Boa tarde. Pretendo fazer um projeto de contador de grãos para plantadeira usando arduino e LED´s infravermelhos.

.

Já comprei muita coisa sem saber direito que queria e acho que comprei errado, pois pretendo usar alimentação 12V de uma bateria de trator e todos LEDS e resistores que comprei são para 5v do arduino.

.

As sementes irão cair por tubos quadrados, como a área desse tubo é grande tive que usar 3 pares de leds infravermelhos. Furei o tubo de um lado e coloquei 3 emissores, furei o outro lado e botei 3 leds receptores ligados a mesma porta analógica do arduino.

.

Meus problemas começaram ai, para ligar 3 leds infravermelhos receptores em uma mesma porta analógica do arduino precisarei usar um transistor. Sabendo que esses led´s consomem de 1.2 a 1.4 volts e 20mA usando 3 leds ligados juntos somaria de 3,6 a 4,2 volts e consumiriam 60 mA, certo? O arduino fornece apenas 40mA e poderia queimar, certo?

.

Resumindo, como eu ligo e oq preciso para ligar 3 pares de LED´s emissores e receptores infravermelhos a cada tudo? 

.

Em anexo uma imagem de como preciso ligar tudo. Se alguém puder me dar uma luz agradeço muito.

.

Esses os leds.

.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687814667-10x-led-5mm-infrav...

.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716108349-10x-fototransistor...

.

Exibições: 2600

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

José, sem palavras para descrever meu agradecimento pela tua disponibilidade em me ajudar, obrigado de coração.

.

Pedi o datasheet dos leds para o vendedor. Sobre anodo e catodo, na foto que tirei da minha protoboard os anodos(pernas maiores) estão ligados no 5v (com resistores claro). 

.

Me ocorre que q o resistor do receptor (10k) pode ser muito forte, pois o vendedor indicou fazer pull up no arduino usando um deles. No emissor já mudei de resistores algumas vezes, usei de 150 ohms, 220 e no caso da foto q te mandei de 300. Os que acompanharam os leds são de 150 ohms, mas o resultado é o mesmo, então acho q vc tem razão qto ao resistor do receptor ser o problema, se não me engano tenho de 1.4K, se tiver vou testar.

Agora de meio dia irei medir tudo com o multímetro, inclusive os leds e te mando resultados. 

Obrigado.

José fiz um teste sem arduino agora, alimentei a protoboard com 5v externo, usei resistor de 300 ohms no emissor e 1.5k no receptor, oq noto é que sem obstrui-los a voltagem fica muito alta, 4,97 volts e qdo obstruo sobe pouco, vai para 5,13v. 

.

Conforme diminui o resistor do emissor, menor ficava a voltagem no receptor sem obstrução entre ele e o emissor, então qdo troquei o resistor de 150 ohms por um de 68 a voltagem não mudou muito, ainda perto de 5 volts

.

Então voltei o resistor do receptor para 10k e a voltagem sem obstrução caiu para cerca de 3, então emendei 3 resistores de 10 k e usei no receptor, baixou para perto de 1 volt sem obstruções e perto de 5 colocando algo entre os leds emissor e receptor.

.

Graças a você, cheguei perto da resistência certa para os leds, oq parece ter sido o problema desde o princípio. (O vendedor ainda não mandou datasheet)

.

Então agora pretendo fazer mais alguns testes ateh encontrar a melhor resistência para o receptor na base da tentativa e erro, achei um tanto alta a resistência, mas funcionou.

Liguei tudo no arduino e funcionou como esperado.

.

Depois q encontrar a melhor resistência para um emissor e um receptor, irei partir de volta para instalação dos 3 pares de leds nos tubos de sementes.

.

Mais uma vez muito obrigado por toda ajuda e paciência José. Irei continuar postando os resultados aki.

Olá Geferson Dietze  gostaria de saber  se voce  conseguiu  fazer o diagrama  eletrico  do contador  que está  fazendo pois  tbem estou fazendo um para  feijão  eu preciso contar  sempre 40 grão de feijão  e eu fiz uns testes por aqui mais   como não sou bom em eletronica  peço ajuda ao amigo se pode postar  ou mandar um link onde possa tbem montar e seguir com meu trabalho em frente.   agradeço desde já  sua atenção e parabéns pelo seu trabalho tbem.

Já experimentaram usar uma câmera e um notebook ou pc? ou câmera e um raspberry?
Fazer contagem baseado em visão computacional usando opencv + python por exemplo.

Contagem de objetos com OpenCV e Python usando Raspberry Pi : https://www.embarcados.com.br/objetos-opencv-e-python-raspberry-pi/

https://www.youtube.com/watch?v=Z8K1e1rMZss : Contagem de alevinos com visão computacional

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço