Alimentação externa e auxiliar para arduino e sensores. Sugestoes?

Olá, preciso de ideias...montei um projeto em arduino que é alimentado com uma fonte externa de 9v e os sensores, modulos, etc, sao alimentados com uma fonte de 5v.

Possuo tb uma bateria externa de 12v (de moto) que eu quero usar como alimentaçao reserva caso caia a rede eletrica...pois é isso que o projeto irá fazer, sensoriar a falta de fase na rede eletrica e mandar msg de aviso. Essa bateria ficara ligada sempre a um carregador. Porém tenho duvidas de como fazer esse esquema elétrico com o objetivo de caso cair a rede eletrica, a bateria virar a alimentaçao de todo o sistema!!

Sugestões que nao saiam caras?? kk

Exibições: 849

Responder esta

Respostas a este tópico

Você pode colocar um transistor cortando a alimentação da bateria para o sistema, esse transistor é alimentado pela fonte.

Quando a energia da fonte parar, o transistor para de cortar a alimentação que vem da bateria para o sistema.

-

Outra solução muito mais simples, coloca um relé no NF ligando da bateria e no NA ligando da fonte, o Comum vai para o sistema. A bobina do relé alimentada pela fonte.

Quando a fonte faltar energia o relé vai desarmar, trocando a alimentação principal da fonte para a bateria.

Quando a energia da fonte voltar, o relé troca a alimentação da bateria para a fonte.

Obrigado pela resposta, esse relé pode der aqueles normais de carro??

Sim

Boa tarde GMAR.

este tipo de necessidade, na maioria das vezes é resolvida como em veículos.

Uma fonte mantem a bateria sempre com carga, esta bateria alimenta o restante do circuitos.

Se a energia faltar, não haverá necessidade de movimentar reles ou qq outra coisa, pois a bateria já está

alimentando todo o seu sistema.

Use reguladores pra baixar de 12V para 9V e 5V, conforme a necessidade de cada parte do sistema.

Não conheço bem, mas acredito que bateria de moto possa fornecer uns 4A/H, o que será suficiente

para um sistema funcionar algumas horas.

RV

Obrigado pela resposta, de inicio eu pensei em fazer assim, mas fiquei com receio por dois pontos, primeiro se a bateria falha e nao liga o sistema e segundo que essa mesma bateria irá acionar um gerador elétrico, sendo que para o acionamento a corrente é muito alta, tenho medo de dar um pico de corrente no sistema de sensoriamento (arduino + sensores) tambem, acha que isso pode acontecer??

O fato de utilizar a mesma bateria para dar partida no gerador por trazer problemas, pois se a tensão no momento da partida cair muito, pode travar o seu microprocessador (se bem que para a tensão cair abaixo de 7V que é uma faixa segura para um regulador de tensão que solte 5V para microprocessador, a bateria já vai estar bem ruim).

Eu usaria bateria separadas para a alimentação dos circuitos eletrônicos e para a partida do gerador. Vai precisar de carregadores separados também, o que acaba encarecendo as contas no final.

Mais uma dica, use regulador de tensão do tipo DC-DC Buck para obter os 9V e 5V, pois eles desperdiçam bem menos energia e fará sua bateria durar mais do que reguladores lineares por exemplo os 78xx.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço