oq quiser.

Bom projeto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço